|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES
6ºA https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzNzcz/a/MjIxNzkxODI4OTIz/details
6ºB https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzODE3/a/MjA1MzEyODAzODg0/details
7ºB https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzNzI0/a/MjA1MzEyODAzODkw/details
9ºC https://classroom.google.com/c/MTIwNDIyMTM1OTA4/a/MjA1MzEyODAzODk3/details
9ºD
https://classroom.google.com/c/MTIwNDIyMTM1OTk3/a/MjA1MzEyODAzOTAy/details
|
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 16/11
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Quinta Semana de Atividades de ARTE do 4º Bimestre. Ao todo, serão 9 semanas de atividades.
ATIVIDADES:
Leia atentamente o texto a seguir:
COLAGEM
A colagem é um procedimento técnico artístico de utilizar várias matérias que podem, ou não, variar a textura, umas sobre as outras ou lado a lado, formando um motivo ou uma nova imagem. A colagem como técnica tem surgimento datado da história antiga, entretanto teve seu valor artístico reconhecido a partir do século XX, com sua utilização no Cubismo, antes disso, era considerada ou brincadeira de criança, ou manifestação artística popular e desprovida de fundamentação crítica. A utilização de diversos materiais sobre um suporte, como madeira, pedaços de jornal e objetos, faz da colagem uma técnica que põe em questão os limites entre pintura e escultura. A partir da Arte Moderna, a técnica passa a ser empregada em diversos movimentos artísticos e escolas artísticas, promovendo sentidos muito variados. A utilização de materiais muito diferentes de papéis cria uma nova gama de possibilidades de produtos artísticos em três dimensões, como se fossem esculturas em quadros. As novas possibilidades de criação artísticas proporcionadas pela colagem geram adeptos em todo o mundo, mas com objetivos bastante distintos entre si. Na Europa, principalmente na França e na Itália, as ideias nascidas da colagem provocam a produção de obras de sentido cubista por artistas futuristas. Uma releitura da técnica, e uma nova aplicação da mesma. Temas frequentes nas colagens são violência, tecnologia e velocidade, por conta do contexto histórico em que se encontravam os artistas do início do século XX, com guerras e a produção tecnológica, a todo vapor, sendo testada nelas. A reflexão artística sempre monta à época contemporânea ao movimento, não foi diferente com a colagem. Entretanto, não apenas as críticas ao momento vivido foram temas utilizados na colagem, mas também faces e imagens abstratas figuraram muitas obras. A expressividade conseguida com a colagem é única e distante de todas as outras texturas. Isso levou os artistas a produzirem uma grande quantidade de produtos muito diferentes entre si, garantindo uma pluralidade artística muito rica e profunda. Há muitos nomes importantes para a colagem em todo o mundo, principalmente artistas cubistas: Georges Braque, Pablo Picasso, Juan Gris, Albert Gleizes, Louis Marcoussis, André Derain, Robert Delaunay, Sonia Delaunay-Terk, Umberto Boccioni, Gino Severini, Giacomo Balla, Luigi Russolo, Kazimir Malevich, Marcel Duchamp, Francis Picabia, Kurt Schwitters, Max Ernst, Joán Miró, Yves Tanguy, René Magritte, André Masson, Salvador Dalí e Henri Matisse. No cenário artístico brasileiro, os nomes de destaque são: Carlos Scliar, Piza, Guignard, Jorge de Lima, Athos Bulcão, Hélio Oiticica e Lygia Clark. A colagem, apesar de simples, é uma técnica artística difundida em todo o mundo e com relevante papel em diversas escolas e movimentos artísticos da cultura ocidental. Disponível em: <https://www.infoescola.com/artes/colagem/> Acesso em 03 de nov. de 2020.
ATIVIDADE DE APRECIAÇÃO
Observe atentamente as colagens a seguir:
IMAGEM 1: Colagem de Jorge de Lima. Disponível em: <https://br.pinterest.com/ulitaurizano/fotomontagens-de-jorge-de-lima/> Acesso em 03 de nov. de 2020.
IMAGEM 2: Colagem de Carlos Scliar. Disponível em: <http://temasdeartecontemporanea.blogspot.com/2013/08/desenhando-com-tesoura.html> Acesso em: 03 de nov. de 2020. IMAGEM 3: Colagem de André Hellmeister. Disponível em: <http://www.centrodearte.com.br/cursos/colagem-a-arte-da-liberdade/> Acesso em: 03 de nov. de 2020.
IMAGEM 4: Colagem digital de Júlia Opará. Disponível em: <instagram: @opara.art >. IMAGEM 5: Colagem digital de Júlia Opará. Disponível em: <instagram: @opara.art >.
IMAGEM 6:Colagem digital de Júlia Opará. Disponível em: <instagram: @opara.art >. IMAGEM 7: Colagem digital de Júlia Opará. Disponível em: <instagram: @opara.art >. RESPONDA
Com base no texto e nas imagens observadas, responda:
1) Você já teve contato com a arte da colagem? Por qual meio (virtual, museu etc.)?
2) O que você achou das imagens acima? Justifique.
AGORA É A SUA VEZ!
Faça uma colagem, o tema é livre. Procure em jornais e revistas imagens que lhe interesse, recorte e cole de forma que faça sentido (que expresse sua ideia) e tenha um tema de sua escolha. A colagem pode ser feita por imagens recortadas de revistas ou jornais, ou através de aplicativos e programas de colagem virtual. Envie via formulário no Classroom ou pelo Whatsapp.
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. PRAZO DE ENTREGA: 16/11/2020.
3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (19) 994414392 (Professora Bruna). e pelo Google Classroom (formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQZ42qhUoJmq1DJktkx4_UE0Yg YmJn56JoznCjz2ovXQDfSA/viewform ). Ao enviar a mensagem pelo whatsapp, colocar o NOME COMPLETO, SÉRIE, TURMA E DATA DA ATIVIDADE (INDICAR O BIMESTRE E A SEMANA DE ATIVIDADE).
4. Dúvidas, procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e quinta-feira das 12:45 às 18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
|
6ºA https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzNzcz/a/MTkyNzM3MDY5ODgz/details
6ºB https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzODE3/a/MTkyNzM3MDY5ODk3/details
| |||
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 02/11
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a terceira semana de atividades de ARTE do quarto bimestre. Ao todo, serão 9 semanas de atividades.
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas do primeiro, segundo e/ou terceiro bimestre: Entre em contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professora Bruna (19)994414392.
ATIVIDADES (2 AULAS):
DOBRADURA:
Dobradura é a arte de construir objetos com papel. Uma de suas variantes é o origami.
Origami
O origami teve origem no Japão, mas foi aperfeiçoado e propagado pelo mundo inteiro. As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses.
Não há data exata do surgimento da arte milenar do origami, alguns historiadores acreditam que tenha surgido após a invenção do papel, quando o mesmo foi introduzido no Japão por volta dos séculos V e VI, sendo uma decorrência natural da invenção do papel. A técnica teve origem no Japão, sendo aperfeiçoada e propagada pelo mundo inteiro. As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como, por exemplo, tsuru (cegonha) simboliza a felicidade, boa sorte e saúde, o sapo significa amor e felicidade, entre outros. As primeiras dobraduras foram criadas quando o Estado e a religião eram um só, dessa forma representavam a natureza das cerimônias religiosas. Estes, porém, eram a mistura de origami com kirgami (arte de formar figuras através de recortes de papéis), eram confeccionados com papéis manufaturados unicamente para o uso dos sacerdotes xintoístas. Com a intenção de honrar o espírito das árvores que davam vida ao papel, os sacerdotes xintoístas passaram a pregar regras rígidas para a arte do origami como, por exemplo, não cortar ou colar as folhas. Até metade do século XIX, a arte das dobraduras era restrita aos adultos pelo alto custo do papel, porém, em 1876, o origami passou a ser ensinado nas escolas, fazendo parte da educação dos japoneses.
FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/artes/origami.htm
GRAVURA
Gravura é o termo que designa, em geral, desenhos feitos em superfícies duras - como madeira, pedra e metal - com base em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais. Ao contrário do desenho, os procedimentos técnicos empregados na gravura permitem a reprodução da imagem. Nessa medida, uma gravura é considerada original quando resultado direto da matriz criada pelo artista, que com essa base imprime a imagem em exemplares iguais, numerados e assinados. Em função da técnica e do material empregados, a gravura recebe uma nomenclatura específica: litografia, gravura em metal, xilogravura, serigrafia etc. O Brasil conhece uma série de artistas, de distintas gerações, que têm seus nomes associados diretamente à gravura, como Oswaldo Goeldi (1895-1961), Lívio Abramo (1903-1992), Marcelo Grassmann (1925), Evandro Carlos Jardim (1935), Carlos Oswald (1882-1971), entre outros. Lasar Segall (1891-1957), responsável por uma obra ampla e variada, possui significativa produção no campo da gravura. Além disso, a gravura aparece como meio de expressão privilegiado em contextos precisos: no Clube de Gravura de Porto Alegre, dirigido por Carlos Scliar (1920-2001) - em que a técnica é exercitada a partir de temáticas sociais e políticas - e no Ateliê Coletivo, criado e dirigido pelo escultor Abelardo da Hora (1924), em Recife, que produz, sobretudo, xilogravuras, inspiradas diretamente na cultura popular nordestina.o artista, que com essa base imprime a imagem em exemplares iguais, numerados e assinados. Em função da técnica e do material empregados, a gravura recebe uma nomenclatura específica: litografia, gravura em metal, xilogravura, serigrafia etc.
FONTE: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo4626/gravura
LITOGRAFIA
Técnica: GRAVURA EM METAL Técnica:
XILOGRAVURA
Técnica:
SERIGRAFIA
Técnica:
AGORA É A SUA VEZ!
Assista o tutorial de como fazer um coração de dobradura Origami. Faça o Origami e envie foto via formulário no GoogleClassroom ou via foto por Whatsapp. É permitido fazer outro tipo de dobradura caso você saiba.
ASSISTA: Origami de Coração mais fácil que existe! - Tutorial em Português BR Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=G0epoBMaiGA
ATIVIDADE OPTATIVA - CONCURSO DE DESENHO
As alunas e os alunos interessados em participar do concurso de desenho, entrar em contato com a professora para orientação de como fazer.
Para mais informações acesse: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9204 O Concurso consiste na produção de desenhos relacionados a esses 5 princípios que fundamentam a Agenda 2030:
PESSOAS: Erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade. PROSPERIDADE: Garantir vidas prósperas e plenas, em harmonia com a natureza. PAZ: Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas. PARCERIAS: Implementar a agenda por meio de uma parceria global sólida. PLANETA: Proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as gerações futuras.
O desenho deverá ser realizado com as seguintes especificações:
• Suporte: papel sulfite, canson ou cartolina, sem bordas ou margens. • Tamanho: folha padrão A4 (210x297mm). Posicionamento do papel horizontal ou vertical; • Técnica: Desenho. Para a produção artística, o desenho deverá ser realizado à mão livre, com técnica de pintura utilizando quaisquer desses materiais: lápis de cor, caneta hidrocor, guache, aquarela, pastel, nanquim, giz de cera ou outras à livre escolha do autor. • Identificação: A obra original não poderá conter o nome/assinatura do autor. A identificação deverá ser apresentada apenas na ficha de inscrição. • Apresentação para envio: o desenho deverá ser apresentado no formato digital (escaneado ou fotografado) salvo em JPEG. O Arquivo deverá apresentar o título da obra e nome do estudante. • Envio: o encaminhamento do desenho à instância julgadora, no formato digital deverá ser encaminhado por e-mail.
OBS: As imagens deverão ser registradas na maior definição disponível no mínimo 6 megapixels, se fotografada, e 300 DPI, se escaneada, e salvas em tamanho natural e no formato JPEG.
● Os desenhos deverão ser inéditos, não utilizar representações de estereótipos ou plágio; ● Não apresentar em sua produção artística conteúdos inadequados aos objetivos propostos como violência, constrangimento, atitude racista, misoginia entre outros que desrespeitem o Código Penal Brasileiro, a legislação vigente e os Direitos Humanos; ● Serão desclassificados os desenhos que apresentarem nome/assinatura do estudante ou da escola.
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. PRAZO DE ENTREGA: 02/11/2020.
3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (19) 994414392 (professora Bruna) e pelo Google Classroom (formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfomI1PWWV6SM0NzkFZ66ZInXYb8zDs7QsIsfUY4ExN0MU36g/viewform ). Ao enviar a mensagem pelo whatsapp, colocar o NOME COMPLETO, SÉRIE, TURMA E DATA DA ATIVIDADE (INDICAR O BIMESTRE E A SEMANA DE ATIVIDADE).
4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e quinta-feira das 12:45 às 18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.* |
6ºA https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzNzcz/a/MTkwODkzNjQ5NDIz/details https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzODE3/a/MTkwODkzNjQ5NDcw/details 7ºB https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzNzI0/a/MTkwODkzNjQ5NDc1/details 9ºC https://classroom.google.com/c/MTIwNDIyMTM1OTA4/a/MTkwODkzNjQ5NDgw/details https://classroom.google.com/c/MTIwNDIyMTM1OTk3/a/MTkwODkzNjQ5NDg1/details |
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 26/10 DISCIPLINA: ARTE Olá turma, Estamos iniciando a segunda semana de atividades de ARTE do quarto bimestre. Ao todo, serão 9 semanas de atividades.
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: Entre em contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professora Bruna (19)994414392. ATIVIDADES: As artes visuais fazem parte de uma categoria da área artística que estabelece as várias formas de expressões visuais. As cores e as formas são principais elementos de apreciação das suas manifestações. Atuação profissional em artes visuais •Arte contemporânea: também chamada de pós-moderna, refere-se aos estilos e movimentos artísticos surgidos a partir da segunda metade do século XX; ATIVIDADE DE APRECIAÇÃO: PINTURA OBRA “NOITE ESTRELADA” - PINTOR: VICENT VAN GOGH DESENHO ILUSTRAÇÃO DO DESENHISTA MAURICIO DE SOUSA FOTOGRAFIA FOTOGRAFIA DO FOTÓGRAFO SEBASTIÃO SALGADO ESCULTURA ESCULTURA “FORÇA DA NATUREZA” DO ARTISTA LORENZO QUINN VÍDEOS ASSISTA: A LUA (A Lua HD ganhador de OSCAR Curta Metragem) LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=MJC9mYJfUPk AGORA É A SUA VEZ! O desenho é uma das formas de manifestação artística que se enquadra em Artes Visuais. A imagem abaixo é uma pintura chamada “Abaporu” da pintora brasileira Tarsila do Amaral. Observe a pintura e faça um desenho copiando as formas e cores do quadro da pintora. 3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (19) 994414392 (professora Bruna) e pelo Google Classroom (formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfhW_uSgammgOPT6nQ62wAXyer5q8IMqNbOMnfVnOZ0criPRg/viewform ). Ao enviar a mensagem, colocar o NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA. 4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp. |
ATIVIDADES
6ºA https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzNzcz/a/MTkzMzQwMjQ0MDEw/details
6ºB https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzODE3/a/MTkzMzQwMjQ0MDg3/details
7ºB https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzNzI0/a/MTkzMzQwMjQ0MDk0/details
9ºC https://classroom.google.com/c/MTIwNDIyMTM1OTA4/a/MTkzMzQwMjQ0MTA2/details
9ºD https://classroom.google.com/c/MTIwNDIyMTM1OTk3/a/MTkzMzQwMjQ0MTEz/details ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 19/10 DISCIPLINA: ARTE Olá turma, Estamos iniciando a primeira semana de atividades de ARTE do quarto bimestre. Teremos 09 Semanas de Atividades. Neste bimestre vamos estudar conteúdos de Artes Visuais. Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: Entre em contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professora Bruna (19)994414392. Neste bimestre estamos estudando o tema sobre Artes Visuais. As Artes visuais são os processos e produtos artísticos e culturais, nos diversos tempos históricos e contextos sociais, que têm a expressão visual como elemento de comunicação. Essas manifestações resultam de explorações plurais e transformações de materiais, de recursos tecnológicos e de apropriações da cultura cotidiana. As Artes visuais possibilitam aos alunos explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças e conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística e de produção cultural, sejam elas concretas, sejam elas simbólicas. |
Dia das Crianças |
|
![]() |
![]() |
QUESTIONÁRIO
Responda as questões abaixo.
1) Quais países adotaram o dia 1 de junho como o Dia das Crianças?
2) No Brasil, quando é o Dia das Crianças?
3) Em que data a ONU reconheceu o Dia Mundial da Criança?
4) Em que ano foi oficializado a data do Dia da Criança aqui no Brasil?
5) Qual foi o Presidente da República na época que oficializou a data do Dia da Criança?
6) Qual é a data que se comemora o Dia das Crianças nos Estados Unidos?
7) Qual foi o deputado federal que lançou a ideia do Dia das Crianças aqui no Brasil?
8) De todas as brincadeiras que você se divertiu na sua infância, quais você mais gostou de brincar?
ATIVIDADE
No seu caderno de Arte, faça quatro ilustrações de brincadeiras que você mais gosta/gostou de brincar. Pode ser brincadeiras de rua, jogos eletrônicos, bola, jogos de tabuleiro etc. Faça a divisão da folha do caderno como na imagem abaixo e ilustre as 4 brincadeiras, uma em cada quadrado. |
|
ATIVIDADE - DESENHO EM SEU CADERNO DE ARTE, FAÇA 4 DESENHOS DE BRINCADEIRAS QUE VOCÊ MAIS GOSTOU DE BRINCAR NA SUA INFÂNCIA, PODE SER BRINCADEIRAS DE RUAS, JOGOS ELETRÔNICOS, BOLA, BONECAS, JOGOS DE TABULEIRO, CARTAS ETC. |
|
Fazer 4 desenhos, um em cada quadrado no seu Caderno de Arte.
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. PRAZO DE ENTREGA: 19/10/2020.
3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (19) 994414392 (professora Bruna) e pelo Google Classroom (formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfH1Z8qwpFbqFa0eCu55_W-3IsdJD-NN1yxRbO3tJPGGe7ffA/viewform ). Ao enviar a mensagem, colocar o NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA.
4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp. |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
6º A https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzNzcz/a/MTc2NDE3ODY4OTQ1/details
6º B https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzODE3/a/MTc2NDI1OTkyNDEz/details
7º B https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzNzI0/a/MTc2NDI1OTkyNDE4/details
9ºC https://classroom.google.com/c/MTIwNDIyMTM1OTA4/a/MTc2NDI1OTkyNDIz/details
9ºD https://classroom.google.com/c/MTIwNDIyMTM1OTk3/a/MTc2NDI1OTkyNDI4/details
|
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER
ENTREGUE ATÉ O DIA 04/10
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a oitava semana de
atividades do terceiro bimestre.
As atividades a seguir são referentes a duas
aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 04 de outubro. Desde já, peço
que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular. Qualquer
dúvida estou à disposição!
Neste bimestre estamos estudando o tema
Teatro. Vimos em outras aulas os primeiros conceitos sobre o teatro e o
trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços,
maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção,
divulgação, circulação e organização da atuação profissional. Também
realizamos atividades de apreciação Essa semana, a proposta da aula é ter
contato com a leitura dramática através da apreciação, de sua teoria, técnica
e prática.
TEMA:
LEITURA DRAMÁTICA
1ª AULA:
ASSISTA: Leitura Dramática - Texto: Quanto tempo? Quantos quilômetros? LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=iMEIz9cB_4s
LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES A SEGUIR:
LEITURA
DRAMÁTICA
A leitura dramática é a apresentação em voz
alta de uma peça teatral para um público. Ao contrário da dramatização, a
prática artística enfoca especificamente o ato de ler. A entonação, a fluidez
na fala e a transposição das emoções são o cerne do trabalho, em lugar, por
exemplo, do figurino e da cenografia.
ENTONAÇÃO
A voz é uma ferramenta extremamente importante
para um ator. É com ela que ele passará as emoções de seu personagem,
repetirá o texto que passou tantas horas decorando e irá contracenar com
outros atores, ou fazer o seu monólogo. Para que a voz de um ator transmita a emoção
necessária, é importante ter uma boa entonação. Pensando nisso, trouxemos
algumas dicas para que você possa melhorar sua voz.
Relaxe
sua voz A voz, quando relaxada, deixa as palavras mais
claras e articuladas, facilitando tanto para os atores que estejam
contracenando com você como para o público, que compreenda aquilo que você
está dizendo. Para relaxar sua voz, um bom exercício é
treinar a nasalização. Para isso, basta apoiar dois dedos sobre o nariz, sem
pressioná-lo, imitando sons de abelha com a boca fechada, por cerca de um
minuto.
Faça
trava-línguas Os trava-línguas são excelentes exercícios
para melhorar a entonação da voz, pois trabalham a articulação da língua e
dos músculos da boa, impedindo que você inverta sílabas ou emende o fim de
uma palavra com o começo de outra, por exemplo. Para fazer esse exercício, basta repetir, em
voz alta, frases com trava-línguas, sempre que possível aumentando o ritmo da
interpretação.
Aposte
nos movimentos faciais Como são realizados de forma automática, os
movimentos faciais que executamos durante a fala contribuem para alimentar
vícios de pronúncia. Esses vícios prejudicam a entonação de nossa voz e
dificultam que outros ouvintes compreendam o que estamos dizendo. Para melhorar a entonação e prevenir o
surgimento desses vícios de pronúncia, uma boa alternativa é realizar
exercícios que exageram esses movimentos, como abrir mais a boca, inclinar o
rosto ou mover mais a língua. Esses exercícios devem ser realizados por meia
hora, sempre durante a leitura dos textos.
Exercite
a pronúncia das sílabas Para melhorar ainda mais a entonação de sua
voz, e gerar mais empatia com o público, um bom exercício envolve a pronúncia
das sílabas. Para isso, é importante pronunciar, pausadamente e em sequência,
sílabas como “mua”, “mué”, “as”, “pra”.
A respiração é outro ponto importante para
quem deseja melhorar a entonação de sua voz. Por isso, treiná-la ajuda muito
nesse processo. Um tipo de exercício que pode favorecer a respiração é trabalhar
o diafragma.
FONTE:
https://www.macunaima.com.br/vivaarteviva/como-melhorar-entonacao-de-sua-voz/
2ª AULA:
ASSISTA: Itinerário de teatro: leitura mecânica e leitura dramática LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=-XzvSh43fr0
ASSISTA: A gente se acostuma... LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=ruN_LR60ZfQ
AGORA É
A SUA VEZ!
Aprendemos o que é leitura dramática e as
técnicas para realizá-la. Agora, é a sua vez de ter contato com essa forma de
manifestação teatral. Escolha um texto, uma música ou um poema, faça uma
leitura dramática e grave em vídeo. O vídeo deve ser enviado pelo formulário
no Google Classroom ou pelo Whatsapp.
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ Formulário no Google Classroom: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScjYv54eUsJSQLMGC8A719PX7Z8JEK9Hj_gGs7aqtOlmTk6BQ/viewform
2. PRAZO DE ENTREGA: 04/10/2020.
3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (19)
994414392 (professora Bruna) e pelo Google Classroom. Ao enviar a mensagem,
colocar o NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA.
4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e
quinta-feira das 12:45 às 18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito,
mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES PARA A
SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
ATIVIDADES |
||
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 20/09
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a sexta semana de atividades
do terceiro bimestre.
As atividades a seguir são referentes a duas
aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 20 de setembro. Desde já, peço
que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular. Qualquer
dúvida estou à disposição!
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: entre em contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professora Bruna - ARTE (19) 9 9441 4392.
Neste bimestre estamos estudando o tema
Teatro. Vimos em outras aulas os primeiros conceitos sobre o teatro e o
trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços,
maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção,
divulgação, circulação e organização da atuação profissional. Essa semana, a
proposta da aula é realizar as atividades propostas no CM, e também conhecer
um pouco mais da relação do teatro com o circo através de trechos do
espetáculo do Cirque du Soleil.
ATIVIDADES:
Elementos de composição cênica
1ª AULA:
ASSISTA:
Assista atentamente a aula de Arte do Centro
de Mídias e faça anotações em seu caderno de partes que julga importante.
31/08 -
6º ano EF - Arte - Elementos de composição cênica
ATIVIDADE DO CENTRO DE MÍDIAS
1) Quando pensamos em uma peça de teatro, às
vezes apenas aparecem o texto, os atores e a história, mas em uma peça teatral
existem outros elementos. Quais seriam?
2) O que é visagismo?
( )
Técnica de iluminação.
( )
Técnica que estuda os traços do rosto.
( )
Técnica de sonoplastia.
ATIVIDADE PRÁTICA DO CENTRO DE MÍDIAS
3) Siga as instruções da aula do Centro de
Mídias para fazer uma máscara. Separe os seguintes materiais: cola, tesoura,
papelão, fita métrica ou régua (para medir o rosto) e materiais para
enfeitar. Após fazer a máscara, tire uma foto com a máscara no rosto e envie
para a professora por whatsapp.
2ª AULA:
ATIVIDADE DE APRECIAÇÃO
ASSISTA:
ALEGRIA
- Mirko | Cirque du Soleil Official Music Video
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Tutorial
para alunos ensinando como usar o Google Classroom: https://www.youtube.com/watch?v=b6p17VMrbcU . Entre em contato com a professora para
obter o código da turma.
3. As atividades devem ser feitas no caderno e
enviadas por fotos, ou digitadas. Também há um formulário para ser respondido
no Google Classroom (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdyLAL-GAe9ZCnsXIFBqx4B3dTE0noHXchwiuKdhIVaRUW0tQ/viewform) ou no caderno. Caso você faça no caderno,
colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a
pergunta) e a sua resposta.
4. PRAZO DE ENTREGA: 20/09/2020.
5. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (19)
99442-4392 (professora Bruna) e pelo Google Classroom. Ao enviar a mensagem,
colocar o NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA.
6. Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo Whatsapp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e
quinta-feira das 12:45 às 18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito,
mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES
6º B
|
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 13/09
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a quinta semana de atividades do terceiro bimestre.
As atividades a seguir são referentes a duas aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 13 de setembro. Desde já, peço que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular. Qualquer dúvida estou à disposição!
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: entre em contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professora Bruna - ARTE (19) 9 9441 4392.
Neste bimestre estamos estudando o tema Teatro. Vimos em outras aulas os primeiros conceitos sobre o teatro e o trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional. A partir dessa base teórica sobre a estrutura e fisicalidades do teatro, a proposta dessa semana é a apreciação. Ao assistir as peças indicadas abaixo, devemos buscar articular o conhecimento prévio com a experiência da apreciação.
ATIVIDADE DE APRECIAÇÃO
1ª AULA:
ASSISTA:
Espetáculo “Malala, a menina que queria ir para a escola”
RESPONDA:
1) O que você compreendeu sobre a história de Malala?
2) Você acha que esse problema da educação ainda existe? E como isso se mostra no Brasil?
3) O que mais lhe chamou atenção na peça teatral da história de Malala? Como eram os figurinos? E o cenário? E as músicas e iluminação?
2ª AULA:
ASSISTA:
Espetáculo "Os Saltimbancos" - Odeon Companhia Teatral
RESPONDA:
4) O que você compreendeu sobre a peça “Os Saltimbancos”?
5) No teatro, se utiliza de diversos recursos para compor o espetáculo. O que mais lhe chamou atenção na peça “Os Saltimbancos”?
6) Como é o comportamento de atrizes e atores para atuar como animais? Eles se movimentam pelo cenário de maneiras diferentes? Por que?
ARTE E POLÍTICA
RESPONDA:
7) A arte teatral, para além de entretenimento, propõe debates sobre os problemas, o cotidiano e a realidade das pessoas e países. Nesse sentido, podemos perceber conteúdos e discussões políticas transmitidas através das manifestações artísticas. Na sua opinião, isso é importante para a cultura? Justifique sua resposta.
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Tutorial para alunos ensinando como usar o Google Classroom: https://www.youtube.com/watch?v=b6p17VMrbcU . Entre em contato com a professora para obter o código da turma.
3. As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Também há um formulário para ser respondido no Google Classroom (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd7DAVLH1hd7w233MA1rIbybIPg9PWuCbs2gVmhTJ26onAqHA/viewform ) ou no caderno. Caso você faça no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) e a sua resposta.
4. PRAZO DE ENTREGA: 13/09/2020.
5. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (19) 99442-4392 (professora Bruna) e pelo Google Classroom. Ao enviar a mensagem, colocar o NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA.
6. Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo Whatsapp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e quinta-feira das 12:45 às 18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES |
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 05/09
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a quarta semana de atividades do terceiro bimestre.
As atividades a seguir são referentes a duas aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 05 de setembro. Desde já, peço que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular. Qualquer dúvida estou à disposição!
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: entre em contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema.
ATIVIDADES:
Elementos Formais do Teatro – II
Vimos em outra aula os primeiros conceitos sobre o teatro e o trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.
Continuaremos a aprender mais alguns conceitos sobre o universo do Teatro. Iremos assistir mais um vídeo, façam as anotações no seu Caderno de Arte para consultar e responder as atividades.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE A HISTÓRIA DO TEATRO DE BONECOS
OBS: faça anotações de partes importantes e/ou que lhe chame atenção.
Para acessar copie e cole ou clique no link:
LEIA ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR:
O Teatro no Brasil
Uma das primeiras manifestações do teatro no Brasil ocorreu no século XVI como forma de catequização. O teatro era utilizado pelos jesuítas para instruir religiosamente os índios e colonos. O padre Anchieta é um dos principais jesuítas que utilizou estes tipos de representações que eram chamadas de teatro de catequese. Esse teatro possuía uma preocupação muito mais religiosa do que artística, os atores eram amadores e não existiam espaços destinados à atividade teatral, as peças eram encenadas em praças, ruas, colégios entre outros.
Já no século XVII, além do teatro de catequese emerge outros tipos de teatros que celebram festas populares e acontecimentos políticos, alguns lembram muito o carnaval como conhecemos hoje, as pessoas saíam às ruas para comemorações vestidas com adereços, desfilando mascaradas, dançando, cantando e tocando instrumentos.
Com a chegada da família real no Brasil, em 1808, o teatro dá um grande salto. D. João VI assina um decreto de 28 de maio de 1810 que reconhece a necessidade da construção de "teatros decentes" para a nobreza que necessitava de diversão. Grandes espetáculos começaram a chegar no Brasil porém, além de serem estrangeiros e refletirem os gostos europeus da época eram somente para os aristocratas e o povo não tinha qualquer participação, o teatro não tinha uma identidade brasileira.
No século XIX o teatro brasileiro começa a se configurar e um grande marco foi a representação da tragédia Antônio José ou O Poeta e a Inquisição de Gonçalves Magalhães em 13 de março de 1838.
Esse drama foi encenado por uma companhia genuinamente brasileira, com atores e propósitos nacionalistas formado pelo ator João Caetano. Nessa época surgem as Comédias de Costume com o escritor teatral Luíz Carlos Martins Pena que buscava em fatos da época situações para arrancar da plateia muitos risos. Muitos autores teatrais surgiram como Antônio Gonçalves Dias, Manuel Antônio Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Luís Antônio Burgain, Manuel de Araújo Porto Alegre, Joaquim Norberto da Silva, Antônio Gonçalves Teixeira e Souza, Agrário de Menezes, Barata Ribeiro, Luigi Vicenzo de Simoni e Francisco José Pinheiro Guimarães.
Em 1855 surge o teatro realista no Brasil, o teatro deixa de lado os dramalhões e visa o debate de temas atuais, problemas sociais e conflitos psicológicos tentando mostrar e revelar o cotidiano da sociedade, o amor adúltero, a falsidade e o egoísmo humanos. Um dos mais importantes autores dessa época é Joaquim Manoel de Macedo, autor da obra-prima A Moreninha, de Arthur Azevedo.
A Semana de Arte Moderna de 1922, que foi um marco para as artes não abrangeu o teatro que ficou esquecido, adormecido por longos anos. A renovação do teatro brasileiro veio em 1943, com a estreia de Vestido de Noiva, de Gianfrancesco Guarnieri e Nelson Rodrigues, sob a direção de Ziembinski, que escandalizou o público e modernizou o palco brasileiro. Vestido de Noiva fez um grande sucesso assim como o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.
Vale destacar Teatro Brasileiro de Comédia formado por grandes artistas como Cacilda Becker, Tônia Carrero, Sérgio Cardoso, Paulo Autran, Fernanda Montenegro, entre outros e o Teatro de Arena que encenou a peça Eles Não Usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, em 1958, um grande sucesso. Com o golpe militar em 1964 veio a censura e um número enorme de peças foram proibidas e somente a partir dos anos 70 o teatro novamente ressurge mostrando produções constantes.
Gêneros Teatrais
Comédia
A palavra comédia tem origem grega (komoidía, de kômos, que significa festa, e oidós, cantor) e, ao contrário da tragédia visa provocar risos no espectador. Geralmente, o tema trabalhado nas peças apresentam situações da vida cotidiana, e são explorados os exageros do comportamento humano, os ridículos e a crítica aos costumes da sociedade.
Tragédia Clássica
Na tragédia, geralmente trabalham-se com temas homéricos nos quais os heróis possuem um destino traçado e sofrem ao confrontá-lo, sendo o sofrimento irrefutável. As tragédias inspiram "terror e piedade" no público que observam os heróis (pessoas justas, nobres e corajosas) caminharem sem temores para a desgraça ou morte.
Segundo Aristóteles, “É pois a tragédia imitação de uma ação de caráter elevado, completa e de certa extensão, em linguagem ornamentada e com várias espécies de ornamentos distribuídas pelas diversas partes do drama, imitação que se efetua não por narrativa, mas mediante atores, e que, suscitando o terror e a piedade, tem por efeito a purificação dessas emoções.” (ARISTÓTELES, 1966).
Farsa
A farsa é um gênero dramático cômico que se utiliza de personagens caricatos e excêntricos, além de mostrar situações exageradas. Na farsa não existe a preocupação com discussão de valores ou perturbação das relações sociais mesmo quando se inspira em situações do cotidiano. A farsa simplesmente expõe as situações de forma burlesca, visando apenas o humor.
Teatro de bonecos
O teatro de bonecos talvez seja mais velho do que o próprio teatro com atores de verdade. Nele, em vez de pessoas interpretando personagens, quem conta a história são bonecos controlados com as mãos.
Cada parte do mundo tem um tipo de boneco diferente. No Japão os bunraku chegam a ter o tamanho de uma criança e cada um é controlado por vários operadores a partir de mecanismos nas costas dos bonecos. Na Índia se utilizam os tradicionais bonecos de vara, que existem também na ilha de Java. Na Europa aparecem principalmente as marionetes, que são bonecos controlados por cordas presas nos seus braços, pernas e cabeça.
Também há fantoches, que são construídos em cima de luvas e controlados pela mão. No Brasil o mamulengo é um dos principais tipos de bonecos de teatro, aparecendo principalmente no estado de Pernambuco.
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
"A finalidade de representar, tanto no princípio quanto agora, era e é oferecer um espelho à natureza; mostrar à virtude seus próprios traços, à infâmia sua própria imagem, e dar à própria época sua forma e aparência". (HAMLET, Ato III, cena II).
A palavra teatro (théatron) deriva dos verbos gregos "ver, enxergar" e significa lugar de onde se vê.
Renascimento
Na Itália, no final da Idade Média e início do Renascimento, surge a Commedia Dell'Arte, que se baseava em espetáculos teatrais populares, apresentados nas ruas, com textos improvisados e personagens de destaques como Arlequim, Pierrot, Colombina, Polichinelo, Pantaleão, Briguela.
Na Inglaterra, a rainha Elizabeth I deu proteção ao teatro da época pois apreciava muito os espetáculos populares. Contava com a ajuda de alguns dramaturgos ingleses para contar a história de seus heróis reforçando o sentimento do nacionalismo. O principal deles era Sheakespeare que também idealizou e construiu o mais famoso teatro inglês: o Globe. Também vale destacar o francês Moliére, patrono dos atores franceses. Moliére foi um comediógrafo, ou seja, se dedicou a escrever comédias e, em suas histórias, explorava as fraquezas e ridículos do ser humano
Romantismo
Nos séculos XVIII e XIX a Europa teve várias revoluções. Nesse período, a burguesia tem uma ascensão e o teatro sofre influências, o drama substitui a tragédia e a comédia se desenvolve, o foco do teatro se torna muito mais individual e não é mais social. No romantismo, o teatro volta-se para o ser humano, as peças falam sobre emoção, e surge o melodrama. Liberdade, fraternidade e igualdade são os lemas desse período.
Realismo e Naturalismo no teatro
Até o século XVIII o teatro era frequentado pelo povo e essa realidade foi se modificando, a burguesia começou a ser maioria nas plateias e o teatro passou a mostrar as realidades burguesas com temas como a vida social, o casamento, o dinheiro entre outros. As representações também começaram a ser mais naturais, mostrando pessoas comuns, mais próximas da vida real.
Século XX
A partir do realismo e naturalismo o teatro evolui e se torna um instrumento de discussão e crítica da sociedade, mesmo com a falta de preocupação da reprodução da realidade nos cenários e figurinos, os temas tratados ilustram a realidade social. O teatro nessa época trabalha questões políticas e questões que refletem criticamente aspectos da sociedade vigente.
O Teatro hoje
Dá para perceber que, com tantas influências, o teatro de hoje é uma arte muito rica. Existe a ópera, o teatro de bonecos, os musicais, o teatro feito em espaços alternativos, entre outros. Quando apareceu o cinema, há mais de cem anos, muita gente previu o fim do teatro. Falavam que o cinema iria substituí-lo, porque podia criar histórias com muito mais semelhança com a realidade. Ainda bem que isso não aconteceu!
RESPONDA:
1) Porque dizemos que o teatro de bonecos "dá vida"?
2) O que são os bonecos estilo "marionetes"?
3) De acordo com o vídeo, o ator e manipulador de bonecos Hugo Picchi e comentou sobre a diferença entre boneco de teatro e boneco de TV. Qual é a diferença entre eles?
4) Em que ano surgiu o teatro realista no Brasil?
5) Quais são os gêneros teatrais citados nos textos acima?
6) O que é a "Farsa"?
7) Comente com suas palavras sobre "O Teatro Hoje".
|
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Tutorial para alunos ensinando como usar o Google Classroom: https://www.youtube.com/watch?v=b6p17VMrbcU . Entre em contato com a professora para obter o código da turma.
3. As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Também há um formulário para ser respondido no Google Classroom (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdVDF4mxS7Kp4SsrjT3_gDhWHb1646T9iXdhb1gxd03TXCaxw/viewform) ou no caderno. Caso você faça no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) e a sua resposta.
4. PRAZO DE ENTREGA: 05/09/2020.
5. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (19) 99442-4392 (professora Bruna) e pelo Google Classroom. Ao enviar a mensagem, colocar o NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA.
6. Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo Whatsapp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e quinta-feira das 12:45 às 18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
ATIVIDADES |
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 31/08
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a terceira semana do terceiro bimestre. Esse bimestre teremos 10 semanas de atividades.
Dia 22 de agosto é o Dia do Folclore Brasileiro e nas próximas semanas vamos estudar um pouco mais sobre esse tema.
As atividades a seguir são referentes a duas aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 31. Desde já, peço que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular.
ATIVIDADES:
Leia atentamente as informações a seguir:
Folclore
O folclore constitui-se dos elementos que fazem parte da cultura popular e tem como símbolos as festas, danças, ritmos, jogos, lendas e crendices tradicionais.
Alguns Personagens do nosso Folclore
O Brasil, naturalmente, possui o seu conjunto de elementos que formam o folclore brasileiro. É um consenso entre os estudiosos do assunto que danças, festas, lendas, jogos e personagens que compõem o folclore do Brasil são de origem europeia, portuguesa sobretudo, e também indígena e africana. Sendo assim, houve uma fusão de elementos de diferentes culturas. Alguns personagens do folclore brasileiro são o saci-pererê, a iara, o boto, o curupira, entre outros.
Parlendas
As Parlendas são rimas infantis que divertem as crianças, ao mesmo tempo que trabalham com a memorização e a fixação de alguns conceitos. Segundo estudiosos, as parlendas servem como sistemas educativos que fazem parte da literatura popular oral e do folclore brasileiro.
Trava-Línguas
Trava-língua é um jogo de palavras inseridas em frases curtas, rimadas e engraçadas. Fazem parte da cultura popular e são difíceis de serem recitados; daí o nome trava-língua.
Na medida em que traz uma série de benefícios no desenvolvimento das crianças, pode ser um recurso utilizado na educação infantil, auxiliando as crianças a melhorar a dicção brincando. Mas ao mesmo tempo serve para jovens e adultos também a desenvolver a dicção e a articulação em pronunciar palavras.
AGORA, VEJA OS VÍDEOS SOBRE O FOLCLORE BRASILEIRO
❖ Apresentação Folclore vídeo
❖ O que é Folclore - Brasil Escola
Questionário
Responda abaixo as questões.
1) O primeiro congresso realizado no Brasil sobre folclore deu-se somente em que ano?
a) 1925
b) 1936
c) 1944
d) 1951
2) Qual a lenda folclórica cujo personagem é considerado pai de todos os filhos de origem desconhecida?
a) Mula sem Cabeça
b) Lobisomem
c) Boto
d) Curupira
3) Em que data se comemora o Dia do Saci?
a) 18 de abril
b) 02 de julho
c) 11 de agosto
d) 31 de outubro
4) Menino travesso com cabelos vermelhos que protege a fauna e flora e tem os pés virados para trás. Quem ele é?
a) Saci-pererê
b) Negrinho do pastoreio
c) Curupira
d) Caipora
5) Qual personagem feminino do folclore brasileiro encanta os pescadores com sua linda voz?
a) Cuca
b) Iara
c) Vitória-Régia
d) Comadre Fulozinha
6) Comente sobre a "Popularização coletiva" como umas das características do Folclore.
7) Faça um comentário sobre os dois vídeos que você assistiu.
8) Dentre de alguns exemplos de "parlendas" mostradas aqui no formulário, qual delas que você lembra que mais cantou?
TAREFA – I
* ESCOLHA DUAS FRASES QUAISQUER DOS "TRAVA-LÍNGUAS" E GRAVE UM MINI-VÍDEO VOCÊ FALANDO E ENVIAR NO MEU WHATSAPP.
TAREFA – II
* ESCOLHA UM DESENHO DOS PERSONAGENS DO NOSSO FOLCLORE E DESENHE NO SEU CADERNO DE ARTE. NÃO ESQUECER DE POR O NOME, Nº e SÉRIE.
|
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Tutorial para alunos ensinando como usar o Google Classroom: https://www.youtube.com/watch?v=b6p17VMrbcU . Entre em contato com a professora para obter o código da turma.
3. As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Também há um formulário para ser respondido no Google Classroom (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdZ7Lgflep0TB3BfDutGEuMIey2MhYMtioWKxIZzuIYNDwZhw/viewform) ou no caderno. Caso você faça no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) e a sua resposta.
4. PRAZO DE ENTREGA: 31/08/2020.
5. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (19) 99442-4392 (professora Bruna) e pelo Google Classroom.
6. Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo Whatsapp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e quinta-feira das 12:45 às 18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
ATIVIDADES
6º A
6º B
|
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 17/08
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a segunda semana do terceiro bimestre.
Corrigindo a informação anterior, esse bimestre teremos 11 semanas de atividades, e
não 7 semanas de atividades.
Vamos continuar nossos estudos sobre TEATRO.
As atividades a seguir são referentes a duas aulas dessa semana. Desde já, peço que
entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular.
ATIVIDADES:
Elementos Formais do Teatro – I
Vamos aprender sobre o teatro e o trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.
Para entendermos melhor vamos assistir ao vídeo. Peço que façam anotações de pontos importantes no seu caderno de arte para poder consultar e responder as atividades.
|
1. ASSISTA O VÍDEO “Fundamentos de Arte I - Elementos Formais do Teatro”
|
2. AGORA VAMOS CONHECER OS ELEMENTOS DO TEATRO, LEIA COM ATENÇÃO AS INFORMAÇÕES ABAIXO:
NOS BASTIDORES
Uma peça teatral não é feita apenas pelos atores que aparecem no palco, outras pessoas também participam de uma peça e, mesmo que não apareçam, são fundamentais para que o espetáculo se realize.
|
Cenografia
|
Muito mais do que decoração e ornamentação, a cenografia é técnica, técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas. A cenografia é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A cenografia cria e transforma o espaço cênico.
O cenógrafo é aquele que cria o cenário.
|
Figurino
|
![]()
É um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. O figurino auxilia na compreensão do personagem, ele é carregado de simbologia e pode acentuar o perfil psicológico do personagem, objetivos e características da história. Os figurinos e acessórios utilizados em cena devem ser sempre coerentes com a época em que acontece a ação ou com o simbolismo que o diretor queira dar a ela.
O figurinista é o responsável pelas roupas e acessórios utilizados na peça teatral.
|
Iluminação
|
A iluminação pode dar ênfase a certos aspectos do cenário, pode estabelecer relações entre o ator e os objetos, pode enfatizar as expressões do ator, pode limitar o espaço de representação a um círculo de luz e muitos outros efeitos. A iluminação é muito importante para o teatro, pois através dela podemos ambientar a cena e ampliar as emoções nela exploradas. É fundamental que o iluminador conheça bem o texto e as marcações cênicas determinadas pelo diretor do espetáculo.
O iluminador é aquele que concebe e planeja a colocação das luzes em uma peça teatral.
|
Maquiagem
|
A maquiagem é parte da composição do espetáculo, é um instrumento fundamental que auxilia na criação do personagem e na transformação estética dos atores. O maquiador atua junto com toda a produção do espetáculo acompanhando sempre a concepção do mesmo, com vistas a ressaltar e/ou criar elementos que ressaltem aspectos importantes para a compreensão do personagem.
O maquiador é o responsável pela pintura do rosto ou do corpo dos atores e atrizes.
|
Sonoplastia
A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que auxilia a enfatizar as cenas e ou as emoções dos atores. O sonoplasta trabalha os elementos sonoros ajudando a envolver o público na construção de imagens e sensações. As músicas e sons utilizados devem estar intimamente ligados ao que acontece na cena, o sonoplasta deve estudar o texto e depois acompanhá-lo passo a passo.
O sonoplasta é aquele que compõe e faz funcionar os ruídos e sons de um espetáculo teatral.
|
3. LEIA ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR:
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
"A finalidade de representar, tanto no princípio quanto agora, era e é oferecer um espelho à natureza; mostrar à virtude seus próprios traços, à infâmia sua própria imagem, e dar à própria época sua forma e aparência". (HAMLET, Ato III, cena II).
|
A palavra teatro (théatron) deriva dos verbos gregos "ver, enxergar" e significa lugar de onde se vê.
|
PRÉ-HISTÓRIA
O teatro sempre esteve presente na história da humanidade e, por meio dele, o homem expressava sentimentos, contava histórias, e louvava seus deuses.
Ninguém sabe ao certo como e quando surgiu o teatro. Provavelmente nasceu junto com a curiosidade do homem, desde o tempo das cavernas, de tanto observar os animais, acabou conseguindo imitar esses bichos, para se aproximar deles sem ser visto numa caçada, por exemplo. Depois, o homem desta época deve ter encenado essa caça para seus companheiros para contar a eles como foi, já que não existia ainda a linguagem como a gente conhece hoje. Isso era teatro, mas ainda não era espetáculo.
|
ANTIGUIDADE
Quem vai assistir a peças, muitas vezes engraçadas, hoje em dia, talvez nem imagine que o teatro, há muito tempo, era sagrado. As pessoas acreditavam que por meio desses rituais era possível invocar deuses e forças da natureza para fazer chover, tornar a terra mais fértil e as caças mais fáceis, ou deixar os desastres naturais bem longe de sua comunidade. Estes rituais envolviam cantos, danças e encenações de histórias dos deuses, que assim deveriam ficar felizes com a homenagem e ser piedosos com os homens.
|
TEATRO GREGO
O teatro grego surgiu das cerimônias e rituais gregos como as Dionisíacas que eram celebrações de caráter religioso ao deus Dionísio, o deus do vinho, do entusiasmo, da fertilidade e do teatro. Os deuses gregos eram muito parecidos com os homens, pois tinham vontades e humores. Uma coisa curiosa nas encenações é que só os homens podiam atuar, já que as mulheres não eram consideradas cidadãs, por isso as peças eram encenadas com grandes máscaras.
Foi na Grécia que surgiu a dramaturgia com Téspis que também representou pela primeira vez o deus Dionísio, criando o ofício de ator. Também na Grécia antiga surgiram dois gêneros do teatro a Tragédia e a Comédia.
Nas tragédias gregas os temas eram ligados às leis, à justiça e ao destino. Nesse gênero eram contadas histórias que quase sempre terminavam com a morte do herói. Os autores de tragédia grega mais famosos foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. Ao contrário da tragédia, na comédia grega as histórias visavam o riso do espectador, eram formas engraçadas de perceber a vida chamadas sátiras. Um grande autor de comédia grega foi Aristófanes.
Todos esses autores influenciaram muito o teatro que veio depois e suas peças são encenadas até hoje. As peças gregas passaram a ser representadas em espaços especiais que são parecidos com os teatros atuais. Eram construções em forma de meia-lua, cavadas no chão, com bancos parecidos com arquibancadas, chamados de teatros de arena.
|
TEATRO ROMANO
O teatro romano não é um reflexo do teatro grego. Eles importaram a cultura grega, porém tinham seu próprio estilo. O teatro romano perde o caráter de sagrado e visa à diversão e ao prazer, a comédia toma o lugar da tragédia. Os espetáculos de circo romanos eram violentos, se baseavam em competições entre os romanos e os cristãos os quais eram sacrificados publicamente.
|
IDADE MÉDIA
Período de intensa atividade católica. Durante as missas eram representadas passagens da bíblia, porém as autoridades católicas, com medo da perda do caráter sagrado da missa, proibiram as exibições e as peças foram para as praças públicas.
Também na Idade Média surgem as comédias bufas com temas políticos e sociais e a farsa com uso de estereótipos que ironizavam acontecimentos do dia a dia. Aparecem os Saltimbancos, companhias de teatro que iam de cidade em cidade apresentando seus espetáculos.
|
4. RESPONDA:
|
As questões 1, 2 e 3 são referentes ao vídeo.
1) Quais são os Elementos formais do Teatro?
2) Porque que o "Personagem" é tão fundamental no Teatro?
3) Do que praticamente o "Teatro" necessita?
|
Agora, responda as questões a seguir com base nas informações dadas anteriormente. Também é permitido consultar outras fontes (internet, livros, revistas etc.).
4) Quais são os outros profissionais que são também fundamentais na realização de uma peça teatral?
5) Qual é a responsabilidade do "Figurinista"?
6) O que faz o "Iluminador'?
7) Como surgiu o "Teatro Grego"?
|
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Tutorial para alunos ensinando como usar o Google Classroom: https://www.youtube.com/watch?v=b6p17VMrbcU . Entre em contato com a professora para obter o código da turma.
3. As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Também há um formulário para ser respondido no Google Classroom (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf_ytzVPNmjNF3UbStl2pbz5HePQ0igCsg1FXrT0NYHlNhgyw/viewform) ou no caderno. Caso você faça no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) e a sua resposta.
4. PRAZO DE ENTREGA: 17/08/2020.
5. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (19) 99442-4392 (professora Bruna) e pelo Google Classroom.
6. Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo Whatsapp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e quinta-feira das 12:45 às 18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES
6º A
6º B
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE
ATÉ O DIA 10/08
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a primeira semana do
terceiro bimestre. Teremos 7 semanas
de atividades. Esse bimestre vamos estudar conteúdos em torno do TEATRO.
Vamos apreciar, pesquisar e analisar o
circo-teatro e a relação do teatro com a arte circense. Para isso, vamos usar
o volume 3 do Caderno do Aluno.
As atividades a seguir são referentes a duas
aulas dessa semana. Desde já, peço que entreguem as atividades dentro do
prazo para não acumular.
ATIVIDADES
ASSISTA:
1)
Esquete Teatral “Milho aos Pombos” – Cia. Três Paus. Festival de Cenas Curtas
de Niterói – 2012.
Para assistir clique ou copie e cole o link:
2)
Esquete de Marcos Casuo.
Para assistir clique ou copie e cole o link:
Após assistir os vídeos indicados acima,
responda as questões a seguir:
RESPONDA:
1. Você já foi ao teatro? Qual peça você
assistiu?
2. Você lembra de algum personagem?
3. O que você achou de “Milho aos Pombos” e a
“Esquete de Marcos Casuo”?
4. O que mais te chamou atenção em “Milho aos
Pombos” e a “Esquete de Marcos Casuo”? Assinale uma ou mais opções.
❏
Som e iluminação
❏
Gestos
❏
Figurinos e adereços
5. Comente sobre as opções selecionadas na
questão 4.
6. Qual a relação entre o circo e o teatro?
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE TEATRO
Leia atentamente os fragmentos de textos a
seguir. Para saber mais sobre cada tópico, acesse o link disponível no final
de cada trecho.
●
Improviso
ou teatro de improvisação
Com o
propósito de atingir uma criação com maior espontaneidade no teatro, as peças
que utilizam este artifício simulam uma improvisação. Assim como, na música,
os instrumentistas e cantores podem improvisar com liberdade em suas
apresentações, no teatro de
improvisação, os atores e atrizes agem de forma a inventar uma história.
Fonte e
texto completo em:
● Jogos
cênicos ou jogos teatrais
Jogos Teatrais é o termo que
dá nome a qualquer estrutura de jogo
que possa ser utilizado no teatro, seja dramático (a partir de textos de
teatro), cenas, esboços ou improvisações, ou também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras.
Fonte e texto completo em:
● Performance
De acordo com a definição, a palavra performance significa “desempenho em uma exibição” ou “evento
geralmente improvisado em que o artista se apresenta por conta própria”. A
expressão é utilizada com maior frequência no campo artístico. Geralmente,
serve para análises de apresentações como malabarismo, mímica, mágica,
teatro, canto e dança, em referência aos performers.
Fonte e texto completo em:
● Esquete
Esquete é um pequeno fragmento
de um texto, de atuação intensa, podendo ser utilizada uma vertente cômica ou
trágica como em uma grande peça teatral.
Pode ser uma adaptação de um trecho significativo do livro. É como um filme
de curta-metragem; portanto, a dramatização deverá ter no máximo 10 minutos
de duração.
Fonte e texto completo em:
PESQUISE:
Existem diversos gêneros teatrais. Sabendo disso, faça uma pesquisa
sobre a comédia e a farsa e aponte as diferenças e semelhanças entre elas.
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Tutorial para alunos ensinando como usar o
Google Classroom:
Código da turma 6ºA: 3yakiej ; 6ºB: qhil6u5.
3. As atividades devem ser feitas no caderno e
enviadas por fotos, ou digitadas. Também há um formulário para ser respondido
no Google Classroom ( https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_PwgtoAMcoxx19o3pnNFYThWPIUrNAI4DxD6WFu0feIRxWQ/viewform ) ou no
caderno. Caso você faça no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da
questão (NÃO precisa copiar a pergunta) e a sua resposta.
4. PRAZO DE ENTREGA: 10/08/2020.
5. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (19)
99442-4392 (professora Bruna) e pelo Google Classroom.
6. Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo Whatsapp.
★ PLANTÃO
DE DÚVIDAS: segunda-feira e quinta-feira das 12:45 às 18:20. *As dúvidas
podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através
do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES
OBS: estamos na 8ª semana, última do segundo
bimestre. Não deixem, por gentileza, acumular as atividades. O prazo para
entrega de atividades que estão atrasadas é quarta-feira (29/07/2020).
6º A
6º B
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE
ATÉ O DIA 31/07
REVISÃO
1. O que
você entende por Danças Folclóricas?
2. Bumba
meu boi ou boi-bumbá é uma festa do folclore popular brasileiro, com
personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda
sobre a morte e ressurreição de um boi. Em que ano o Bumba Meu Boi foi
incluído na lista de Patrimônio Cultural do Brasil?
( ) 2010
( ) 2011
( ) 2012
( ) 2013
3. A
Catira, também chamada de Cateretê, é uma dança coletiva e popular do
folclore brasileiro. Hoje podemos ver essa dança em quase todas as regiões do
Brasil, com destaque para as regiões:
( ) Nordeste e Sul
( ) Sudeste e Centro-Oeste
( ) Norte e Sudeste
( ) Sul e Centro-Oeste
4. Rudolf
Laban (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e
sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações,
dividiu os fatores do movimento em 4 categorias. O que você entende por
Tempo, Peso, Espaço e Fluência?
ORIENTAÇÕES
OBS: estamos na 8ª semana, última do segundo
bimestre. Não deixem, por gentileza, acumular as atividades. O prazo para
entrega de atividades que estão atrasadas é quarta-feira (29/07/2020).
1 - Para
mais informações sobre os temas abordados durante o semestre veja os vídeos
disponíveis no Centro de Mídias e pelo Youtube.
22/06 - 6º ano EF - Arte - Danças folclóricas (https://www.youtube.com/watch?v=3J4d0NDwj28&list=PLAdEu5NtlLkbIVNLz9eWlaM2N9GA-4XCi&index=5)
29/06 - 6º ano EF - Arte - Danças folclóricas (https://www.youtube.com/watch?v=DHxOwm86R3s&list=PLAdEu5NtlLkbIVNLz9eWlaM2N9GA-4XCi&index=6)
06/07 - 6º ano EF - Arte - Elementos constitutivos do movimento (https://www.youtube.com/watch?v=kSbmVlf3yCI&list=PLAdEu5NtlLkbIVNLz9eWlaM2N9GA-4XCi&index=7)
13/07 - 6º ano EF - Arte - Elementos constitutivos do movimento (https://www.youtube.com/watch?v=0BxtChXtrko&list=PLAdEu5NtlLkbIVNLz9eWlaM2N9GA-4XCi&index=8)
20/07 - 6º ano EF - Arte - Fatores do movimento (https://www.youtube.com/watch?v=Zl3LkANREg8&list=PLAdEu5NtlLkbIVNLz9eWlaM2N9GA-4XCi&index=9)
2 -
Tutorial para alunos ensinando como usar o Google Classroom:
https://www.youtube.com/watch?v=b6p17VMrbcU . Código da turma 6ºA: 3yakiej ;
6ºB: qhil6u5.
3 - ONDE FAZER: a revisão deve ser feitas
no caderno e enviada por fotos, ou digitada. Também há uma avaliação no
formato de formulário para ser respondida no Google Classroom (6ºA https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfz3j1axdROfjHTT42fyk0FYAHeEuSNxMDCOvUcjNy2zJVZsg/viewform ; 6ºB https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfz3j1axdROfjHTT42fyk0FYAHeEuSNxMDCOvUcjNy2zJVZsg/viewform) ou no
caderno. Caso você faça no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da
questão (NÃO precisa copiar a pergunta) e a sua resposta.
★ PRAZO DE ENTREGA:
31/07/2020.
★ MÉTODOS DE ENTREGA:
-
Via WhatsApp (19) 99442-4392 (professora
Bruna) e pelo Google Classroom.
-
Para a entrega das atividades atente-se a
colocar NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA. Exemplo: Benedita Santos, 6ºD.
★ ONDE SERÁ DISPONIBILIZADA A AULA: através
do blog da escola (https://eeantonioreginato.blogspot.com/), google classroom
(classroom.google.com ou pelo aplicativo no celular) e WhatsApp (aplicativo
no celular ou web.whatsapp.com). Também é possível acompanhar o conteúdo
através do caderno do aluno, seguindo o número da página (caderno do aluno
disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio/).
4 - Dúvidas, me procure no Whatsapp nos horários indicados no Plantão de
Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários
indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo Whatsapp.
PLANTÃO
DE DÚVIDAS: segunda-feira (27/07/2020) e quinta-feira (30/07/2020) das 12:45 às
18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por
vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
6º A
https://classroom.google.com/u/1/c/MTIwNDIzMDkzNzcz/a/MTI5Mzc5MzY1ODg3/details
6º B
https://classroom.google.com/u/1/c/MTIwNDIzMDkzODE3/a/MTE3ODU4MjAzODA5/details
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 26/07
ATIVIDADE DO CADERNO DO ALUNO - SEÇÃO DE LINGUAGENS
DISCIPLINA: ARTE
PÁGINA 9: AÇÃO EXPRESSIVA I
Durante a realização da atividade anterior, conseguimos perceber que nas danças folclóricas, os movimentos utilizados são bem característicos e diversos. Em se tratando dos movimentos na dança, retomaremos os quatro elementos da dança e daremos um enfoque maior nesse assunto: fluência, espaço, peso e tempo. Para ampliar a compreensão das possibilidades de uso dos elementos constitutivos da dança, veja no gráfico a seguir o estudo realizado por Rudolf Laban, no qual consta outros elementos da dança.
ASSISTA: 13/07 - 6º ano EF - Arte - Elementos constitutivos do movimento (https://www.youtube.com/watch?v=0BxtChXtrko&list=PLAdEu5NtlLkbIVNLz9eWlaM2N9GA-4XCi&index=8)
RUDOLF LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar na sequência.
ESPAÇO – É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.
FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.
PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).
TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.
VEJA COM ATENÇÃO OS ESQUEMAS ABAIXO:
Após aprofundar sobre os quatro elementos principais da dança, incluindo as danças folclóricas, vamos analisar a importância do figurino para essas manifestações artísticas.
PÁGINA 12: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM II ATIVIDADE 1 – SONDAGEM
Grande parte das danças folclóricas são marcadas pelo colorido de suas roupas, como podemos ver nos desfiles de Carnaval, no maracatu, nas festas juninas ou mesmo nas demais danças vistas na Situação de Aprendizagem anterior. Mas o figurino não é o único responsável pela construção de uma dança folclórica. Vamos conhecer um pouco mais sobre isso?
Mas antes, vamos ver o que você já conhece desse assunto.
RESPONDA:
ORIENTAÇÕES
1 - Para mais informações sobre o tema Elementos constitutivos do movimento, assista os vídeos disponíveis no Centro de Mídias e pelo Youtube.
2 - Tutorial para alunos ensinando como usar o Google Classroom: https://www.youtube.com/watch?v=b6p17VMrbcU . Código da turma 6ºA: 3yakiej ; 6ºB: qhil6u5.
3 - ONDE FAZER: as atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Também há um formulário para ser respondido no Google Classroom (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfNK_CL_V0LaGg-_EhBvw5g4-MuYB5w-A2ugM-gWdeERuvE-w/viewform) ou no caderno. Caso você faça no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) e a sua resposta.
★ PRAZO DE ENTREGA: 26/07/2020.
★ MÉTODOS DE ENTREGA:
- Via WhatsApp (19) 99442-4392 (professora Bruna) e pelo Google Classroom.
- Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA. Exemplo: Benedita Santos, 6ºD.
★ ONDE SERÁ DISPONIBILIZADA A AULA: através do blog da escola (https://eeantonioreginato.blogspot.com/), google classroom (classroom.google.com ou pelo aplicativo no celular) e WhatsApp (aplicativo no celular ou web.whatsapp.com). Também é possível acompanhar o conteúdo através do caderno do aluno, seguindo o número da página (caderno do aluno disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio/).
4 - Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo Whatsapp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira (20/07/2020) e quinta-feira (23/07/2020) das 12:45 às 18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
5 - Estamos na 7ª semana de atividades de um total de 8 semanas que percorrem o Segundo Bimestre. Lembrando que o Segundo Bimestre se encerra no dia 31/07. Não deixem por favor acumular as atividades, conversem com seus professores.
|
ATIVIDADES
6º B
https://classroom.google.com/u/1/c/MTIwNDIzMDkzODE3/a/MTE2OTc2MzYxMTgw/details
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA
19/07
DANÇAS FOLCLÓRICAS
São formas tradicionais de danças recreativas do povo. As danças sempre foram
um importante componente cultural da humanidade e tem origens anônimas, passadas
de geração para geração durante um longo período de tempo. O folclore brasileiro
é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região.
Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do
cotidiano e brincadeiras.
As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com
letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são
realizadas, geralmente, em espaços públicos como praças, ruas e largos. As
danças folclóricas podem ser classificadas coreograficamente, conforme o número
de participantes, em solistas, quando existe um só dançador, como no frevo; de par
enlaçado, como a valsa; de par solto, como a chimarrita, podendo haver aquelas
em que o par se enlaça e se separa conforme as marcações, ex.: ciranda, quadrilha.
Algumas danças, como as primitivas, são de roda, pois nelas os participantes fazem
roda, ficando o dançador ou o par no centro, como no caso do samba de roda ou
batuque. Existem ainda as que, sendo de par, os pares giram em roda, no sentido
contrário ao dos ponteiros do relógio, como o jongo.
No Brasil, o folclore brasileiro possui muitas danças que representam as tradições e
as culturas de determinada região. Essas danças folclóricas foram criadas a partir da
fusão das várias culturas presentes aqui no Brasil - indígena, africana e europeia,
e normalmente vemos suas apresentações em festas populares, sejam religiosas
ou não. Suas características também são bem particulares, como podemos ver nos
figurinos.
SAMBA DE RODA
O samba de roda surgiu no estado da Bahia no século XIX e representa uma dança
associada à capoeira e ao culto dos orixás. Surgiu como forma de preservação da cultura
dos escravos africanos. O samba de roda é uma variante do samba, que embora tenha
se disseminado por várias partes do Brasil, é tradicional da região do Recôncavo Baiano.
FREVO
O frevo é uma dança típica do carnaval pernambucano surgida no século XIX.
Diferente de outras marchinhas carnavalescas, ele é caracterizado pela ausência
de letras onde os dançarinos seguram pequenos guarda-chuvas coloridos como
elemento coreográfico. A palavra "frevo" é originária do verbo "ferver",
representando, desta maneira, particularidades desta dança demasiadamente frenética.
MARACATU
O maracatu, termo africano que significa "dança“ ou "batuque", é uma dança típica
da região nordeste com grande destaque para a região de Pernambuco. Esse ritmo
e dança apresentam fortes características religiosas, composto por uma mistura de
elementos indígenas, europeus e afro-brasileiros.
BAIÃO
O baião é uma dança e canto típicos do nordeste brasileiro que recebeu, em
suas origens, influências das danças indígenas e da música caipira. Com movimentos
que se aproximam do forró, o baião é dançado em pares e sua temática é baseada no
cotidiano e nas dificuldades da vida dos nordestinos.
JONGO
Dança folclórica de origem africana e em alguns lugares é conhecida pelo nome
"caxambu". O jongo é uma dança da zona rural, acompanhada por instrumentos de
percussão. Muitas vezes ela é considerada uma variante do samba.
PONTOS IMPORTANTES DA DANÇA
▪ RUDOLF LABAN (1879-1958) - foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao
estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e
notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar
na sequência.
▪ ESPAÇO – É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo
corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que
determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.
▪ FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco
do corpo às extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo
tempo.
▪ PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso
dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações
para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).
▪ TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado
(ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.
RESPONDA:
a) Sopro
b) Cordas
c) Percussão
d) Metais
ORIENTAÇÕES
1 - Para mais informações sobre o tema Danças Folclóricas, assista os vídeos
disponíveis no Centro de Mídias e pelo Youtube.
★ 22/06 - 6º ano EF - Arte - Danças folclóricas (https://www.youtube.com/watch?v=3J4d0NDwj28&list=PLAdEu5NtlLkbIVNLz9eWlaM2N9GA-4XCi&index=5)
★ 29/06 - 6º ano EF - Arte - Danças folclóricas (https://www.youtube.com/watch?v=DHxOwm86R3s&list=PLAdEu5NtlLkbIVNLz9eWlaM2N9GA-4XCi&index=6)
2 - Tutorial para alunos ensinando como usar o Google Classroom:
https://www.youtube.com/watch?v=b6p17VMrbcU . Código da turma 6ºA: 3yakiej ;
6ºB: qhil6u5.
3 - ONDE FAZER: as atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,
ou digitadas. Também há um formulário para ser respondido
no Google Classroom (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf1kmSmOyZiBDJvsQU0jbMHdf4OL5Rz1
Llqnckp0tr_Y0fHcQ/viewform) ou no caderno. Caso você faça no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) e a sua resposta.
★ PRAZO DE ENTREGA: 19/07/2020.
★ MÉTODOS DE ENTREGA:
- Via WhatsApp (19) 99442-4392 (professora Bruna) e pelo Google Classroom.
- Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA. Exemplo: Benedita Santos, 6ºD.
★ ONDE SERÁ DISPONIBILIZADA A AULA: através do blog da escola (https://eeantonioreginato.blogspot.com/), google classroom (classroom.google.com ou pelo aplicativo no celular) e WhatsApp (aplicativo no celular ou web.whatsapp.com).
4 - Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo Whatsapp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira (13/07/2020) e quinta-feira (16/07/2020) das 12:45 às 18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
5 - Estamos na 6ª semana de atividades de um total de 8 semanas que percorrem o Segundo Bimestre. Lembrando que o Segundo Bimestre se encerra no dia 31/07. Não deixem por favor acumular as atividades, conversem com seus professores.
|
ATIVIDADES |
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 10/07
Avaliação Diagnóstica
A Avaliação Diagnóstica serve para a professora conhecer melhor seus alunos. Fazendo as atividades abaixo, o aluno mostrará o que aprendeu, as suas dificuldades, sugestões e qual a melhor forma da professora dar suporte para seu aprendizado. Apesar do nome ser “avaliação” fique tranquilo, não tem certo ou errado e será dada a mesma nota para todos que responderem as DUAS atividades.
1. “O que você aprendeu”: o aluno deverá escrever um texto, com no mínimo 10 linhas no caderno ou 600 caracteres (para respostas digitadas), explicando o que aprendeu com as atividades anteriores, sugestões e/ou dificuldades encontradas.
2. Google Forms: responda o formulário que se encontra no Google Classroom. Também é possível responder o questionário no caderno (NÃO copiar a pergunta, apenas colocar o número da pergunta e a resposta). Segue o questionário:
QUESTIONÁRIO
Pesquisa sobre as condições de aprendizado e emocionais dos estudantes da E.E. Prof. Antonio Reginato elaborada para o levantamento de dados. Com os dados, a professora pretende conhecer os alunos e diagnosticar qual a forma de ensino que mais se adequa para cada aluno e turma. Nesse momento delicado em que estamos passando na quarentena, o ensino remoto se torna um desafio. Eu, professora Bruna, senti a necessidade de fazer esse levantamento para ter uma noção das dificuldades que os alunos estão enfrentando para realização das atividades escolares. Agradeço a disposição em responder!
1. Qual o seu nome completo?
2. Qual série e turma você pertence?
3. Qual a sua idade?
4. Quantas pessoas contando com você moram em sua casa?
❖ 2 a 3 pessoas.
❖ 4 a 6 pessoas.
❖ 7 ou mais pessoas.
5. Você possui computador em sua casa?
❖ Sim.
❖ Não.
6. Você possui televisão em sua casa?
❖ Sim.
❖ Não.
7. Você possui celular?
❖ Sim, tenho o meu próprio celular.
❖ Não, mas utilizo o celular de outra pessoa de minha casa.
❖ Não, não possuo e nem utilizo o celular de outra pessoa de minha casa.
❖ Outros…
8. Você tem internet na sua casa?
❖ Sim, internet wifi ou cabo.
❖ Sim, internet limitada no celular.
❖ Sim, internet ilimitada no celular.
❖ Não.
9. Você tem algum lugar adequado (silencioso e calmo) para estudar?
❖ Sim.
❖ Não.
10. Qual cômodo da casa você usa para estudar?
11. Como você acessa as atividades da escola?
❖ Celular.
❖ Computador.
12. Você tem dificuldades de acessar os aplicativos que os professores estão usando? Quais?
13. Qual aplicativo você prefere para acessar as atividades?
14. Você consegue acompanhar o conteúdo do Centro de Mídia?
❖ Sim.
❖ Não.
❖ Às vezes.
15. Você tem horário fixo para estudar?
❖ Sim.
❖ Não.
16. Qual horário você geralmente faz as atividades da escola?
❖ Manhã.
❖ Tarde.
❖ Noite.
17. Alguém pode te ajudar com as atividades da escola? Quem? Informe o grau de parentesco ou vínculo.
18. Você tem dificuldade em fazer as atividades da escola?
❖ Sim.
❖ Não.
19. Se você respondeu SIM na pergunta anterior, explique um pouco qual a sua dificuldade.
20. Qual o número do seu celular?
Agora, gostaria que você me contasse um pouco como você tem se sentido emocionalmente nessa quarentena. Essa pergunta é importante para que eu possa de alguma forma lhe ajudar nesse momento.
21. Selecione os sentimentos que tem lhe ocorrido com alguma freqüência (pode selecionar mais de uma opção):
❖ Rejeição
❖ Acolhimento
❖ Abandono
❖ Amor
❖ Humilhação
❖ Paz
❖ Alegria
❖ Indiferença
❖ Outro…
22. Você tem alguma ideia ou sugestão para a disciplina Arte?
23. Você tem alguma ideia ou sugestão de formas que possam melhorar seu aprendizado?
24. Comentário (aqui você pode comentar o que quiser)
Agora me conta um pouco sobre o que você conhece sobre Arte.
25. Você já foi ao teatro?
❖ Sim.
❖ Não.
26. Você já foi ao cinema?
❖ Sim.
❖ Não.
27. Você gosta de ler?
❖ Sim.
❖ Não.
28. O que você mais gosta em Arte? Selecione as opções (pode selecionar mais de uma opção).
❖ Pintura.
❖ Escultura.
❖ Cinema.
❖ Fotografia.
❖ Teatro.
❖ Dança.
❖ Música.
❖ Desenho.
❖ Literatura.
❖ Arte Digital.
❖ Outros...
29. Conte um pouco das opções selecionadas.
30. O que você mais gostou de aprender sobre Arte nos anos anteriores?
PRAZO DE ENTREGA: 10/07/2020.
PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira (06/07/2020) e quinta-feira (09/07/2020) das 12:45 às 18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
ONDE FAZER: as atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Também há um formulário para ser respondido no Google Classroom ou no caderno. Caso você faça no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA (como indiquei acima), o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) e a sua resposta.
MÉTODOS DE ENTREGA:
- Via WhatsApp (19) 99442-4392 (professora Bruna) e pelo Google Classroom.
- Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA. Exemplo: Benedita Santos, 6ºD.
ONDE SERÁ DISPONIBILIZADA A AULA: através do blog da escola (https://eeantonioreginato.blogspot.com/), google classroom (classroom.google.com ou pelo aplicativo no celular) e WhatsApp (aplicativo no celular ou web.whatsapp.com).
ORIENTAÇÕES
1 - As aulas anteriores da disciplina Arte estão disponíveis no Youtube (https://www.youtube.com/playlist?list=PLAdEu5NtlLkbIVNLz9eWlaM2N9GA-4XCi).
2 - Tutorial para alunos ensinando como usar o Google Classroom: https://www.youtube.com/watch?v=b6p17VMrbcU . Código da turma 6ºA: 3yakiej ; 6ºB: qhil6u5.
3 - O texto deve ser feito no caderno e entregue por fotos para a professora pelo do Whatsapp. O formulário deve ser respondido no Google Classroom ou no caderno seguindo as orientações. O prazo para entrega é dia 10 de julho.
4 - Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo Whatsapp.
|
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 04/07
1)
Os instrumentos utilizados
comumente nas manifestações culturais populares brasileiras são:
v Violino,
gaita de foles e castanholas.
v Zabumba,
saxofone e rabeca.
v Violão,
flauta e pandeiro.
v Sanfona,
apito e violoncelo.
2)
As manifestações culturais
brasileiras como Bumba Meu Boi, Carnaval e Folia de Reis articulam em sua
realização diferentes linguagens artísticas, como:
v Artes plásticas, escultura e dança.
v Artes do corpo, artes da música e colagem.
v Pintura, iluminação e cenário.
v Teatro de rua, música e dança.
3)
O
bumba meu boi, conhecido também como boi bumbá em algumas regiões
brasileiras, é uma das mais tradicionais danças do folclore brasileiro. A
tradição é uma apresentação típica das regiões Norte e Nordeste do país, que
une dança, música e teatro para contar a história da lenda de um boi. Com
base no processo histórico-social da dança no Brasil, julgue os itens a
seguir, relativos à quadrilha. Algumas composições coreográficas da
quadrilha, tais como a de reverência nos cumprimentos, ou a do cavalheiro ajoelhado
que segura a mão da dama que gira ao seu redor, são movimentos inspirados no
dia a dia do homem do campo.
v Certo.
v Errado.
4)
Quadrilha
(do francês quadrille) é uma modalidade de dança de salão que, no dizer de
Câmara Cascudo, foi "a grande dança palaciana do séc. XIX". Era
originalmente dançada por quatro pares em formação retangular. Resultado da
mistura de várias danças europeias ao longo dos séculos das quais foi
incorporando elementos, especialmente da contradança, teve seu auge no século
XIX, quando foi introduzida no Brasil e, com suas variações juninas, voltou a
ser praticada nos bailes comemorativos aos santos do mês de junho (São Pedro,
São João e Santo Antônio) realizados em cidades como Rio de Janeiro,
Salvador, Fortaleza e Recife a partir da década de 1990. Com relação às
danças e às manifestações artísticas populares da região Centro-Oeste, julgue
os itens que se seguem. Os pantaneiros, habitantes da região pantaneira do
Centro-Oeste, mantêm os seus costumes nas festas e nas danças, com a presença
do som de violas entoando guarânias e polcas, em duelos enriquecidos com os
sapateados e palmeados dos dançarinos.
v Certo.
v Errado.
5)
A
origem da Catira é múltipla, ou seja, ela reúne traços europeus, indígenas e
africanos. A verdade é que desde o período colonial já temos essa dança como
manifestação cultural. Para alguns, ela está associada às atividades dos
tropeiros, o que explica sua característica mais marcante, a qual reúne
somente homens. Estudiosos apontam que como eles faziam o transporte de gado
entre os locais, provavelmente, a dança tenha surgido nos momentos de
descanso e descontração do grupo. A
Catira, também chamada de Cateretê, é uma dança coletiva e popular do
folclore brasileiro. Hoje podemos ver essa dança em quase todas as regiões do
Brasil, com destaque para as regiões:
v Nordeste e Sul
v Sudeste e Centro-Oeste
v Norte e Sudeste
Sul e Centro-Oeste
ATIVIDADES
6º B https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzODE3/a/MTIwOTg2ODE1NzE1/details 6º C https://classroom.google.com/c/MTMzMDU2OTA1NDU0/a/MTIwOTg2ODE1NzQx/details |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
ATIVIDADE
6B
|