terça-feira, 15 de dezembro de 2020

CIÊNCIAS

              ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

Olá alunos e responsáveis. Espero que estejam bem.

Esta é a última semana do ano letivo, e apesar dos nossos esforços, alguns alunos ainda estão em situação delicada. A atividade abaixo é a RECUPERAÇÃO ANUAL – SERVE PARA TER NOTA EM TODOS OS BIMESTRES na minha disciplina. São bem fáceis: poucos exercícios, todos (ou a maioria) de alternativas. Não precisa copiar nada, só colocar o número da pergunta e a letra da resposta, ou responder no próprio arquivo se achar mais fácil.  Estou à disposição para tirar dúvidas (me chame no whats: 14 9191 9861). Os alunos da lista abaixo são os que precisam fazer:

 

6º A

6º B

Alexandre Fernandes

Bruno Amartiello

Ana Laura

Cleiton Henrique

Maria Rita

 

Pietro Junior

Evelin Brasil

Ana Loren

Evelyn Kiara

Gustao Henrique

Isabella Amaral

Kellen Yasmim

Marcela Alessandra

Nikoly Cristiny

Giavana Gabriele

Maria Eduiarda Caires

Julya Beatriz

 

Laura Abarbo

 

 

IMPORTANTE: QUALQUER NOTA E FALTAS, DE QUALQUER BIMESTRE PODEM SER ALTERADAS PELOS PROFESSORES: O SISTEMA ESTÁ ABERTO. O ANO LETIVO AINDA NÃO ACABOU, DÁ TEMPO DE RECUPERAR E REVERTER SE VOCÊ ESTÁ EM UMA SITUAÇÃO DELICADA. PROCURE O PROFESSOR DE SUA DISCIPLINA, ESTAMOS SENDO BEM FLEXÍVEIS NAS PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO.

 

NÃO DESISTAM: O ANO ESTÁ SENDO ANO DESAFIADOR, MAS NADA É PERDIDO. A GENTE SEMPRE APRENDE ALGUMA COISA.

 

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS

6º ANO – PROF. JEAN

 

1.    Julgue as afirmativas abaixo em “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

(__)    A água potável é uma mistura, pois recebeu a adição de uma série de substâncias (como o cloro) na estação de tratamento de água;

(__)         O ar que respiramos é uma substância pura.

(__)         O petróleo é uma mistura de várias substâncias, como gasolina, óleo diesel e asfalto.

(__)         Na natureza é muito raro encontrar uma substância isolada.

 

2.    Não ocorre uma transformação química quando:

A)    um prego enferruja.

B)    uma fruta madura apodrece.

C)    a água evapora.

D)    um comprimido efervescente é colocado em água.

E)    o álcool queima.

 



 

3.    Que parte do olho pode ser considerada uma tela de cinema:

A)    A íris.

B)    A retina.

C)    A glândula lacrimal.

D)    O nervo óptico.

 

4.    Que parte do corpo recoloca as imagens enviadas pelos olhos na posição correta:

A)    Coração.

B)    Nariz.

C)    Olhos.

D)    Cérebro.

 

5.    Na atividade abaixo você vai classificar os seres vivos quanto ao número de   células que ele possui. Lembrando que os seres vivos podem ser unicelulares ou pluricelulares: Leão:____________________

Alga microscópica:___________

sapo:_____________________

Bactéria:_________________

Avestruz:_____________

Protozoários:_______________.

 

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

6º ANO A: 26s3sas

 

6º ANO B: yebujiw ou o7uhxna

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

Olá alunos e responsáveis. Espero todos estejam bem. Estamos na reta final deste difícil ano, o Conselho de Classe é no dia 23 (uma segunda) e, se ficou complicado fazer as atividades passadas, estou enviando uma proposta de recuperação deste 4º bimestre. É bem fácil: 5 exercícios, todos de alternativas. Não precisa copiar nada, só colocar o número da pergunta e a letra da resposta. Estou à disposição para tirar dúvidas por qualquer um dos canais descritos abaixo.

 

IMPORTANTE: QUALQUER NOTA E FALTAS, DE QUALQUER BIMESTRE PODEM SER ALTERADAS PELOS PROFESSORES: O SISTEMA ESTÁ ABERTO. O ANO LETIVO AINDA NÃO ACABOU, DÁ TEMPO DE RECUPERAR E REVERTER SE VOCÊ ESTÁ EM UMA SITUAÇÃO DELICADA. PROCURE O PROFESSOR DE SUA DISCIPLINA, ESTAMOS SENDO BEM FLEXÍVEIS NAS PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO.

 

NÃO DESISTAM: O ANO ESTÁ SENDO ANO DESAFIADOR, MAS NADA É PERDIDO. A GENTE SEMPRE APRENDE ALGUMA COISA.

 

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS

6º ANO – 4º BIMESTRE – PROF. JEAN

 

 

1.    Relacione os conceitos indicados pelas letras na primeira coluna com os conceitos indicados na segunda coluna:

(A) Litosfera      • O conjunto total de água do planeta (rios, lagos, oceanos, etc.) (____)

(B) Hidrosfera    • A parte sólida formada a partir das rochas. (____)

(C) Atmosfera     • As regiões em que é possível haver vida no planeta. (____)

(D) Biosfera       • A camada de ar que envolve o planeta. (____)

 

2.    Comparando a forma de um pêssego com a da Terra, quais são as camadas do interior da Terra, imaginando o caroço, a polpa e a casca do pêssego (assinale a alternativa correta).

A)    Caroço – Crosta; Polpa – Manto; Casca – Núcleo.

B)    Caroço – Núcleo; Polpa – Manto; Casca – Crosta.

C)    Caroço – Manto; Polpa – Hidrosfera; Casca – Crosta.

D)    Caroço – Manto; Polpa – Núcleo; Casca – Crosta.

 

3.    Relacione as duas colunas fazendo a correspondência entre o tipo de rocha e seu modo de formação:

(A)  Magmáticas                        

(B)   Sedimentares

(C)  Metamórficas

      (   ) Originadas dos fragmentos de outras rochas que se depositaram em camadas e se compactaram.

(   )         Originadas a partir do resfriamento e solidificação do magma.

(   )    Originadas a partir da transformação de uma rocha pré-existente, sob a ação de altas temperaturas e pressões.

 

4.    É comum encontrarmos fósseis em rochas do tipo:

A)    Sedimentar.

B)    Magmática.

C)    Erosiva.

D)    Metamórfica.

 

5.    As figuras abaixo mostram animais que já existiram em nosso planeta, mas que foram extintos há muito tempo. Sabemos da existência destes animas mesmo sem nunca termos convivido com eles, pois eles deixaram marcas de sua passagem pelo planeta. 





Estas marcas são chamadas de:

A)    registros fotográficos.

B)    registros fósseis.

C)    registros ambientais.

D)    registros humanos.

 

 

 

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ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

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6º ANO A: 26s3sas

 

6º ANO B: yebujiw ou o7uhxna

 

 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINA 151 (adaptada)

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – PLANETA TERRA

ATIVIDADE 8 - FÓSSEIS

 

ATENÇÃO: O CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI. TAMBÉM PODE SER ACESSADO ATRAVES DO LINK: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio/

 

Prezados alunos e responsáveis. Veremos nesta semana a importância que os fósseis tem para entendermos melhor a história da vida no planeta. Para explorar o tema, começamos com uma tirinha e depois um texto que descreve como se formam. O vídeo sugerido é bastante descritivo e sugiro fortemente que assistam ele antes de responder os exercícios. Desejo uma ótima semana a todos.




 


 

Faça a leitura do texto abaixo e, ao final, assista ao vídeo indicado.

 

Fossilização em Rochas

 

     A fossilização resulta da ação combinada de processos físicos, químicos e biológicos e ocorre quando a natural decomposição e desaparecimento do ser, que morreu, seja interrompida e haja preservação de sua estrutura. Para que ela ocorra, são necessárias algumas condições, como o rápido soterramento do organismo e a ausência de ação bacteriana, que é a responsável pela decomposição dos tecidos. Também influenciam na formação dos fósseis o modo de vida do animal e a composição química de seu esqueleto.

     A fossilização pode dar-se de diferentes modos:

·         Incrustação: ocorre quando substâncias trazidas pelas águas se infiltram no subsolo, alojando-se em torno do animal ou planta, revestindo-o. Ocorre, por exemplo, em animais que morreram no interior de cavernas.

·         Permineralização: Ocorre com bastante frequência quando as substâncias minerais são depositadas em cavidades existentes em ossos e troncos, por exemplo. É assim que se forma a madeira petrificada.

·         Recristalização: Também conhecido como mumificação, é um tipo de arranjo da estrutura cristalina de um mineral, dando-lhe mais estabilidade. Em ambientes muito secos e áridos, a rápida desidratação também leva à preservação de animais e corpos humanos.

·         Carbonificação: ocorre quando há perda de substâncias voláteis (gás oxigênio, gás hidrogênio e gás nitrogênio, principalmente), restando uma película de carbono.

 

1.   Durante a construção de uma estrada, os técnicos encontraram um tipo de rocha no qual observaram uma disposição em camadas sucessivas e a presença de alguns fósseis de caramujos entre essas camadas. Que tipo de rocha era essa?

 

2.   Observe a figura do tiranossauro ao lado. Este animal existiu há cerca de 65 milhões de anos. Então, como os cientistas conseguem estudá-lo? (Assinale a alternativa correta).

A)   Pelo estudo da atmosfera primitiva da Terra.

B)   Pelo estudo das camadas da Terra.

C)   Pelo estudo dos fósseis.

D)   Todas as alternativas estão corretas

 

3.   Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas afirmativas abaixo:

A)   (   )A ciência que estuda os fósseis chama-se fossilização.

B)   (   )As partes duras são as mais difíceis de fossilizar.

C)   (   )Rochas com as mesmas espécies fósseis podem ter a mesma idade relativa.

D)   (   )Os fósseis encontram-se frequentemente nas rochas sedimentares.

E)   (   )Os fósseis são importantes na reconstituição da história da Terra.

 

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   ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

 

27/11/2020

 

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINA 150 (adaptada)

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – PLANETA TERRA

ATIVIDADE 7 – TIPOS E ORIGEM DAS ROCHAS

Tipos de Rochas

 

ATENÇÃO: O CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI. TAMBÉM PODE SER ACESSADO ATRAVES DO LINK: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio/

 

 

 

Olá alunos e responsáveis. Nesta aula, veremos um tema importante para compreendermos melhor nosso mundo. As primeiras ferramentas usadas pelo ser humano eram feitas de rochas. Desde o início, conhecer as características das rochas nos permitiu criar ferramentas cada vez mais complexas, e isso ocorre até hoje. Nesta atividade, são 3 exercícios. No primeiro, há 3 cartões com informações incompletas sobre os tipos de rochas: no primeiro, é descrito como se forma: você deve identificar qual tipo de rocha é essa e dar 2 exemplos; no segundo, é mencionado o tipo de rocha (sedimentar): você deve   escrever como se forma e dar 2 exemplos; o último cartão eu fiz como exemplo. As questões 2 e 3 são bastante simples, basta assistir o vídeo indicado ou acessar o link anexado para respondê-los. Boa semana a todos.

 

Fontes para consulta:

https://www.youtube.com/watch?v=zq54OCjKRN4&ab_channel=CanalFutura (duração: 11:21)

https://www.todamateria.com.br/tipos-de-rochas/

 

 



 

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GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

6º ANO A: 26s3sas

 

6º ANO B: yebujiw ou o7uhxna

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

PRAZO DE ENTREGA

 

06/11/2020

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINA 146 a 149 (reproduzidas abaixo)

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – PLANETA TERRA

ATIVIDADES 4, 5 E 6 – ATMOSFERA, LITOSFERA, HIDROSFERA E BIOSFERA

 

ATENÇÃO: O CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI. TAMBÉM PODE SER ACESSADO ATRAVES DO LINK: 

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/SPFE%206%20ano%

20EF%20Vol4%20MIOLO%20Completo_APROVADO.pdf

 

 

Prezados alunos e responsáveis. Nesta aula, continuamos com o objetivo de compreender melhor o nosso planeta. A necessidade de dividir o conhecimento que temos em categorias – como veremos nesta atividade e nas demais sobre a composição do planeta – é importante devido à quantidade de informações obtidas e continuamente descobertas. São 5 exercícios sobre as características da camadas da Terra. No primeiro, uma análise atenta da imagem é o bastante para completar os espaços, completei alguns para servir de exemplo. No segundo e terceiro exercício, é importante ler com atenção o texto em destaque e observar bem a imagem para obter a resposta. No quarto, fazer uma rápida pesquisa para completar a parte sobre a biosfera, fiz um dos quadros para servir de exemplo. Por fim, no quinto, basta pintar com cores diferentes as camadas da Terra representadas.

 

Leia o texto a seguir:

         Quando olhamos para o céu, podemos perceber que nem todas as coisas que vemos, estão na mesma altura. Por exemplo, dependendo das condições do tempo, é possível observar: insetos e pássaros voando, balões, drones, nuvens, helicópteros e aviões. Sabemos também que há muitos satélites artificiais presentes acima da atmosfera.

         Como é possível pássaros e objetos se manterem na atmosfera? A atmosfera formou-se quando o planeta Terra, depois de um elevado aquecimento, resfriou-se. Vapor d’água, gases e outros elementos, provenientes do interior da Terra, emergiram e parte desses gases e elementos dissiparam-se no espaço, contudo alguns fixaram-se ao redor do planeta em decorrência da gravidade atuante.

         Por este motivo, os meteorologistas costumam dividir a atmosfera em camadas distintas, sendo que cada uma delas possui características diferentes em relação às outras.

Fonte: Elaborado pela Equipe de Ciências do Ensino Fundamental da SEE para o Material de Apoio ao Currículo Paulista

 

1.    A imagem, a seguir, ilustra as principais camadas da atmosfera: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.




         Após a leitura do texto, observação da imagem, localize no livro didático, em atlas, sites ou outra fonte com mais informações sobre as camadas da atmosfera para responder às seguintes questões e completando os espaços:

A)    A ___________________ é a camada de ar que vai do solo à altitude de aproximadamente 15 km. É nessa camada que os ventos, as nuvens, a neve e a chuva se formam. É nela que também ocorrem as tempestades, os raios e trovões.

B)     A camada de ozônio é a que protege o planeta Terra das radiações ultravioletas emitidas pelo Sol e situa-se na camada da estratosfera. É nessa camada que circulam aviões e jatos.

C)    Na mesosfera, camada que fica entre a ______________________________________ e _______________________, as temperaturas são muito baixas, podendo chegar a -90ºC.

D)    Também chamada de Ionosfera, devido à alta concentração de íons, na camada termosfera orbitam os satélites e ônibus espaciais e sua temperatura aumenta   na medida em que aumenta a altitude, podendo chegar à 1500 ºC.

E)     A última camada, chamada ___________________, é constituída por hidrogênio e a outra metade de gás hélio. A temperatura é elevada, chegando a5 00ºC. É nessa camada que orbitam os satélites artificiais.

 

Leia o texto a seguir:

 

         A estrutura da Terra tem uma formação considerada ideal, com uma superfície irregular, constituída por áreas planas, áreas montanhosas, vales e outras formas de relevo, denominada litosfera ou crosta terrestre. A litosfera é uma zona sólida e rígida, que compreende a crosta e a parte mais externa do manto (manto superior).

         A figura, a seguir, nos mostra, um corte transversal da Terra, suas camadas e as esferas que a compõe.



         Observe a imagem acima e responda:

2.    Qual(is) a(s) camada(s) representada(s) na imagem que corresponde(m) à litosfera?

 

3.    Com quais camadas a litosfera mantém contato direto?

 

4.    Agora que você conhece um pouco mais sobre a atmosfera e a litosfera, continue seus estudos sobre as esferas da Terra, fazendo uma pesquisa sobre as demais esferas que a compõe. Faça a pesquisa no livro didático, na internet ou em outra fonte e registre as informações obtidas referentes às características da hidrosfera e Biosfera, e preencha a tabela:

 

 

Hidrosfera

Biosfera

A hidrosfera compreende as águas marinhas e continentais. Também se associa a fase sólida, que são os gelos continentais e marinhos.

 

 

5.    Depois de ter realizado sua pesquisa sobre hidrosfera e biosfera, complete o quadro abaixo com desenhos e/ou cores que caracterizem cada uma das esferas citadas.



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 ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINA 145 e 146 (reproduzidas abaixo)

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – PLANETA TERRA

ATIVIDADE 2 – AS CAMADAS DA TERRA

 

ATENÇÃO: O CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI.

 

Olá alunos e responsáveis. Nesta aula, damos início a uma nova unidade temática: Terra e Universo. Nesta aula, o objetivo é compreender um pouco melhor sobre as camadas da Terra (crosta, núcleo e manto essencialmente), já quo o comportamento dessas camadas tem reflexos diretos nos ambientes aos quais os seres vivos estão adaptados, inclusive os seres humanos. É proposta uma pesquisa simples, com 3 exercícios. Para o exercício 1, o texto disponível nessa atividade já fornece a resposta, para os demais é necessária uma pesquisa rápida. Deixei duas sugestões de fontes que são mais do que suficientes para responder os exercícios 2 e 3: um vídeo de 3 minutos e um link para uma página com um texto curto sobre o assunto. Boa semana.

 

 

Para facilitar o estudo da estrutura do planeta Terra, foram elaboradas duas classificações para as camadas da Terra: uma em relação à composição química e outra conforme seu comportamento físico.




 

De acordo com sua composição química, a Terra se divide em crosta, manto e núcleo. Segundo seu comportamento físico, nosso planeta está dividido em litosfera, astenosfera, mesosfera, núcleo externo e núcleo interno.

Conhecer a estrutura da Terra, é conhecer uma série processos que influenciam a dinâmica de transformação do planeta ao longo do tempo.

 

Para conhecer um pouco mais sobre o planeta Terra e suas camadas, reúna-se novamente em grupo e, utilizando o livro didático ou pesquisas na internet, responda às seguintes questões:

1.   Existe outra denominação para classificar as camadas da Terra? Quais são?

 

2.    Indique quais são as principais características das camadas da Terra.

Sugestão de fonte:

http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Estrutura-Interna-da-Terra-1266.html

https://www.youtube.com/watch?v=sd9GcZpXZ7k (duração: 3:07)

 

3.   Comparando a Terra a um ovo cozido, pode-se ter uma ideia de como o planeta é dividido em camadas:

 

 



           A gema (1), a clara (2) e a casca do ovo(3) são comparadas às quais estruturas da Terra de acordo com a figura acima?

 

 

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   ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 18 (reproduzida abaixo)

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

ATIVIDADE 3 – TIPOS DE DROGAS

 

Olá alunos e responsáveis. A atividade desta semana tem como objetivo conhecer algumas características básicas sobre drogas e seu funcionamento no organismo. Para isso, é proposta uma pesquisa com 4 itens para ser respondidos na forma de uma tabela. Eu fiz a primeira linha como exemplo. Não terão dificuldades em encontrar as informações solicitadas.

 

Para compreendermos melhor essa questão, é preciso considerar que existem diferentes tipos de drogas, classificadas de acordo com o tipo de alteração que causam no organismo. Podemos chamá-las de drogas depressoras, estimulantes ou perturbadoras. Com a orientação de seu(sua) professor(a), faça uma pesquisa sobre a ação dessas drogas no cérebro. Utilize livros, sites e outras fontes confiáveis para levantar essas informações e organizá-las preenchendo o quadro a seguir:




 

As drogas mencionadas acima também podem ser classificadas em drogas lícitas e drogas ilícitas. Pesquise o significado desses termos e preencha o quadro a seguir com a definição e alguns exemplos:




 

 

 

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6º ANO A: 26s3sas

 

6º ANO B: yebujiw ou o7uhxna

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/09 ATÉ 23/10

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINAS 14 e 15 (reproduzida abaixo)

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

ATIVIDADE 1 – CONHECENDO O SISTEMA ÓSSEO

 

PRAZO DE ENTREGA  - 23/10/2020


 Olá alunos e responsáveis. Nesta semana o objetivo é compreender a importância dos ossos para os animais através de 2 exercícios simples tirados do Caderno do Aluno. No primeiro é proposto uma palavra cruzada que pede 6 respostas para completá-la. Os quadrados em roxo eu completei para dar uma dica das demais palavras. No segundo exercício são apresentadas 3 imagens e 3 funções dos ossos. Só relacionar as imagens com a função. No link disponibilizado, há informações e imagens importantes sobre o esqueleto. Boa semana a todos.

1.   Resolva as palavras cruzadas. Nos quadrados em destaque, surgirá uma das funções dos ossos, que é a sua capacidade de produzir células do SANGUE.

 



1. Animal invertebrado. Pode ser consumido dentro de sua “casquinha”. Assemelha-se ao caranguejo.

2. Órgão humano que apresenta o tecido muscular cardíaco.

3. Tipo de contração dos músculos lisos.

4. O mosquito do gênero Aedes, animal que não possui ossos, pode transmitir esta doença.

5. As menores unidades vivas que compõem os seres vivos.

6. Nome dado ao conjunto de ossos de um animal.

          

 

2.   Analise as imagens abaixo e relacione à qual função do nosso esqueleto está representada nelas.

 

 


 

Fonte para consulta:

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemaesqueletico.php

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/09 ATÉ 16/10

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINAS 11 E 12 (reproduzidas abaixo)

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

ATIVIDADE 3 E 4 – LENTES CORRETIVAS E SISTEMATIZANDO OS CONHECIMENTOS

 

Prezados alunos e responsáveis, a atividade semanal consiste em 4 exercícios que concluem – para o 6º ano – nossos estudos sobre a visão: o foco são os problemas mais comuns relacionados à ela. Para o primeiro exercício, as duas primeiras colunas não devem ser novidades, pois é só buscar na tabela passada   na aula anterior. É importante que assistam a aula indicada no link anexado pois tem todas as informações necessárias para completar adequadamente o quadro (no Caderno do Aluno, a tabela tem uma linha a mais, sobre a “presbiopia”, esta última não é necessária neste momento). Para os exercícios   2 a 4 é necessária uma pesquisa rápida na Internet, há inúmeros sites confiáveis que irão ajudar. Boa semana a todos.

 

1.   Responda no quadro a seguir, em poucas palavras, o local do olho humano onde se forma a imagem refletida pela luz, as características do tipo de dificuldade ou não de enxergar uma imagem e o nome do tipo de lentes de correção para cada situação de visão.


 

Sugestão de fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=JVjve3z-rVc (duração: 11:56)

 

2.   Quais fatores do ambiente ou hábitos pessoais podem prejudicar ou alterar uma boa visão?

 

3.   Quais fatores exercícios e comportamentos podem garantir a saúde de nossos olhos?

 

4.   Como podemos colaborar ou auxiliar pessoas com baixa visão e/ou sem visão?

 

 

*NOVIDADE: mande suas dúvidas e atividades também pelo WhatsApp. O número é: 99191 9861

**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINAS 12 (reproduzidas e adaptadas abaixo)

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

ATIVIDADE 1 – CONHECENDO O SISTEMA MUSCULAR

 

Prezados alunos e responsáveis, na atividade desta semana voltamos ao tema sobre a locomoção dos seres vivos. Na abordagem anterior, vimos que o sistema nervoso é responsável pelo controle do corpo, incluído aí os movimentos. Nesta aula, o objetivo é destacar a importância do sistema muscular para os seres vivos. Para os exercícios 1 a 4 não é necessária nenhuma pesquisa para respondê-los, certamente terão facilidade nas respostas, não precisa estar correto, mas as respostas obviamente devem ter relação com as perguntas. O exercício 5 não está no Caderno do Aluno, mas as informações para completar o esquema estão no texto. OBSERVAÇÃO: o esquema pede alguns exemplos de animais vertebrados e invertebrados: essa informação não está no texto, mas uma pesquisa rápida irá dar vários exemplos que podem ser citados. É necessário copiar o esquema no caderno.

 

Ao longo do dia, nós realizamos diversas atividades e nos movimentamos de diferentes maneiras. Os outros animais também. Os movimentos e deslocamentos do corpo auxiliam os animais a caçar, fugir de predadores, se esconder etc. Para realizar estes movimentos, uma série de estruturas do corpo entram em ação. Até mesmo atos simples da nossa rotina, como sentar ou ficar em pé, requerem a participação destas estruturas.

 

Reflita sobre as perguntas a seguir e anote as respostas em seu caderno:

 

1.   Você conhece um animal que precise correr para caçar a presa? Dê alguns exemplos.

 

2.   E um animal que precise fugir? Cite alguns.

 

3.   Você se lembra de alguma situação em que não haja movimento ou deslocamento dos animais? Qual?

 

4.   Você já parou para pensar em quais estruturas são responsáveis pela locomoção e sustentação nos animais?

 

5.   Leia o quadro a seguir e complete os quadros em vermelho no esquema abaixo com as informações solicitadas em verde.

 

A sustentação e os movimentos dos corpos dos animais são realizados por estruturas denominadas músculos. Estas estruturas, presentes em vertebrados e invertebrados, representam a parte ativa do aparelho locomotor. São responsáveis pelos movimentos e, ao mesmo tempo, pela estabilidade corporal, mesmo quando o indivíduo está em repouso. Além disso, os músculos contribuem para dar o formato externo do corpo de alguns animais.

 



 

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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINAS 11 E 12 (reproduzidas abaixo)

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

ATIVIDADE 3 E 4 – LENTES CORRETIVAS E SISTEMATIZANDO OS CONHECIMENTOS

 

Prezados alunos e responsáveis, a atividade semanal consiste em 4 exercícios que concluem – para o 6º ano – nossos estudos sobre a visão: o foco são os problemas mais comuns relacionados à ela. Para o primeiro exercício, as duas primeiras colunas não devem ser novidades, pois é só buscar na tabela passada na aula anterior. É importante que assistam a aula indicada no link anexado pois tem todas as informações necessárias para completar adequadamente o quadro (no Caderno do Aluno, a tabela tem uma linha a mais, sobre a “presbiopia”, esta última não é necessária neste momento). Para os exercícios 2 a 4 é necessária uma pesquisa rápida na Internet, há inúmeros sites confiáveis que irão ajudar. Boa semana a todos.

 

1.   Responda no quadro a seguir, em poucas palavras, o local do olho humano onde se forma a imagem refletida pela luz, as características do tipo de dificuldade ou não de enxergar uma imagem e o nome do tipo de lentes de correção para cada situação de visão.




Sugestão de fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=JVjve3z-rVc (duração: 11:56)

 

2.   Quais fatores do ambiente ou hábitos pessoais podem prejudicar ou alterar uma boa visão?

 

3.   Quais fatores exercícios e comportamentos podem garantir a saúde de nossos olhos?

 

4.   Como podemos colaborar ou auxiliar pessoas com baixa visão e/ou sem visão?

 

 

 

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 14/09  ATÉ  18/09


CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINAS 10 E 11 (reproduzidas abaixo)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
ATIVIDADE 2 – TIPOS COMUNS DE DEFEITOS DA VISÃO?

Olá alunos e responsáveis. Na atividade desta semana são sugeridos dois exercícios de leitura e análise de texto. No link indicado há um texto (com imagens) sobre os tipos mais comuns de defeitos da visão e suas características. No exercício 1, coloquei uma tabela para organizar os dados da pesquisa e permitir uma comparação. O exercício dois é bem simples: observe a imagem, use sua pesquisa e o link indicado e escreva se a imagem representa um olho normal, um olho com miopia ou um olho com hipermetropia.

Para conhecer algumas alterações ou problemas da visão, o professor irá orientar o desenvolvimento de uma pesquisa sobre o motivo pelo qual algumas pessoas não possuem nitidez na formação de imagens, as possíveis formas de correção e o que são e para que servem as lentes convergentes e divergentes. Após a pesquisa, observe as imagens a seguir e responda às questões propostas.

Observação: a letra “A” invertida marcada nas figuras dos olhos representa o local onde a imagem é formada no olho. Dependendo do local de onde a imagem é formada, a pessoa terá ou não uma alteração em sua visão.

Fonte sugerida:

1.    Baseado em sua pesquisa e na observação das imagens, complete a tabela abaixo sobre as características de cada uma das alterações na visão, indicando também as características do formato do olho humano para cada tipo de problema
Doença
Dificuldade
ao enxergar
Formato
do olho
Local de formação
-em teoria- da imagem ***
Outras
características
MIOPIA




HIPERMETROPIA




ASTIGMATISMO




PRESBIOPIA




*** na verdade, a imagem sempre se forma na retina, mas como
o formato do olho ou outras estruturas  não são como deveria, a imagem fica embaçada.
O foco ficaria um pouco mais à frente ou atrás.


2.   Indique se a figura representa o olho de uma pessoa com visão normal, o olho de uma pessoa com miopia ou o olho de uma pessoa com hipermetropia. As imagens são apenas representações, ou seja, não correspondem ao tamanho, forma, proporção e cores reais.




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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09
CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINAS 7 E 8 (reproduzidas abaixo)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
ATIVIDADE 3 - COMO SE FORMAM AS IMAGENS?

Prezados alunos e responsáveis, a atividade desta semana tem o objetivo de fazer os alunos reconhecerem aspectos básicos da formação das imagens. Para isso, é proposto 3 experimentos muito simples, mas os resultados são interessantes e atendem o objetivo proposto.
É bastante recomendável que se faça em grupo de até 4 pessoas, mas pode ser feito sozinho. Na impossibilidade de realizar os experimentos, assistir os vídeos com atenção. Cada um dos vídeos sugeridos – com duração muita curta - descreve como fazer e os resultados obtidos.
Apesar da descrição no Caderno do Aluno ser de fácil entendimento, o que se pede nesta atividade é:
·         Copiar o título de cada um dos 3 experimentos.
·         Fazer um desenho da imagem do experimento em dois momentos: antes de usar a água e depois.
·         Colocar legendas (uma seta indicando o copo, a água, a moeda, a imagem, etc.).
·         Para cada experimento, deve-se ter uma figura como as descritas logo acima.
·         No experimento da câmara escura, há 3 opções para fazer, escolher a que julgar mais adequada. Fazer um desenho representando a imagem que vemos e a que aparece na caixa

A luz é um elemento essencial para obtermos a visão, mas para que possamos ver as coisas como realmente elas são, alguns fatores interferem na formação das imagens. Vamos conhecer agora como se formam as imagens através de 3 experimentos:

1.    EXPERIMENTO DA REFRAÇÃO: Para este experimento, será necessário utilizar os seguintes materiais: um prato fundo, um copo transparente, uma moeda, um lápis e água. Com a orientação de seu(sua) professor(a), observe o lápis e a moeda quando colocados em diferentes recipientes (copo e prato) com e sem água. É importante anotar a distância onde se encontra o observador em relação aos objetos. Observe a moeda e o lápis nos diferentes momentos e anote se as imagens sofreram alterações e o porquê. Em seu caderno, faça um esquema, por meio de desenho, da reprodução do experimento. 2.
Descrição do experimento 1:
Descrição do experimento 2:

2.    EXPERIMENTO DA CÂMARA ESCURA: Para este experimento, será necessário utilizar uma caixa de papelão ou uma lata média e seguir as instruções contidas nos vídeos abaixo Há vários tipos de câmara escura e seu grupoirá decidir qual delas vocês irão construir. Após construída a sua câmara escura, observe o que ocorre com a imagem refletida no fundo da caixa. Em seu caderno, faça um esquema por meio de desenho, demonstrando o processo de realização do experimento.
Descrição do experimento 3:



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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 31/08 ATÉ  04/09


CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
ATIVIDADE 2 – CONHECENDO O OLHO HUMANO

Prezados alunos e responsáveis, a atividade semanal consiste em 1 exercício, mas em duas partes. Na primeira, o objetivo é conhecer alguns componentes do olho humano, para isso, use as fontes indicadas: observe com atenção às imagens e faça a correspondência com a figura do exercício, preenchendo os quadros. Não é necessário desenhar no caderno, apesar de recomendável. Na segunda parte, é necessária uma leitura mais atenta das fontes indicadas para descrever brevemente a função de cada parte.

Para você entender como o olho humano funciona, com a ajuda do professor, realize uma pesquisa sobre suas partes e respectivas funções. Para tanto, utilize a internet. Em seguida, complete os quadros em branco da imagem a seguir com os nomes das partes externas e internas do olho e descreva as respectivas funções nas linhas abaixo, utilizando as informações obtidas durante a pesquisa.

Esclera: _______________________________________________________
Coroide: _________________________________________________________
Retina: ___________________________________________________________
Córnea: __________________________________________________________
Íris: ___________________________________________________________
Pupila:___________________________________________________________
Cristalino: ________________________________________________________
Músculos ciliares: _________________________________________________

Fontes sugeridas:



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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 19 e 20 (reproduzidas abaixo)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3: SISTEMA NERVOSO E INTERAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS LOCOMOTOR (OU ESQUELÉTICO) E NERVOSO.
ATIVIDADE 6 E 7 – SISTEMA SENSORIAL E SISTEMATIZANDO O CONHECIMENTO

Prezados alunos e responsáveis, a atividade semanal consiste em 2 exercícios. Para o primeiro, é fornecido um vídeo como sugestão de fonte: é mais do que suficiente para responde-lo. No segundo, ler com atenção as afirmações, verificar o conteúdo produzido no caderno e o disponível no Caderno do Aluno e assinalar verdadeiro ou falso.

1. Você deve ter percebido que existem órgãos responsáveis por realizar a conexão entre o ambiente e o organismo. Faça uma pesquisa em sites de referência e até mesmo atlas e revistas de ciências, para auxiliá-lo a responder às seguintes questões:
a) Quais são os órgãos dos sentidos?

b) Que funções importantes desempenham esses órgãos para os seres vivos?

c) Qual o sistema responsável em identificar, interpretar e responder a todos os nossos sentidos?

Fonte sugerida:

2. Considerando os estudos realizados até o momento, leia com atenção as afirmações apresentadas e identifique-as como verdadeira (V) ou falsa (F):
a. (  ) Os sistemas do corpo humano funcionam separadamente, sem nenhuma articulação entre eles.
b. ( ) O sistema nervoso é o responsável em receber as mensagens, interpretá-las e enviar a resposta adequada para a região do corpo em que está ocorrendo a situação.
c. (  ) Todos os movimentos que realizamos acontecem graças à integração dos sistemas muscular e esquelético com o sistema nervoso do nosso corpo.
d. ( ) Os sistemas sensoriais não dependem da ação do sistema nervoso para permitir nossa percepção do mundo ao redor, ou seja, sentir os cheiros, ouvir etc.
e.( ) As interações entre os sistemas nervoso e musculoesquelético só acontecem nos seres humanos; nos demais vertebrados, não ocorre.


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PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08

CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 17 e 18 (adaptada)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3: SISTEMA NERVOSO E INTERAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS LOCOMOTOR (OU ESQUELÉTICO) E NERVOSO.
ATIVIDADE 3 - VAMOS APROFUNDAR NOSSOS CONHECIMENTOS

A atividade semanal consiste em 4 exercícios. No primeiro, espera-se que relacionem a função do sistema nervoso com os movimentos do corpo: é necessário consultar as respostas da aula anterior. O segundo e terceiro exercício exige uma pesquisa em sites, há inúmeros bons sites que podem fornecer essas informações. No quarto, pensar na situação descrita e descrever outros movimentos envolvidos.

A proposta agora é aprofundar seus conhecimentos e, para tanto, você deve pesquisar em livros didáticos, atlas de anatomia humana ou sites da Internet, sobre como funciona a interação entre os sistemas nervoso, muscular e esquelético. Registre as informações encontradas no seu caderno de acordo com os itens a seguir:

1.   Descreva qual a participação do sistema nervoso em relação às ações motoras desenvolvidas pelo nosso corpo.

2.   Descreva o que são as articulações e onde elas estão localizadas no nosso corpo.

3.   Qual a função dos ligamentos? E das articulações? Descreva.

4.   O envio de impulsos pelo sistema nervoso, a contração muscular e a articulação dos ossos permitem os movimentos, como por exemplo, durante uma partida de futebol. Que outros movimentos no corpo foram ativados durante essa ação?


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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 16
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3: SISTEMA NERVOSO E INTERAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS LOCOMOTOR (OU ESQUELÉTICO) E NERVOSO.
ATIVIDADE 1 - SISTEMA NERVOSO: COMPOSIÇÃO E FUNCIONAMENTO GERAL

A atividade semanal consiste em 4 exercícios. Para os 3 primeiros pesquisar em sites da internet ou usar a fonte sugerida para localizar as respostas. O exercício 4 é bastante simples, se precisar de ajuda, uma pesquisa rápida irá fornecer as informações necessárias.

1.   Quais elementos compõem o Sistema Nervoso?

2.   Quais as funções desempenhadas pelo Sistema Nervoso Central?

3.   Quais as funções desempenhadas pelo Sistema Nervoso Periférico?

Fonte sugerida: https://www.youtube.com/watch?v=C6SzM6O3HdQ  (duração: 3:07)

4.   Observe as imagens a seguir, onde estão representados os seguintes grupos de seres vivos: protozoários, bactérias, fungos e animais. Relacione corretamente as figuras 1,2, 3 e 4 com seus grupos:


( A ) Figura 1                                         (     ) Animal
( B ) Figura 2                                         (     ) Bactéria
( C ) Figura 3                                         (     ) Fungo
( D ) Figura 4                                         (     ) Protozoário

*link testado em 02/08/2020.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

PREZADOS ALUNOS E RESPONSÁVEIS: ESTA É A SEMANA FINAL DO SEGUNDO BIMESTRE, ATENDENDO A PEDIDOS, É DEDICADA À RECUPERAÇÃO E REAVALIAÇÃO DE CONTEÚDOS PASSADOS DURANTE ESTE PERÍODO NÃO PRESENCIAL.

ESTAREI DISPONÍVEL DE FORMA ONLINE DURANTE ESTA SEMANA ( 28 A 31 DE JULHO ) NO PERÍODO DAS 19 ÀS 23 HORAS PARA TIRAR DÚVIDAS E PRESTAR ESCLARECIMENTOS DE FORMA IMEDIATA ATRAVÉS DOS CANAIS ABAIXO:
E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)


RESUMO DAS ATIVIDADES PASSADAS ATÉ AGORA (ver detalhes e orientações nas postagens semanais ou comparecer durante o atendimento online)

1º BIMESTRE
ATIVIDADE 1 (27 de abril a 1 de maio):
Exercícios 1 e 2:
1.   Assista o vídeo do link ao lado e responda os exercícios. Se possível, faça o experimento em casa.    https://www.youtube.com/watch?v=U0LbDogajz8
2.   Leia o texto do link ao lado para responder os exercícios abaixo:

ATIVIDADE 2 (4 a 8 de maio):
Somente 1 exercício:
1.    Assista o vídeo do link ao lado e responda os exercícios.   
a)    Registre em seu caderno as informações escritas no vídeo.
b)   Cite ao menos uma diferença entre os estados sólido, líquido e gasoso.

ATIVIDADE 3 (11 a 15 de maio):
Exercícios 1 e 2:
1.   Assista o vídeo do link abaixo.  
2.   Assista o vídeo do link abaixo.

ATIVIDADE 4 (18 a 22 de maio):
Pesquisa:
Uma ferramenta fundamental para podermos conhecer os seres vivos são os microscópios. Faça uma pesquisa sobre os tipos mais comuns de microscópios: o MICROSCÓPIO DE LUZ e o MICROSCÓPIO ELETRÔNICO. Aborde os seguintes pontos sobre os dois tipos de microscópio:


2º BIMESTRE
ATIVIDADE 5 (08 a 12 de junho):
Responder 2 exercícios:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINAS 7, 8 E 9
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1: CÉLULA COMO UNIDADE DOS SERES VIVOS
ATIVIDADE 3 - VAMOS APROFUNDAR NOSSOS CONHECIMENTOS

ATIVIDADE 6 (15 a 19 de junho):
Responder 1 exercício:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 9 (reproduzida abaixo)
PARTES FUNDAMENTAIS DA CÉLULA
A imagem a seguir representa o modelo tridimensional de uma célula animal. Com a ajuda de livros didáticos, internet ou outros recursos, nomeie as estruturas identificadas pelos números 1 a 13.

ATIVIDADE 7 (22 a 26 de junho):
Desenhar uma célula vegetal, com legendas:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 9 (reproduzida abaixo)
ATIVIDADE 4 - CONHECENDO OUTROS TIPOS DE CÉLULA
Depois de terem aprendido um pouco sobre a célula animal, aproveite esse momento da pesquisa nos livros didáticos ou na internet e desenhe ou cole uma imagem do modelo de uma célula vegetal no seu caderno de Ciências. Verifique se há estruturas que não são comuns na célula animal. E caso encontre, identifique-as no mesmo desenho ou imagem que registraram

ATIVIDADE 8 (29 de junho a 03 de julho):
Responder 2 exercícios:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINAS 9 E 10
DIFERENTES TIPOS DE CÉLULAS DO NOSSO CORPO
Leia com atenção o texto da página 10, reveja os vídeos da aula anterior (os links abaixo) e responda os exercícios 1 e 2.

ATIVIDADE 9 (06 a 10 de julho):
Responder 3 exercícios:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 12
ATIVIDADE 6 – DESVENDANDO O MICROSCÓPIO
Leia com atenção o texto “Enxergando o invisível” que está na página 12 e responda os exercícios abaixo:

ATIVIDADE 10 (13 a 17 de julho):
Responder 4 exercícios:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 13
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS
ATIVIDADE 1 – LEITURA DA IMAGEM “A PAREDE DO CORAÇÃO”
Os exercícios 1 a 4 abaixo foram retirados do Caderno do Aluno (página 13).
ATENÇÃO: o objetivo nesses exercícios não são as respostas estarem corretas, reflita sobre o que você já sabe até aqui e o que aprendeu e registre suas ideias

ATIVIDADE 11 (20 a 24 de julho):
Completar uma cruzadinha:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINAS 10 E 14 (adaptada)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS
ATIVIDADE 2 - LEITURA DO TEXTO “ORGANIZANDO OS SERES VIVOS”
Orientações para responder a cruzadinha:
·         São 11 palavras-chaves para completar.
·         Faça uma leitura atenta das páginas 10 e 14 para encontrá-las.
·         A palavra número 5 já foi feita como exemplo.
·         Você pode responder fazendo uma lista de 1 a 11 com as palavras que julgar correta ou como na cruzadinha, mas sem desenhar os quadrados.


ORIENTAÇÕES PARA O ACESSO AO GOOGLE CLASSROOM:
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
6º ANO A: 26s3sas

6º ANO B: yebujiw




 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINAS 10 E 14 (adaptada)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS
ATIVIDADE 2 - LEITURA DO TEXTO “ORGANIZANDO OS SERES VIVOS”

Orientações para responder a cruzadinha:
·         São 11 palavras-chaves para completar.
·         Faça uma leitura atenta das páginas 10 e 14 para encontrá-las.
·         A palavra número 5 já foi feita como exemplo.
·         Você pode responder fazendo uma lista de 1 a 11 com as palavras que julgar correta ou como na cruzadinha, mas sem desenhar os quadrados.

1.
2.
3.
4.
5. MEMBRANA PLASMÁTICA
6.
7.
8.
9.
10.

**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
6º ANO A: 26s3sas

6º ANO B: yebujiw
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 13
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS
ATIVIDADE 1 – LEITURA DA IMAGEM “A PAREDE DO CORAÇÃO”

Os exercícios 1 a 4 abaixo foram retirados do Caderno do Aluno (página 13).
ATENÇÃO: o objetivo nesses exercícios não são as respostas estarem corretas, reflita sobre o que você já sabe até aqui e o que aprendeu e registre suas ideias.

1.   Como estão organizados os seres vivos?

2.   Como os órgãos se relacionam?

3.   Que órgão está sendo representado na imagem abaixo? Você conhece a função que ele desempenha no corpo? Se sim, comente.

4.   Ao observarmos a imagem ampliada do recorte do coração, podemos afirmar que o órgão representado está organizado em camadas. Que camadas são essas? Faça os registros no seu caderno.

**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
6º ANO A: 26s3sas

6º ANO B: yebujiw


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 12
ATIVIDADE 6 – DESVENDANDO O MICROSCÓPIO

Leia com atenção o texto “Enxergando o invisível” que está na página 12 e responda os exercícios abaixo:

1.   O texto refere-se a um instrumento utilizado para ampliar objetos muito pequenos, que teve e tem até hoje uma importância significativa para os pesquisadores. Comente, a partir de seu entendimento, qual instrumento estamos referenciando e descreva qual é a sua importância para os pesquisadores.

2.   Quando e por quem foi construído o primeiro microscópio?

3.   Pesquise sobre outros tipos de microscópios que não foram citados no texto e que são muito usados em laboratórios e pesquisas científicas.


**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
6º ANO A: 26s3sas

6º ANO B: yebujiw

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07


CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINAS 9 E 10
DIFERENTES TIPOS DE CÉLULAS DO NOSSO CORPO

Leia com atenção o texto da página 10, reveja os vídeos da aula anterior (os links abaixo) e responda os exercícios 1 e 2.

2. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso):

(  ) Todas as células apresentam o mesmo formato.
(  ) Células só são encontradas em animais.
(  ) Todos os seres vivos possuem muitas células.
(  ) As células possuem estruturas em seu interior que atuam em conjunto para garantir sua sobrevivência.
(  ) Seres eucariontes não possuem membrana celular.
(  ) Plantas são seres vivos pluricelulares e procariontes.
(  ) Bactérias são seres vivos unicelulares e procariontes.


*links testados em 28/06/2020.
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
6º ANO A: 26s3sas

6º ANO B: yebujiw



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 9 (reproduzida abaixo)
ATIVIDADE 4 - CONHECENDO OUTROS TIPOS DE CÉLULA

Depois de terem aprendido um pouco sobre a célula animal, aproveite esse momento da pesquisa nos livros didáticos ou na internet e desenhe ou cole uma imagem do modelo de uma célula vegetal no seu caderno de Ciências. Verifique se há estruturas que não são comuns na célula animal. E caso encontre, identifique-as no mesmo desenho ou imagem que registraram

A Atividade consiste em pesquisar uma célula vegetal, ou seja, de uma planta, desenhá-la e colocar legendas, do mesmo modo da atividade anterior.

Os vídeos dos links abaixo ajudarão a entender melhor o conceito de uma célula, assim como as diferenças entre as células vegetais, animais e de bactérias.

*links testados em 22/06/2020.

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
6º ANO A: 26s3sas

6º ANO B: yebujiw



CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 9 (reproduzida abaixo)
PARTES FUNDAMENTAIS DA CÉLULA

A imagem a seguir representa o modelo tridimensional de uma célula animal. Com a ajuda de livros didáticos, internet ou outros recursos, nomeie as estruturas identificadas pelos números 1 a 13.


Sugestões de sites para a pesquisa:



*links testados em 15/06/2020.

ATENÇÃO:
A partir dessa semana as atividades serão postadas também na plataforma Google Clasroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Clasroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
6º ANO A: 26s3sas

6º ANO B: yebujiw


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06


CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINAS 7 E 8
SENSIBILIZAÇÃO Á TEMÁTICA: MATÉRIA E ENERGIA

Assistir o vídeo descrito abaixo do título (link abaixo) – página 7 - e responder exercício A até D da página 8.


*link testado em 08/06/2020.
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05

Uma ferramenta fundamental para podermos conhecer os seres vivos são os microscópios. Faça uma pesquisa sobre os tipos mais comuns de microscópios: o MICROSCÓPIO DE LUZ e o MICROSCÓPIO ELETRÔNICO. Aborde os seguintes pontos sobre os dois tipos de microscópio:
·         Quando foram inventados.
·         Aumento possível.
·         Breve descrição de como funciona.
·         Principal utilidade.

Sugestão de texto para leitura:

*link testado em 17/05/2020.
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05

    1.   Assista o vídeo do link abaixo.  
Descreva as principais etapas da produção do sal a partir da água do mar.
    2.   Assista o vídeo do link abaixo.
a)   Descreva brevemente como o petróleo bruto é destilado.
b)   Cite 3 produtos derivados do petróleo e sua utilização.

*links testados em 10/05/2020.
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


1.   Assista o vídeo do link ao lado e responda os exercícios.   
a)   Registre em seu caderno as informações escritas no vídeo.
b)   Cite ao menos uma diferença entre os estados sólido, líquido e gasoso.

 ENVIAR PARA O E-MAIL: 
jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

1.    Assista o vídeo do link ao lado e responda os exercícios. Se possível, faça o experimento em casa.    https://www.youtube.com/watch?v=U0LbDogajz8
a)    Qual ou quais das misturas preparadas podem ser classificadas como homogêneas? Por que?
b)   Qual ou quais das misturas preparadas podem ser classificadas como homogêneas? Por que?

2.    Leia o texto do link ao lado para responder os exercícios abaixo:
a)    O petróleo é uma mistura homogênea ou heterogênea? Justifique.
b)   Quais substâncias podem ser obtidas a partir do refino do petróleo?
c)    O que significar destilar uma mistura?



Atividade 1: (EF06CI01) Tipos de misturas

1.       Pesquise o significado dos conceitos abaixo, todos relacionados às misturas.
a)      Substância química
b)      Mistura.
c)       Mistura homogênea.
d)      Mistura heterogênea.
e)      Fase.
2.       Classifique as misturas abaixo como homogêneas ou heterogêneas.
a)      Água + açúcar
b)      Petróleo.
c)       Sal + areia.
d)      Ar atmosférico.
e)      Serragem + areia.

Atividade 2: (EF06CI02) Reações químicas

1.       O que é uma transformação química?
2.       Qual a diferença entre uma transformação química e um transformação física? Dê exemplos.
3.  Pesquise algumas evidências que estão, de modo geral, associadas à ocorrência de transformações químicas.
4.       Classifique os fenômenos abaixo como transformação química ou transformação física.
a)      Amassar um papel.
b)      Fotossíntese realizada pelas plantas;
c)       Quebrar um copo de vidro;
d)      Ferver a água;
e)      Dissolução do açúcar em água;
f)        Alimento decompondo-se no lixo;
g)      Congelamento da água;
h)      Queima do carvão;
i)        Produção de queijo a partir do leite;
j)        Transformação de tecido em roupas;
k)      Triturar o carvão para obter o carvão ativo;
l)        Aquecer uma panela de alumínio;
m)    Queima de papel;
n)      Queima de combustíveis no motor dos automóveis;
o)      Azedamento do leite;
p)      Corte de um bolo;
q)      Digestão de alimentos;
r)       Enferrujamento de uma palha de aço;
s)       Amassar uma latinha de alumínio.

2 comentários:

  1. Preciso saber onde mandar qual email porque algumas matérias não tem qual email

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  2. Como posso mandar as atividades q eu fiz para o professor?

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