quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA


ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

ATIVIDADES

 

 

ATIVIDADES DE PORTUGUÊS DO 4º BIMESTRE:

 

       Atividade está no Caderno Aprender Sempre:

 

       Aula 1 => TRABALHANDO COM O GÊNERO TEXTUAL O CONTO - MARIA ANGULA, Página 03, 04 e 05.

 

       Aula 2=> ESTRUTURA NARRATIVA DO CONTO DE MISTÉRIO E/OU ASSOMBRAÇÃO, Página 06, 07 e 08.

 

       Aula 3=> RECONHECENDO CENÁRIOS DAS NARRATIVAS DE MISTÉRIO, Página 09 e 10.

 

       Aula 4=> A LÍNGUA, VÁRIAS LINGUAGENS, Página 25, 26, 27 e 28.

 

OBSERVAÇÃO: RETIRAR O CADERNO “APRENDER SEMPRE” NA ESCOLA E. E. PROF. ANTÔNIO REGINATO

Qualquer dúvida, podem escrever no mural do Google Classroom, me chamar no grupo do WhatsApp ou no privado, no horário das nossas aulas.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

PRAZO DE ENTREGA

 

Data 11/12 (sexta-feira)

 

     Solicito a entrega de todas as atividades até no máximo Sexta-Feira (11/12)

 

ATIVIDADES

 

 

ATIVIDADES DE PORTUGUÊS DO 4º BIMESTRE:

 

       Atividade está no Caderno Aprender Sempre:

 

       Aula 1 => TRABALHANDO COM O GÊNERO TEXTUAL O CONTO - MARIA ANGULA, Página 03, 04 e 05.

 

       Aula 2=> ESTRUTURA NARRATIVA DO CONTO DE MISTÉRIO E/OU ASSOMBRAÇÃO, Página 06, 07 e 08.

 

       Aula 3=> RECONHECENDO CENÁRIOS DAS NARRATIVAS DE MISTÉRIO, Página 09 e 10.

 

       Aula 4=> A LÍNGUA, VÁRIAS LINGUAGENS, Página 25, 26, 27 e 28.

 

OBSERVAÇÃO: RETIRAR O CADERNO “APRENDER SEMPRE” NA ESCOLA E. E. PROF. ANTÔNIO REGINATO

Qualquer dúvida, podem escrever no mural do Google Classroom, me chamar no grupo do WhatsApp ou no privado, no horário das nossas aulas.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

PRAZO DE ENTREGA

 

       Até 04/12/2020 sexta-feira via WhatsApp ou Classromm

 

 

ATIVIDADE





 

 

EXEMPLO:

 

De acordo com o TRECHO 1 (FOTO ACIMA) o texto foi extraído de uma notícia de jornal. Observa-se o emprego da norma culta da língua portuguesa. O Emprego dessa variedade linguística está de acordo com o contexto de produção desse texto? Porque?

 

Resposta: O texto está de acordo com a norma culta porque é um texto de pesquisa do Instituto de Ciências Biomédicas e ele traz resultado da pesquisa que foi publicado revista Científica

 

FIQUE SABENDO:

 

O que é Variação linguística? => É o movimento comum e natural de uma língua, que varia principalmente por fatores históricos e culturais. Modo pelo qual ela se usa, sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto histórico, geográfico e sociocultural no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente.

 

 

 

Responda:

 

2) Leia o trecho da música “Samba do Arnesto” de Adoniran Barbosa.

 

O Arnesto nos convidou pra um samba, ele mora no Brás

Nós fumos, não encontremos ninguém

Nós voltermos com uma baita de uma reiva

Da outra vez, nós num vai mais

Nós não semos tatu!”

 

No trecho lido, qual a variedade linguística empregada pelo autor? Porque ele escolheu essa forma de linguagem para compor este samba?

 

 

3) No trecho da música “Tiro ao Álvaro” de Demônios da Garoa, existem palavras que são exemplos de variação linguísticas. Encontre e escreva quais são essas palavras

 

“De tanto levar

Frechada do teu olhar

Meu peito até

Parece sabe o quê?

Táuba de tiro ao Árvaro

Não tem mais onde furar

Teu olhar mata mais que bala de carabina

Que veneno estricnina

Que peixeira de baiano”

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

 

       Até 27/11/2020 sexta-feira via WhatsApp ou Classromm

 

 

 



 

 

Tirinha 3 - O grande manual das pequenas ilusões

 




 

 

Responda:

 

A)   Qual o gênero textual dos textos lidos?

 

B)   Que características esses textos têm em comum em sua constituição?

 

C)   Geralmente, em que tipo de suporte esse texto é publicado: Jornais? Revistas? Gibis?

 

D)   Para quem se destinam esses textos?

 

E)   Qual a função das imagens nesse gênero textual?

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

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ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

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-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

PRAZO DE ENTREGA

 

       Até 13/11/2020 sexta-feira via WhatsApp ou Classromm

 

Leia os trechos a seguir, 1 e 2, observando como as falas das personagens são identificadas.

 

TRECHO 1

 

 

“ Maria lembrou-se então de que na casa vizinha morava dona Mercedes, cozinheira de mão-cheia, e, sem pensar duas vezes, correu até lá. Perguntou se por um acaso ela sabia fazer sopa de pão com miúdos. A vizinha disse que sabia, explicou que primeiro ela teria que colocar o pão de molho em uma xícara de leite, e depois despejar o pão no caldo e, antes que ferva, explicou que era para acrescentar os miúdos. Maria pergunto à vizinha se seria só isso, sua vizinha afirmou que sim. Maria Angula, virou para a vizinha e disse que isso ela já sabia, e voou para a sua cozinha para que não se esquecesse da receita. No dia seguinte, como o marido lhe pediu que fizesse um ensopado de batatas com toicinho, a história se repetiu. E Maria foi novamente pedir ajuda à Dona Mercedes, perguntando-lhe se ela sabia fazer ensopado de batatas com toicinho. E como da outra vez, tão logo a sua boa amiga lhe deu todas as explicações, Maria Angula lhe disse que isso ela já sabia. E correu imediatamente para a sua casa a fim de prepara-lo. Como isso acontecia todas as manhãs, dona Mercedes acabou se enfezando. Maria Angula vinha sempre com a mesma história. Dizendo que isso ela já sabia, para o arroz de carneiro e para a dobradinha. Repetia sempre que isso eu já sabia! Por isso a mulher decidiu dar-lhe uma lição e, no dia seguinte… Maria Angula novamente foi à procura de Dona Mercedinha. Dona Mercedes perguntou à Maria sobre o que ela queria. Ela lhe respondeu que nada, só gostaria de atender o seu marido que queria jantar um caldo de tripas e bucho. Dona Mercedes lhe disse que isso era fácil demais, antes que Maria Angula a interrompesse, começou a ensinar. Falou para ela ir ao cemitério levando um facão bem afiado. E depois que esperasse chegar o último defunto do dia e, sem que ninguém a visse, retirasse as tripas e o estômago dele. Falou para que quando ela chegasse em casa, lavasse muito bem e cozinhasse com água, sal e cebolas. Depois deixasse ferver uns dez minutos, acrescentasse alguns grãos de amendoim e, assim, estaria pronto, o prato mais saboroso que existe. Como sempre, Maria Angula disse que isso ela já sabia! E, num piscar de olhos, estava ela no cemitério, esperando pela chegada do defunto mais fresquinho.

 

 

” Fragmento adaptado de: Contos de Assombração, 4ª ed. Coedição Latino-Americana. São Paulo, Ática, 1998

 

 

 

 

TRECHO 2

 

...“ Maria lembrou-se então de que na casa vizinha morava dona Mercedes, cozinheira de mão-cheia, e, sem pensar duas vezes, correu até lá. — Minha cara vizinha, por acaso a senhora sabe fazer sopa de pão com miúdos? — Claro, dona Maria. É assim: primeiro coloca-se o pão de molho em uma xícara de leite, depois despeja-se este pão no caldo e, antes que ferva, acrescentam-se os miúdos. — Só isso? — Só, vizinha. — Ah — disse Maria Angula —, mas isso eu já sabia! E voou para a sua cozinha a fim de não esquecer a receita. No dia seguinte, como o marido lhe pediu que fizesse um ensopado de batatas com toicinho, a história se repetiu: — Dona Mercedes, a senhora sabe como se faz o ensopado de batatas com toicinho? E como da outra vez, tão logo a sua boa amiga lhe deu todas as explicações, Maria Angula exclamou: — Ah! É só? Mas isso eu já sabia! — E correu imediatamente para casa a fim de prepará-lo. Como isso acontecia todas as manhãs, dona Mercedes acabou se enfezando. Maria Angula vinha sempre com a mesma história: “Ah, é assim que se faz o arroz com carneiro? Mas isso eu já sabia! Ah, é assim que se prepara a dobradinha? Mas isso eu já sabia!”. Por isso a mulher decidiu dar-lhe uma lição e, no dia seguinte… — Dona Mercedinha! — O que deseja, dona Maria? — Nada, querida, só que meu marido quer comer no jantar um caldo de tripas e bucho e eu… — Ah, mas isso é fácil demais! — disse dona Mercedes. E antes que Maria Angula a interrompesse, continuou: — Veja: vá ao cemitério levando um facão bem afiado. Depois espere chegar o último defunto do dia e, sem que ninguém a veja, retire as tripas e o estômago dele. Ao chegar em casa, lave-os muito bem e cozinhe- -os com água, sal e cebolas. Depois que ferver uns dez minutos, acrescente alguns grãos de amendoim e está pronto. É o prato mais saboroso que existe. — Ah! — disse como sempre Maria Angula. — É só? Mas isso eu já sabia! E, num piscar de olhos, estava ela no cemitério, esperando pela chegada do defunto mais fresquinho.”

 

 

... Fragmento extraído de: Contos de assombração, 4 ª.ed. Coedição Latino-Americana. São Paulo, Ática,1988

 

 

 

RESPONDA:

 

a) Durante as leituras dos dois trechos, vocês encontraram semelhanças? Diferenças? Ou os dois ?

 

 

 

 

b) Que diferenças vocês notam quando compara o trecho 1 com o trecho 2? Essa diferença causa algum efeito na leitura?

 

 

 

 

c) No trecho 1, quem fornece as informações ao leitor a respeito das intenções de Maria Angula?

 

 

 

 

d) No trecho 2, quem fornece as informações ao leitor a respeito das intenções de Maria Angula?

 

 

 

RECUPERAÇÃO

 

"Uma vez um índio me contou esta história sobre um pequeno colibri.

 

Havia um grande incêndio na floresta. Preocupados, os animais fugiam da selva em chamas. Quando todos se encontraram em um lugar seguro, bem distante do fogo, ficaram apenas olhando. Eles sentiam que nada podiam fazer, pois o incêndio era enorme. No entanto, um pequeno colibri decidiu que tentaria apagar o fogo.

 

O pássaro foi até um rio próximo, pegou uma gota de água, sobrevoou a floresta em chamas e lançou a gota que carregava no bico. Enquanto ele ia e vinha, os outros animais lhe perguntavam: “O que você está fazendo? Nada podes fazer, tu és muito pequeno e este incêndio é muito grande”. Alguns animais tinham bicos bem grandes, e não ajudavam.

 

Mas o colibri estava convencido que podia apagar o incêndio e continuou jogando pequenas gotas nas chamas que consumiam as árvores. Nós temos que ser como este colibri. Não podemos sucumbir diante das dificuldades. Temos que ser obstinados. E seguir levando água para apagar o incêndio, apesar dos outros animais.

 

Ao final, diante da floresta queimada, o colibri disse aos demais animais que havia feito o melhor que podia."

 

 

RESPONDA

 

1) O uso de adjetivos cria uma idéia de oposição em:

 

(  ) “ [...]um pequeno colibri decidiu que tentaria apagar o fogo.[...]”

 

(  ) “[...]Alguns animais tinham bicos bem grandes, e não ajudavam.[...]”

 

(  ) “ [...] Eles sentiam que nada podiam fazer, pois o incêndio era enorme.[...]

 

(  ) “ [...] Nada podes fazer, tu és muito pequeno e este incêndio é muito grande.[...]

2) De acordo com a fábula pode-se dizer que o pequeno colibri decidiu apagar o fogo porque

 

(  ) o pássaro era o único com o bico grande.

 

(  ) ele acreditava ser necessário fazer a sua parte.

 

(  ) os outros animais o incentivaram, dizendo que ele seria capaz.

 

(  ) todos os animais concordaram que deveriam fazer o melhor que podessem.

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

Maria Angula

 

 

    Maria Angula era uma menina alegre e viva, filha de um fazendeiro de Cayambe. Era louca por uma fofoca e vivia fazendo intrigas com os amigos para jogá-los uns contra os outros. Por isso, tinha fama de leva-e-traz, linguaruda, e era chamada de moleca fofoqueira.

 

   Assim, viveu Maria Angula até os dezesseis anos, decidida a armar confusão entre os vizinhos, sem ter tempo para aprender a cuidar da casa e a preparar pratos saborosos. Quando Maria Angula se casou, começaram os seus problemas. No primeiro dia, o marido pediu-lhe que fizesse uma sopa de pão com miúdos, mas ela não tinha a menor ideia de como prepará-la.

   Queimando as mãos com uma mecha embebida em gordura, acendeu o carvão e levou ao fogo um caldeirão com água, sal e colorau, mas não conseguiu sair disso: não fazia ideia de como continuar.

   Maria lembrou-se, então, de que na casa vizinha morava dona Mercedes, cozinheira de mão-cheia, e, sem pensar duas vezes, correu até lá.

     — Minha cara vizinha, por acaso a senhora sabe fazer sopa de pão com miúdos?

     — Claro, dona Maria. É assim: primeiro coloca-se o pão de molho em uma xícara de leite, depois despeja-se este pão no caldo e, antes que ferva, acrescentam-se os miúdos.

    — Só isso?

     — Só, vizinha.

     — Ah — disse Maria Angula —, mas isso

eu já sabia!

     E voou para a sua cozinha a fim de não esquecer a receita.            

     No dia seguinte, como o marido lhe pediu que fizesse um ensopado de batatas com toicinho, a história se repetiu:

     — Dona Mercedes, a senhora sabe como se faz o ensopado de batatas com toicinho?

     E, como da outra vez, tão logo a sua boa amiga lhe deu todas as explicações, Maria Angula

exclamou: — Ah! É só? Mas isso eu já sabia! — E correu imediatamente

para casa a fim de prepará-lo.

 

                                                     Texto Fragmentado para fins pedagógicos

 

 

 

 

Responda:

 

1)    Registre as impressões que você teve sobre o conto após a leitura.

 

 

2)    Sobre o conto, anote as informações:

 

 

a)     Que fato motivou a história?

 

 

b)    Quem são as personagens?

 

 

c)     Onde acontecem os fatos?

 

 

d)    Quando acontecem os fatos?

 

     3) Como você imagina o final dessa história? Será que Maria Angula seguiu a receita de Dona Mercedes ? Escreva o final da história:

 

 

 

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

PRESERVAÇÃO

No isolamento, ararinhas-azuis superam expectativas de adaptação

Espécie é considerada extinta na natureza desde 2000. Serão 52 ararinhas reintroduzidas em Curaça/BA.

Publicado em 16/03/2020 14:08

As ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixii) chegaram ao Brasil no dia 3 de março. Desde então, seguem uma rigorosa quarentena para adaptação e observação da espécie. Ela foram liberadas no aviário, mas ainda estão em isolamento com o ambiente externo e outros animais pelos próximos 21 dias.

A viagem das ararinhas foi bem-sucedida. Não houve mortalidade e as aves chegaram em ótimo estado de saúde. Todas elas estão comendo e bebendo normalmente; elas estão calmas e confortáveis em suas novas habitações e se acostumando com o clima da Caatinga. Para auxiliar na recuperação dos animais após a longa viagem, está sendo fornecida a eles a mesma alimentação que tinham na Europa. A comida para as ararinhas-azuis foi trazida no avião junto com as aves, com toda certificação e autorização pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Agricultura (MAPA).

Reintrodução

Em uma ação de organizações internacionais, com o apoio do Governo Federal, espécimes da ave criadas em cativeiro no exterior serão agora reintegradas ao meio ambiente. Entre os vários detalhes específicos da megaoperação está a quarentena, que acontece no Refúgio de Vida Silvestre da Ararinha-Azul, na Bahia.

Além do programa realizado em cativeiro, o Plano de Ação Nacional (PAN) ararinha-azul promoveu a criação das Unidades de Conservação (UCs) onde ocorrerá a soltura das aves em Curaçá. As UCs são geridas pelo ICMBio, garantindo uma maior proteção a essas aves, possibilitando a continuidade do trabalho e auxiliando na educação ambiental e apoio ao turismo e desenvolvimento socioeconômico da região.

Soltura

O passo mais delicado da operação será justamente o momento em que as ararinhas criadas em cativeiro serão soltas. Dessa forma, é necessário o treino do animal para que ele possa sobreviver sozinho. O processo envolve a captura de aves Maracanã para formar grupos com as ararinhas-azuis para auxiliar na reintrodução da espécie no habitat.

A primeira soltura deve ocorrer ao longo do primeiro ano, após a adaptação das aves em um gigantesco recinto construído na Caatinga. Como trata-se de uma ação inédita, não é possível prever o resultado, então todas as experiências de reintrodução envolvendo psitacídeos serão levadas em conta. A ideia, em um primeiro momento, é manter as ararinhas o mais próximo possível do local de soltura, em um espaço mais reservado e sem a interferência de pessoas. Assim, comedouros serão implantados e abastecidos diariamente para que as aves se acostumem à região até iniciarem o processo de migração.

Já o segundo grupo, formado por 20 indivíduos, só deverá ser solto seis meses depois do primeiro. Dessa vez, sem o auxílio das Maracanãs, para que as aves encontrem as ararinhas que já estiverem na natureza.

Para garantir o restabelecimento da espécie na natureza, a equipe de especialistas do ICMBio vai ajudar no crescimento populacional das aves por meio de reprodução controlada. A terceira fase do cronograma de soltura já será com animais que nascerem no Centro de Reprodução até 2021. Além disso, um acordo com mantenedores da ararinha estabelece que todos os criadouros enviem ao refúgio em Curaçá 70% dos filhotes que nascerem anualmente.

RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:

Após a leitura, destaque:

a)      O texto lido pertence a que gênero textual:

(  ) Entrevista             (  ) Notícia             (  ) Carta                 (  ) Conto

 

b)      O fato apresentado da notícia é atual? Explique:

 

Notícia: “ No isolamento, as ararinhas-azuis superam expectativas de adptação ”

1)     Em qual local / mídia esse texto foi publicado ?

 

2)     Qual é o tema do texto ?

 

3)     Qual é o assunto ?

 

4)     O assunto é algo que já aconteceu ou ainda acontecerá ?

 

5)     Quem escreveu esse texto?

 

ATIVIDADES PARA RECUPERAÇÃO

O galo bão

Um homem da cidade, viajando pelo interior, foi pela primeira vez a uma rinha para assistir uma briga de galos. Lá chegando, descobriu que um cara apostava e ganhava todos: não errava uma. O galo que ele apostava vencia sempre.

Como não entendia disso, mas queria ganhar dinheiro, resolveu consultar o apostador antes de jogar o seu dinheiro.

- Meu amigo, vi que ganha sempre e estou querendo apostar na próxima luta. Dá uma dica: qual é agora o galo bom: o branco ou o preto?

- O galo bão é o branco.

E ele não perdeu tempo: apostou logo cem reais no galo branco.

Começa a briga e o galo branco leva uma surra enorme. Em 3 minutos, já estava todo derrubado no chão. O preto venceu com facilidade.

Ele não se conteve e foi tirar satisfação com o apostador:

- Como é, amigo, o senhor não disse que o galo branco era o bom?

E o apostador , com a maior tranquilidade:

- E o senhor não viu que era verdade? O galo branco era o bom, o malvado era o preto!

 

RESPONDA:

 

Assinale a alternativa correta:

 

1)      O humor da piada resulta principalmente:

 

 

a)      Da surpresa do resultado da briga: o galo considerado melhor por ter sido vencido pelo outro galo

b)      Do fato de o apostador ter se enganado pela primeira vez justamente quando foi consultado pelo homem da cidade

c)       do duplo sentido do adjetivo bom: “bondoso” e “o melhor”

 

 

       2) Na linguagem utilizada na piada há um traço de informalidade em:

 

a)      “foi pela primeira vez a uma rinha para assistir a uma briga de galos”

b)      “O galo em que ele apostava vencia sempre”

c)       “E o senhor não viu que era verdade?”

d)      “Dá uma dica: qual é agora o galo bom?” 

 

 

 

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

PRAZO DE ENTREGA

 

       Até 23/10/2020 sexta-feira via WhatsApp ou Classromm


Banhos de Mar:


“Meu pai acreditava que todos os anos se devia fazer uma cura de banhos de mar. E nunca fui tão feliz quanto naquelas temporadas de banhos em Olinda.

         Meu pai também acreditava que o banho de mar salutar era o tomado antes do sol nascer. Como explicar o que eu sentia de presente inaudito em sair de casa de madrugada e pegar o bonde vazio que nos levaria para Olinda, ainda na escuridão?

         De noite eu ia dormir, mas o coração se mantinha acordado, em expectativa. E de puro alvoroço, eu acordava às quatro e pouco da madrugada e despertava o resto da família. Vestíamos depressa e saíamos em jejum. Porque meu pai acreditava que assim devia ser: em jejum. (...)

         Eu não sei da infância alheia. Mas essa viagem diária me tornava uma criança completa de alegria. E me serviu como promessa de felicidade para o futuro. Minha capacidade de ser feliz se revelava. Eu me agarrava, dentro de uma infância muito feliz, a essa ilha encantada que era a viagem diária.

 

         O mar de Olinda era muito perigoso. Davam-se alguns passos em um fundo raso e de repente caía-se num fundo de dois metros, calculo.

         Outras pessoas também acreditavam em tomar banho de mar quando o sol nascia. Havia um salva-vidas que, por uma ninharia de dinheiro, levava as senhoras para o banho: abria os dois braços, e as senhoras agarravam-se a eles para lutar contra as ondas fortíssimas do mar.

         O cheiro do mar me invadia e me embriagava. As algas boiavam. Oh, bem sei que não estou transmitindo o que significavam como vida pura esses banhos em jejum, com o sol se levantando pálido ainda no horizonte. Bem sei que estou tão emocionada que não consigo escrever. O mar de Olinda era muito iodado e salgado. E eu fazia o que no futuro sempre iria fazer: com as mãos em concha, eu as mergulhava nas águas e trazia um pouco de mar até minha boca: eu bebia diariamente o mar, de tal modo queria me unir a ele.

         Não demorávamos muito. O sol já se levantara todo, e meu pai tinha que trabalhar cedo. Mudávamos de roupa nas cabinas, e a roupa ficava impregnada de sal. Meus cabelos salgados me colavam na cabeça.

         Então esperávamos, ao vento, a vinda do bonde para Recife. No bonde a brisa ia secando meus cabelos duros de sal.

         A quem devo pedir que na minha vida se repita a felicidade? Como sentir com a frescura da inocência o sol vermelho se levantar? Nunca mais?

         Nunca mais. Nunca.”

 

                                         Clarice Lispector. A descoberta do Mundo.

                            Págs. 249-251. Editora Nova fronteira, Rio, 1984.

 Responda as questões abaixo:




 

 


ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10

 



 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

ATIVIDADE







 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09


ATIVIDADE












Exercício 1:







Obs: Releia a reportagem e localize as informações abaixo:
       O que?

       Quando?

       Quem?

       Onde?

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09



Exercício 1:

Leia este trecho de uma reportagem:






O substantivo laranja tem significados diferentes quando colocamos antes dele os artigos O ou A.

a) Ao ler o título do texto, que sentido o leitor normalmente atribui à palavra laranja?

b) Com qual sentido o autor da reportagem empregou essa palavra?



















Leia os textos das imagens e responda as questões abaixo:







                                                               Exercícios:

1O fato que está sendo noticiado, identificando as seguintes informações: o que, quem está envolvido, onde e quando aconteceu.

2) Essas informações aparecem todas no primeiro parágrafo? Explique.

3) Você considera essa notícia importante? Por quê?

4) Que informações apresentadas ajudam a dar objetividade ao texto e sinalizar que se trata de uma notícia que pode ser conferida?

5) Considere a seleção de informações sobre o evento, feita pela jornalista, incluindo também a escolha e a fala das pessoas entrevistadas.

a) Ela leva o leitor a ter uma ideia positiva ou negativa do evento? Por quê?

b) Você diria que essa seleção foi feita com ou sem intenção de produzir esse efeito?


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

ATIVIDADES


Exercício:
Monteiro Lobato: Animais e a Peste Em certo ano terrível...
Animais e a Peste

Em certo ano terrível de peste entre os animais, o leão, mais apreensivo, consultou um macaco de barbas brancas.
- Esta peste é um castigo do céu – respondeu o macaco – e o remédio é aplacarmos a cólera divina sacrificando aos deuses um de nós.
- Qual? – perguntou o leão.
- O mais carregado de crimes.
O leão fechou os olhos, concentrou-se e, depois duma pausa, disse aos súditos reunidos em redor:
- Amigos! É fora de dúvida que quem deve sacrificar-se sou eu. Cometi grandes crimes, matei centenas de veados, devorei inúmeras ovelhas e até vários pastores. Ofereço-me, pois, para o sacrifício necessário ao bem comum.
A raposa adiantou-se e disse:
- Acho conveniente ouvir a confissão das outras feras. Porque, para mim, nada do que Vossa Majestade alegou constitui crime. São coisas que até que honram o nosso virtuosíssimo rei Leão.
Grandes aplausos abafaram as últimas palavras da bajuladora e o leão foi posto de lado como impróprio para o sacrifício.
Apresentou-se em seguida o tigre e repete-se a cena. Acusa-se de mil crimes, mas a raposa mostra que também ele era um anjo de inocência.
E o mesmo aconteceu com todas as outras feras.
Nisto chega a vez do burro. Adianta-se o pobre animal e diz:
- A consciência só me acusa de haver comido uma folha de couve da horta do senhor vigário.
Os animais entreolharam-se. Era muito sério aquilo. A raposa toma a palavra:
- Eis amigos, o grande criminoso! Tão horrível o que ele nos conta, que é inútil prosseguirmos na investigação. A vítima a sacrificar-se aos deuses não pode ser outra porque não pode haver crime maior do que furtar a sacratíssima couve do senhor vigário.
Toda a bicharada concordou e o triste burro foi unanimamente eleito para o sacrifício.

Moral da Estória:
Aos poderosos, tudo se desculpa…
Aos miseráveis, nada se perdoa.
Monteiro Lobato Fábulas.
Observação Importante:
A Fábula lida reproduz um diálogo entre personagens, usa-se o travessão
para indicar a fala de cada uma.
Para indicar a fala das personagens, empregam-se verbos como falar, dizer, responder, retrucar, exclamar, interrogar e indagar entre outros. Esses verbos podem aparecer:

·         Antes da fala da personagem:
“A raposa adiantou-se e disse:
- Acho conveniente ouvir as outras feras [...]”






 Exercício 2:
Leia a história em quadrinhos de Ziraldo:

 Agora, reproduza em forma de diálogo a fala das personagens da história. Para isso empregue travessões e verbos como dizer, indagar, perguntar, responder etc.
Escreva um parágrafo inicial, contando brevemente como as personagens se encontraram, em que lugar estão etc. e explique o que ocorre no decorrer da história.
SUGESTÃO DE RESPOSTA:
“O menino maluquinho passa por um garoto que está tocando violino na rua.
- Aprendendo violino? pergunta ao garoto...”

Observação: Agora continue a história!

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08

ATIVIDADES




Texto 1






























     “Déchiffre moi ou je te devore” (Francês)
     “Decipher me or l’devour you” (Inglês)
     “Descilframe o te devoro” (Espanhol)



Os escritos acima, representados em várias línguas, associam-se à esfinge de Tebas, ser
 mitológico que lançava charadas aos peregrinos (viajantes). Se os viajantes respondessem
 às perguntas por ela feitas, eles eram liberados para continuarem a viagem. Se não
 respondessem, eram eliminados.







2. Seu desafio: Leia as frases que estão em volta da Esfinge. Todas elas significam a 
mesma coisa. Algumas o ajudarão a fazer a tradução para a Língua Portuguesa.

 a) Qual é a tradução?

 b) Qual das línguas o ajudou na tradução?








 3. Agora que você já desenvolveu a primeira tarefa, sua próxima missão será responder
 às charadas abaixo.

 a) Que é que anda com os pés na cabeça?

 b) Qual é o homem que tem cabeça de boi, coração de carneiro e pés de porco?

 c) Qual foi o castigo de Atlas?

 d) Qual é o animal que anda de quatro patas de manhã, de duas ao meio-dia, de três à 
 tarde?

4. Conseguiu responder? Você teria passado pela Esfinge? Se não, não se preocupe. O
 texto abaixo dará as respostas. Será? 

Somente para leitura a Cenas 1 e 2, terá continuidade nas próximas 
aulas




ATIVIDADE 3 – COMPARANDO TEXTOS

1. A seguir, você lerá um trecho do livro “O Minotauro: maravilhosas aventuras dos netos 
de Dona Benta na Grécia Antiga”, de Monteiro Lobato. Essa versão, que também é uma adaptação, corresponde à 6ª Edição, publicada pela Editora Brasiliense, em 1958.





     Imagine que você é um dos peregrinos da história de Monteiro Lobato e vai contar para outro a cena do último parágrafo (Texto 3), utilizando somente o discurso indireto.
Comece assim: O heleno concluiu que o remédio….

a) Grife, no Texto 3, exemplos de discurso direto.

b) Circule, no Texto 3, exemplos da fala do narrador.

c) Qual é, portanto, o foco narrativo do Texto 3?



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
ATIVIDADES


1ª Atividade - A.A.P. de Língua Portuguesa do 2º Bimestre 
 Professora Olívia – 6º ano A/B

ORIENTAÇÕES:   
          Caros alunos dos 6º anos, esta semana inicia-se o 3º Bimestre e a 1ª atividade 
de Português é a A.A.P. (Avaliação da Aprendizagem em Processo) de Língua 
Portuguesa do 2º Bimestre. Esta prova avalia os conteúdos trabalhados durante o 2º
 Bimestre, por isso vem no início do 3º Bimestre.É importante relerem as anotações
 feitas durante o 2º Bimestre, antes de responder a esta avaliação! Leiam e sigam as 
orientações abaixo:
        • Coloquem os seus dados pessoais e os da escola, à caneta azul ou preta
, na folha de resposta (primeira folha da prova);
        • Leiam os textos da prova, com atenção, para responder a todas as questões;
       • Verifiquem o que está sendo solicitado em cada questão;
       • Grifem as palavras mais importantes de cada questão;
       • Releiam os textos para depois assinalar a alternativa;
       • Preencham o gabarito, à caneta azul ou preta;
        • Fotografem a folha de resposta (primeira folha da prova) com seus dados pessoais e os da escola;
       • Enviem esta foto através do Google Classroom ou do meu WhatsApp particular até o dia 10/08/20 (segunda-feira). 

Texto 1




























     “Déchiffre moi ou je te devore” (Francês)
     “Decipher me or l’devour you” (Inglês)
     “Descilframe o te devoro” (Espanhol)



Os escritos acima, representados em várias línguas, associam-se à esfinge de Tebas,
 ser mitológico que lançava charadas aos peregrinos (viajantes). Se os viajantes 
respondessem às perguntas por ela feitas, eles eram liberados para continuarem a viagem. 
Se não respondessem, eram eliminados.










=



2. Seu desafio: Leia as frases que estão em volta da Esfinge. Todas elas significam a mesma coisa. Algumas o ajudarão a fazer a tradução para a Língua Portuguesa.

 a) Qual é a tradução?

 b) Qual das línguas o ajudou na tradução?








 3. Agora que você já desenvolveu a primeira tarefa, sua próxima missão será responder às charadas abaixo.

 a) Que é que anda com os pés na cabeça?

 b) Qual é o homem que tem cabeça de boi, coração de carneiro e pés de porco?

 c) Qual foi o castigo de Atlas?

 d) Qual é o animal que anda de quatro patas de manhã, de duas ao meio-dia, de três à tarde?


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
E.E. Prof. ANTÔNIO REGINATO
3º BIMESTRE - Língua Portuguesa

1ª Atividade - A.A.P. de Língua Portuguesa do 2º Bimestre - 03/08/2020 a 07/08/2020 – Professora Olívia – 6º ano A/B

ORIENTAÇÕES:   
          Caros alunos dos 6º anos, esta semana inicia-se o 3º Bimestre e a 1ª atividade de Português é a A.A.P. (Avaliação da Aprendizagem em Processo) de Língua Portuguesa do 2º Bimestre. Esta prova avalia os conteúdos trabalhados durante o 2º Bimestre, por isso vem no início do 3º Bimestre.
         Vocês devem retirar esta prova na escola entre os dias 03/08 a 07/08 (esta semana) das 10h às16h.
         É importante relerem as anotações feitas durante o 2º Bimestre, antes de responder a esta avaliação! Leiam e sigam as orientações abaixo:
        • Coloquem os seus dados pessoais e os da escola, à caneta azul ou preta, na folha de resposta (primeira folha da prova);
        • Leiam os textos da prova, com atenção, para responder a todas as questões;
       • Verifiquem o que está sendo solicitado em cada questão;
       • Grifem as palavras mais importantes de cada questão;
       • Releiam os textos para depois assinalar a alternativa;
       • Preencham o gabarito, à caneta azul ou preta;
        Fotografem a folha de resposta (primeira folha da prova) com seus dados pessoais e os da escola;
       • Enviem esta foto através do Google Classroom ou do meu WhatsApp particular até o dia 10/08/20 (segunda-feira).

ORIENTAÇÃO sobre as AULAS ONLINE do CMSP: Vocês devem assistir às videoaulas de Português, que acontecerão nos dias 04, 06 e 07/08, colocar a data, o tema da aula e fazer algumas anotações no caderno para que quando eu passar atividades sobre essas videoaulas para ser entregues, vocês possam recorrer ao caderno para respondê-las.


Bons estudos!
Professora Olívia







                                    
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
ATIVIDADES


      Inferir informação pressuposta (aquilo se busca alcançar/objetivo/meta)  ou subentendida em um texto literário, com base em sua compreensão global.

      O texto abaixo é o capítulo “O livro comestível”, do livro A reforma da natureza, de Monteiro Lobato. O livro narra as aventuras de Emília e sua amiga Rã, que juntas decidem fazer muitas reformas no sítio. Neste capítulo, elas decidem reformar os livros e torná-los comestíveis. Leia-o para responder as cinco questões seguintes.



O livro comestível

       A maior parte das ideias da Rã eram desse tipo. Pareciam brincadeiras, e isso irritava Emília, que estava tomando muito a sério o seu programa de reforma do mundo. Emília sempre foi uma criaturinha muito séria e convencida. Não fazia nada de brincadeira. — Parece incrível, Rã! - disse ela. - Chamei você para me ajudar com ideia na reforma, mas até agora não saiu dessa cabecinha uma só coisa aproveitável - só “desmoralizações...” — Isso não! A ideia das tetas com torneiras na Mocha foi minha e você gostou muito. A da pulga também. — Só essas. Todas as outras eu tive de jogar no lixo. Vamos ver mais uma coisa. Que acha que devemos fazer para a reforma dos livros? A Rãzinha pensou, pensou e não se lembrou de nada. — Não sei. Parecem-me bem como estão. — Pois eu tenho uma ideia muito boa - disse Emília. - Fazer o livro comestível. — Que história é essa? — Muito simples. Em vez de impressos em papel de madeira, que só é comestível para o caruncho, eu farei os livros impressos em um papel fabricado de trigo e muito bem temperado. A tinta será estudada pelos químicos - uma tinta que não faça mal para o estômago. O leitor vai lendo o livro e comendo as folhas; lê uma, rasga-a e come. Quando chega ao fim da leitura está almoçado ou jantado. Que tal? A Rãzinha gostou tanto da ideia que até lambeu os beiços. — Ótimo, Emília! Isto é mais que uma ideia-mãe. E cada capítulo do livro será feito com papel de um certo gosto. As primeiras páginas terão gosto de sopa; as seguintes terão gosto de salada, de assado, de arroz, de tutu de feijão com torresmos. As últimas serão as da sobremesa - gosto de manjar branco, de pudim de laranja, de doce de batata.
  E as folhas do índice - disse Emília - terão gosto de café - serão o cafezinho final do leitor. Dizem que o livro é o pão do espírito. Por que não ser também pão do corpo? As vantagens seriam imensas. Poderiam ser vendidos nas padarias e confeitarias, ou entregues de manhã pelas carrocinhas, juntamente com o pão e o leite. — Nem precisaria mais pão, Emília! O velho pão viraria livro. O Livro-Pão, o Pão-Livro. Quem soube ler, lê o livro e depois come; quem não souber ler, come-o só, sem ler. Desse modo, o livro pode ter entrada em todas as casas, seja dos sábios, seja dos analfabetos. Otimíssima ideia, Emília! — Sim - disse esta muito satisfeita com o entusiasmo da Rã. - Porque, afinal de   contas, isso de fazer os livros só comíveis para o caruncho é bobagem - podemos fazê-los comíveis para nós também. — E quem deu a você essa ideia, Emília? — Foi o raciocínio. O livro existe para ser lido, não é? Mas depois que o lemos e ficamos com toda a história na cabeça, o livro se torna uma inutilidade na casa. Ora, tornando-se comestível, diminuímos uma inutilidade. — E quando a gente quiser reler um livro? — Compra outro, do mesmo modo que compramos outro pão todos os dias. A ideia, depois de discutida em todos os seus aspectos, foi aprovada, e Emília reformou toda a biblioteca de Dona Benta. Fez um papel gostosíssimo e de muito fácil digestão, com sabor e cheiro bastante variados, de modo que todos os paladares se satisfizessem. Só não reformou os dicionários e outros livros de consulta. Emília pensava em tudo. [...]
(Extraído e adaptado de Lobato, Monteiro. A Reforma da Natureza. São Paulo: Companhia Nacional, 1944)



Agora, responda as questões 1, 2, 3, 4 e 5:

1. Emília deseja fazer a reforma dos livros com o objetivo principal de:

a. Variar o cardápio de comidas.
b. Fazer o livro chegar a todos.
c. Matar a fome dela e da Rã.
d. Acabar com todos os livros

2. Sobre o cardápio que Emília e sua amiga Rã elaboram para o livro, é possível verificar que:

a. Elas não gostam das comidas escolhidas.
b. Elas fazem um cardápio com comidas americanas.
c. Elas inventam um cardápio de comidas brasileiras.
d. O cardápio inventado não mata a fome do leitor.


3. Sobre a participação da amiga Rã na reforma dos livros, nota-se que:

a. Todas as ideias para reformar os livros são elaboradas pela Rã.
b. A Rã não elabora nenhuma ideia para se reformar dos livros.
c. No início, a Rã não deseja mudar os livros, mas depois muda de ideia.
d. A Rã acha que os livros comestíveis irão engordar todos os leitores.


4. Emília diz à Rã que as ideias para a reforma vieram do raciocínio e que o livro foi feito para ser lido. Isso significa que:

a. Emília era esperta e sabia a importância da leitura para a imaginação.
b. Emília pensa que os livros não servem para nada, só ocupam espaço.
c. Emília acha que a leitura de jornais estimula o raciocínio e a criatividade.
d. Emília não valoriza nenhum livro e quer só transformá-los em comida.



5. Por que Emília não reformou os dicionários e livros e consulta?

a. Porque são livros grandes e pesados.
b. Porque eles já eram livros comestíveis.
c. Porque eles não são livros importantes.
d. Porque geralmente são muito usados.


PRAZO DE ENTREGA

Data 31/07 (sexta-feira) os exercícios 1 a 5.

    Solicito a entrega de todas as atividades pendentes até no máximo Quarta-Feira (29/07) para fechamento da nota do Segundo Bimestre.
    O Aluno que teve dificuldades em fazer alguma atividade, favor refazer/reavaliar a atividade, em caso de dúvida procure contato com o professor no particular (014) 99860-8999 Prof: Olívia



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
Atividades

Explorando gêneros textuais 

Leia os textos a seguir.

 Texto 1

“Você sabia que o “Picolé” foi descoberto por uma criança de 11 anos?”

                                                                                                       Márcia Corrales


 Essa delícia gelada foi descoberta por Frank Epperson, quando tinha 11 anos. Morador em São Francisco, EUA, ele esqueceu um copo de suco de abacaxi com uma colher no quintal, numa noite muito fria.

 No dia seguinte, ao acordar, o jovem observou que o suco havia congelado e estava preso à colher, formando uma espécie de gelo e com o sabor do abacaxi. Isto aconteceu em 1905.

Porém, somente em 1912, Frank Epperson apresentou uma receita semelhante ao suco congelado. Com o sucesso da fórmula, Epperson resolveu patentear a receita, no ano de 1913, e comercializou sua invenção.

Já em 1925, os direitos autorais foram vendidos a uma companhia de Nova Iorque.

 Se você fosse um inventor, o que gostaria de criar?



Texto 2

Exercícios:


Depois de ler os textos, responda às questões.

1)    O Texto 1 é um exemplo de gênero textual curiosidades e tem como tema a descoberta do picolé. Responda as questões abaixo com as informações obtidas nele.

a)    O picolé foi descoberto por Frank Epperson quando ele tinha 11 anos. De que maneira isto aconteceu?

b)    Cites os acontecimentos ocorridos em cada ano citado no texto.

c)    Transcreva os verbos presentes no texto que estão no pretérito (passado).

d)    No texto aparecem os termos “patentear” e “direitos autorais”. Procure no dicionário (impresso ou digital) o significado de cada um deles.

e)    Por que este texto pertence ao gênero curiosidades?





2) O Texto 2 é um anúncio publicitário. Responda as questões abaixo com as informações presentes nele.



a)    Produto em destaque:


b)    Nome do produto:



c)     Informações transmitidas:






3) O Texto 2 apresenta o slogan ( a imagem ) “Gostoso pra chuchu e deixa a língua azul!”.

a) A que se refere este slogan?


b) Por que o sorvete deixa a língua azul?


c) O nome do sorvete Sorvezul é a junção de duas palavras. Quais são elas?



          











ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07

PRAZO DE ENTREGA

Os alunos deverão entregar as atividades até o dia 17/07/20
Será feita pelo WhatsApp particular. Prof. Olívia Zinn (14) 99860-8999
E-mail: zinnoliviamaria@gmail.com


“O coronel e o lobisomem”

Num repente, relembrei estar em noite de lobisomem – era sexta-feira.
Já um “estirão” era andado quando, numa roça de mandioca, adveio aquele figurão de cachorro, uma peça de vinte palmos de pêlo e raiva…
Dei um pulo de cabrito e preparado estava para a guerra do lobisomem. Por descargo de consciência, do que nem carecia, chamei os santos de que sou devocioneiro:
– São Jorge, Santo Onofre, São José!
Em presença de tal apelação, mais brabento apareceu a peste. Ciscava o chão de soltar terra e macega no longe de dez braças ou mais. Era trabalho de gelar qualquer cristão que não levasse o nome de Ponciano de Azeredo Furtado. Dos olhos do lobisomem pingava labareda, em risco de contaminar de fogo o verdal adjacente. Tanta chispa largava o penitente que um caçador de paca, estando em distância de bom respeito, cuidou que o mato estivesse ardendo. Já nessa altura eu tinha pegado a segurança de uma figueira e de lá de cima, do galho mais firme aguardava a deliberação do lobisomem. Garrucha engatilhada, só pedia que o assombrado desse franquia de tiro. Sabidão, cheio de voltas e negaças, deu ele de executar macaquice que nunca cuidei que um lobisomem pudesse fazer. Aquele par de brasas espiava aqui e lá na esperança de que eu pensasse ser uma súcia deles e não uma pessoa sozinha. O que o galhofista queria é que eu, coronel de ânimo desenfreado, fosse para o barro denegrir a farda e deslustrar a patente. Sujeito especial em lobisomem como eu não ia cair em armadilha de pouco pau. No alto da figueira estava, no alto da figueira fiquei.

ATIVIDADES


Exercício 1:

O texto é narrativo, porque conta uma história, um fato. Nas narrativas, a personagem principal é denominada protagonista e a que se opõe a ela chama-se antagonista.



a)    Quem é o protagonista no texto?

b)    Quem é o antagonista?

c)    O texto é narrado na primeira ou na terceira pessoa? Transcreva duas formas verbais que justifique sua resposta.





Exercício 2:

Releia o primeiro e o segundo parágrafo e responda.

a) Porque o fato de ser sexta-feira é importante para o início dessa narrativa?

b) O espaço narrativo é rural ou urbano? Esse cenário é adequado aos fatos narrados? Justifique com o texto.

c) Quem é “figurão de cachorro” ?








Exercício 3:

Releia os parágrafos.

Dei um pulo de cabrito e preparado estava para a guerra do lobisomem. Por descargo de consciência, do que nem carecia, chamei os santos de que sou devocioneiro:
– São Jorge, Santo Onofre, São José!


a)   É válido afirmar que, nesse trecho, o coronel tem a intenção de fazer elogios a si próprio? Justifique.


b)   O coronel deixa claro que não precisaria de ajuda dos santos, mas invoca-os (chama-os) assim mesmo. O que esse comportamento pode revelar?





O sumiço dos rabinhos - continue a história




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07


PRAZO DE ENTREGA

Data 10/06 (sexta-feira) os exercícios 1 a 2.
Será feita pelo WhatsApp particular. Prof. Olívia Zinn (14) 99860-8999
e-mail: zinnoliviamaria@gmail.com


Polissemia

Como podemos empregar a mesma palavra para significar “coisas diferente”, conforme o contexto e uso, dizemos que as palavras são polissêmicas. A polissemia é possível porque os sentidos que a palavra vai assumindo nas diferentes situações de uso mantém certa relação entre si.
No nosso dia a dia, é comum o emprego de uma mesma palavra com sentidos diferentes.



ATIVIDADES


Exercício 1:

Observe o uso da palavra “cabeça”, nas manchetes a seguir:

Título 1:
               “ Brasil terá três cabeças de chave no sorteio da Libertadores ”

Título 2:
               “ Bombeiros salvam cão com cabeça entalada em buraco na parede ”

Título 3: “ Pequena câmera cabe na cabeça de um alfinete ”


Título 4: “ Mafalda, a garotinha-cabeça criada por Quino, faz visita ao Brasil ”




a) Explique os sentidos que a palavra cabeça indica em cada título de notícia.

b) Em qual dos títulos a palavra cabeça foi usada com um sentido mais       usual, aquele que geralmente damos a ela ?



Exercício 2:




O sumiço dos rabinhos - continue a história
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

ATIVIDADES

Exercício 1:

Essa história, assim como as fábulas, tem uma moral. Localize-a na estrofe final.



“As formigas a defendê sua casa, o formigueiro, botando o boi pra  corrê da sombra do juazeiro mostraram nessa lição quanto pode a união.
Neste meu poema novo o boi zebu qué dizê que é os mandão do pudê e estas formiga é o povo.”

Responda:

a)    Qual a lição de que o narrador fala?

b)    Copie, no caderno, o ditado popular que melhor apresenta essa moral:

·         “Quem com ferro fere, com ferro será ferido.”
·         “Casa de ferreiro, espeto de pau.”
·         “Quem ama o feio, bonito lhe parece”
·         “A união faz a força”

c)    Segundo o narrador, que o boi representa nessa história? E as formigas?

d)    Explique com suas palavras, o que você entendeu dessa comparação anterior.


Exercício 2 :

Leia o texto:



           O GRITO DO IPIRANGA




Responda:

a)    Que outras lutas pela independência foram citadas no texto? Quando e onde aconteceram?

b)    Quando e onde aconteceu o “GRITO DO IPIRANGA” ?

c)    O que quer dizer a frase “[...] o Brasil era a galinha dos ovos de ouro de ouro de Portugal[...]”

PRAZO DE ENTREGA

 Atividades da semana - prazo máximo de entrega será dia 03/07/2020. (sexta-feira)
E-MAIL: zinnoliviamaria@gmail.com


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06

ATIVIDADES

Exercício 1:

Observe a maneira como o texto foi escrito:



Responda:

a)    Como seriam escritas as palavras destacadas na estrofe acima se tivessem sido registrada de acordo com a ortografia padrão? Responda no caderno.

b)    Por que as palavras foram escritas assim?

c)    Observe também o uso de algumas expressões como as que foram circuladas no texto. Elas são mais comuns na linguagem oral ou na escrita?

d)    Levando em conta as normas da língua padrão, qual é o erro de concordância presente nessa estrofe? Localize-o e explique a resposta no caderno.

Exercício 2 :



Responda:

a)    Você acha que essa variedade linguística é mais característica de alguma parte do Brasil?

b)    Se esse poema estivesse escrito na variedade padrão da língua portuguesa ele seria   mais legal ou menos? Por quê?


Exercício 3:

Leia o trecho a seguir, retirado da obra Vidas secas, do escritor Graciliano Ramos. Ele, que narra a história de retirantes nordestinos, falaria assim:

-       Comprei os mantimentos.Borei o gibão e os alforges na bodega de seu Inácio[...]
A mulher se incharia com a notícia. Talvez não se inchasse. Era atilada, notaria a pabulagem.

Responda:

a)    Pesquise as palavras usadas nesse diálogo.
b)    Consulte o dicionário e anote no caderno o significado das palavras que você desconhece.













ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05


ATIVIDADES



E.E. Prof. ANTÔNIO REGINATO
Nome:_______________________ Nº____6º ano A/B      Data:____/____/____

Atividades de Língua Portuguesa para a semana de 18/05/2020 a 22/05/2020 – Partes I e II - Professora Olívia –6º ano A/B

PARTE I:
Orientações sobre a A.A.P. de Português do 1º Bimestre:


        Preencha, à caneta azul ou preta, a folha de resposta (primeira folha da prova), com seus dados pessoais e os da escola;
     Leia os textos da prova com atenção para responder a todas as questões;
       Verifique o que está sendo solicitado em cada questão;
       Grife as palavras mais importantes de cada questão;
       Releia os textos para depois assinalar a alternativa correta;
       Preencha o gabarito, à caneta azul ou preta;
       Fotografe a folha de resposta (primeira folha da prova) com seus dados pessoais;
       Envie esta foto para o meu WhatsApp particular até o dia 22/05/20 (sexta-feira)


Exercício 1:

Observe o quadrinho ao lado, e invente uma história da qual o quadrinho possa fazer parte.


  
Exercício 2 :

O texto seguinte também conta uma historia leia-o atentamente.



O Jegue cego


a) A história lida é real ou inventada. Justifique
b) Em sua opinião por o autor do conto escolheu um jegue para ser a personagem da história? Lembre-se de que o termo jegue pode ser utilizado como xingamento: estúpido, imbecil.

c) Que sentimento a última fala do jegue despertou em você?


Exercício 3:

Miguel Paiva, cartunista brasileiro, publicou a charge abaixo logo após um acontecimento político no Brasil. ( A charge é um tipo de cartum cujo o objetivo é a crítica humorística imediata de um fato ou acontecimento específico) 




a)  Assim que o homem começa a ler um trecho da constituição, a mulher lhe faz um pedido. Qual ?
b) Que tipo de família brasileira está sendo retratada na charge?

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES

Exercício 1:

Descreva o que você vê em cada imagem.





Exercício 2 :

Essas imagens referem-se a situações de comunicação que fazem parte de uma prática comum no nosso dia a dia. Você sabe que prática é essa?

Exercício 3:

Os textos falados e os textos escritos nessas situações usaram diferentes  mídias,cite exemplos de midias?




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


ATIVIDADES

Exercício 1



 








ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

Exercício 1

CADERNO DO ALUNO

LEITURA DO TEXTO DA PÁGINA 9 E RESPONDER AS QUESTÕES DE 1 A 6

ENVIAR PARA O E-MAIL: 

oliviazinn@professor.educacao.sp.gov.br

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