terça-feira, 15 de dezembro de 2020

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

 

No dia 21/12/2020, conforme o calendário escolar vigente, acontecerá o Conselho de Classe e Série do 4º Bimestre, sendo o último antes do encerramento do ano. Portanto, todas as atividades já foram entregues conforme os prazos estabelecidos em cada respectiva atividade tanto no blog quanto no Classroom.

 

Para fechamento e lançamento ao conselho, os estudantes deverão entregar as atividades em atraso até dia 17/12/2020. As atividades de recuperação referente aos bimestres em aberto estão abaixo, todas em Formulários do Google. Os alunos que não conseguiram realizar atividades, seja pelo motivo que for, devem acessar e preencher os formulários respectivos abaixo. Caso já tenha feito anteriormente não é necessário fazer o preenchimento de novo.

 

Aos alunos que entregaram atividades: essa atividade vem como aprofundamento, cujo caráter nessa situação será de bônus e acréscimo na nota bimestral.

 

Para consultar se você fez ou não a atividade é simples: acesse a plataforma Google Classroom. Lá estarão todas as suas atividades Pendentes, Entregues e Corrigidas. Se entregou por e-mail institucional, a devolutiva foi enviada para o mesmo endereço de e-mail que recebi as atividades. Se tiver dúvidas pode me procurar, porém consulte antes se fez as respectivas atividades nas plataformas.

 

FORMULÁRIOS DE RECUPERAÇÃO

 

1º ao 3º Bimestre: https://forms.gle/UC6wjveqkc4HvMQz5

 

4º Bimestre: https://forms.gle/dyRzpQmccream8iE7

 

TODAS AS ATIVIDADES CONSTAM AS RESPECTIVAS DATAS DE ENTREGA. O PRAZO LIMITE COM ATRASO É 17/12/2020 ÀS 23H59

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

 

Nesta semana, teremos a atividade recuperação e aprofundamento de nossa disciplina. Caso não tenha sido possível atingir conceitos acima da média, essa é a atividade de recuperação, assim como é também para os que fizeram com coerência as atividades e farão o aprofundamento do que trabalhamos durante o bimestre. Todos devem fazer.

 

Link para o formulário: https://forms.gle/2Y4MPiPEecE3BJ9M6 

 

Entrega até 15/12/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

Nesta semana faremos a Atividade 6 – Online ou offline, somos sempre a mesma pessoa das páginas 217 e 218 (início) do Caderno do Estudante de Tecnologia e Inovação – Volume 4.

 

Você já parou para pensar que vivemos frequentemente em vários lugares ao mesmo tempo? O mundo em que vivemos tem um espaço físico (offline), que o planeta e todos os lugares em que passamos, vivemos e interagimos, enquanto também existe o espaço virtual (online), que também é frequentado por nós mas não de forma física, uma vez que nossa conexão é instantânea com qualquer parte deste mundo digital.

Portanto, lembre-se que estamos em mais de um lugar ao mesmo tempo, é importante saber que determinados comportamentos devem estar neles também. Não é porque você está “disfarçado” na internet que deixou de ser você, muito pelo contrário, assim como no mundo offline você deve respeitar os colegas, seguir determinadas regras e usufruir de direitos, no mundo virtual é a mesma coisa.

 

Assim, pensando no que foi exposto acima, realize os exercícios da atividade 6, inclusive as três questões ao final.

 

Obs: sobre a questão 3 da página 218, você pode: procurar e recortar imagens relacionadas, pesquisar ou até mesmo desenhar. Fica a seu critério, podendo utilizar inclusive diversas formas (pesquisar e desenhar, por exemplo).

 

Link do Caderno do Aluno Volume 4: https://drive.google.com/file/d/11pL3ZSVvIT-ooCi1r_s__0I6Rg1oaWXP/view?usp=sharing

 

Entrega até 09/12/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

Nesta semana faremos a Atividade 5 – Plugados cada vez mais cedo das páginas 216 (final) e 2017 (início) do Caderno do Estudante de Tecnologia e Inovação – Volume 4.

 

Pense sobre como você tem contato com a tecnologia e se está sendo usada de forma adequada. Em seguida, você deverá pesquisar conforme o enunciado da atividade da apostila, sobre os perigos da internet e como se proteger. Lembre-se que estamos trabalhando esse assunto desde o início do ano letivo, portanto agora você pode e deve complementar com aprendizados sobre o tema que você teve no decorrer do ano.

 

Ao final, responda a pergunta pessoal se você já teve alguma situação que foi problemática na internet e como lidou com ela. Se não houve mas conhece alguém que teve, pode relatar se a pessoa autorizar, entretanto se for um caso público do seu conhecimento também pode ser partilhado.

 

Link do Caderno do Aluno Volume 4: https://drive.google.com/file/d/11pL3ZSVvIT-ooCi1r_s__0I6Rg1oaWXP/view?usp=sharing

 

Entrega até 01/12/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

Na atividade desta semana, vamos refletir sobre a intensidade do uso de tecnologias e o uso do tempo. Pense em como você utiliza seus recursos tecnológicos, de qual forma e em quanto tempo diariamente suas interações sociais.

 

Nesta semana faremos a Atividade 4 – Tempo e o seu tempo… da página 216 do Caderno do Estudante de Tecnologia e Inovação – Volume 4.

 

Você pode responder os questionamentos desta atividade através de sua reflexão sobre o que é perguntado. Para ajudar você a refletir para esta atividade, responda o quiz que está no link ao final da proposta (Link: http://new.netica.org.br/adolescentes/quiz-uso-excessivo/)

 

Link do Caderno do Aluno Volume 4: https://drive.google.com/file/d/11pL3ZSVvIT-ooCi1r_s__0I6Rg1oaWXP/view?usp=sharing

 

Entrega até 17/11/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

Na atividade desta semana, vamos refletir sobre as mudanças que ocorreram ao longo do tempo nas relações sociais familiares com o aumento do uso da tecnologia em nosso cotidiano.

 

Você deverá assistir o vídeo “Technology and the Family” (Tecnologia e a Família). Apesar dos dizeres no início estarem em inglês, a mensagem do vídeo é visual e não está falada ou escrita em outro idioma, portanto é possível compreender para nosso propósito de reflexão.

 

Preste atenção nos elementos que compõem esse vídeo e perceba que eles mudam freneticamente, assim como temos mudanças no setor tecnológico em uma frequência cada vez maior. Se necessário, assista mais de uma vez para perceber o máximo de mudanças possíveis.

 

Após ver e compreender a mensagem, as mudanças e a reflexão proposta pelo vídeo, responda as questões abaixo. Você pode copiar o quadro e a questão em seu caderno para facilitar a elaboração, ou fazer em meio digital (formato de documento doc ou pdf) para enviar. Fica a seu critério o meio de elaboração (físico ou digital) da atividade que deve ser entregue.

 

Link do vídeo “Technology and the Family”: https://youtu.be/37OLJPjoews




Imagem retirada do Caderno do Professor de Tecnologia e Inovação – Volume 4

 

 

Entrega até 10/11/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

Após perceber quais itens fazem parte do seu cotidiano tecnológico e digital, vamos pensar em como utilizar tais recursos de forma coerente, segura e saudável.

 

Somos nativos digitais, ou seja, desde nosso nascimento temos contato direto e integrado à tecnologia e ao espaço digital. Dessa forma, nos educarmos para a postura em ambientes físicos, como a escola, nossa casa, o parque e outros espaços é tão importante quanto nossa educação em meios digitais, como redes sociais e fóruns online, uma vez que nossa vida não é mais somente física, mas também virtual.

 

Para nossa atividade desta semana, você deverá ler as “10 Dicas Para Uma Internet Segura” abaixo, refletir se sua postura online está de acordo com o que é proposto. Em seguida, deverá responder o questionamento da Atividade 2 – Navegar Com Segurança.

Caso perceba que algumas das suas práticas não estão coerentes com essas 10 Dicas, sugiro que passe a segui-las, a fim de não ter problemas no espaço virtual da internet e tirar proveitos principalmente positivos do meio online.




Imagem retirada do Caderno do Professor de Tecnologia e Inovação – Volume 4

 


 


Imagem retirada do Caderno do Professor de Tecnologia e Inovação – Volume 4

 

 

 

Entrega até 03/11/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

  ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

ATIVIDADES

 

Na semana anterior foi proposto que você refletisse sobre seu desenvolvimento escolar até agora em nossa disciplina de Tecnologia e Inovação. Agora aprofundaremos tais reflexões em nossa atividade da semana.

 

Comece observando os arredores de onde você está neste momento. Quais objetos são tecnológicos? Quais precisam da internet para funcionar com todas as suas funções?

 

Após pensar sobre como e qual a importância desses objetos em seu cotidiano, leia as atividades abaixo e responda ao que se pede.

 

Caso queira, você poderá fazer com mais um colega de turma desde que sejam respeitadas as seguintes orientações: a discussão seja feita em uma plataforma virtual, evitando a proximidade pois estamos em isolamento social; ambos contribuírem para o preenchimento; a entrega deve ser feita por ambos, constando o nome do(a) colega em sua atividade e vice-versa.

Imagem retirada do Caderno do Professor de Tecnologia e Inovação – Volume 4

 

Entrega até 27/10/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

 

 

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10

INÍCIO DO 4º BIMESTRE

 

Você deverá fazer uma análise e autorreflexão da participação nas atividades. Colocarei abaixo alguns pontos que devem ser abordados, porém caso queira adicionar outros relacionados poderá ficar à vontade. Não precisa ser necessariamente escrito, podendo ser feito em outros formatos como já propusemos anteriormente, como gravação de áudio, elaboração de slides, vídeo, etc.

Também não é necessário escrever em forma de tópicos, podendo também ser feito de forma corrida, desde que abordadas as questões abaixo.

 

- Como foi minha (do aluno) participação em Tecnologia e Inovação? O que posso melhorar?

- Minhas expectativas estão sendo cumpridas sobre a matéria? Caso sim, quais? Caso não, o que pode ser feito (tanto por parte do professor quanto por parte do estudante) para que essa resposta se torne positiva?

- Quais sugestões deixo (por parte do estudante) para trabalharmos neste último bimestre que se inicia (opcional).

 

Entrega exclusivamente pelos meios oficiais, com preferência pela plataforma Google Classroom até 20/10/2020 às 23h59.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

A entrega pode ser realizada por e-mail (endereço está abaixo). O discente deverá obrigatoriamente informar a identificação completa (nome, número, turma), período referente da atividade e anexar arquivos de apenas uma atividade por e-mail. Tais orientações não são necessárias para envio via Classroom, uma vez que a plataforma já faz tal organização.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.


 DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

PIXEL: COLORINDO COM NÚMEROS

 

Na atividade desta semana, vocês deverão realizar o que é proposto nas páginas 56 a 58 do Caderno do Aluno de Tecnologia e Inovação do 3º Bimestre.

 

Na atividade da semana, entenderemos como um computador/smartphone entende e transforma os números do sistema binário em imagens.

 

Veja o vídeo a seguir para entender o que é Pixel Art: https://youtu.be/ssR_xPPWasE

 

Agora você deverá ler todas as orientações em sua apostila nas páginas acima descritas. Em seguida, assista o vídeo explicando o que você deve fazer na atividade de decodificar as duas imagens em Pixel Art das páginas 57 e 58: https://youtu.be/Kod-_-zaFXE (esse vídeo consta como “Não Listado” no Youtube, ou seja, só pode ser acessado pelo link. Não é possível encontrá-lo através da ferramenta de busca).

 

Conforme falei no vídeo, na Pixel Art 1, um dos códigos das linhas está incorreta, devendo ser substituída conforme a imagem as orientações a seguir:

 



 

Lembrando: eu mostrei o gabarito da primeira para nossa explicação, que acabou por se tornar um exemplo. Porém, você deverá entregar tanto a Pixel Art 1 quanto a Pixel Art 2 decodificadas.

 

O QUE DEVE SER ENTREGUE: fotografia das Pixel Arts 1 e 2 decodificadas de acordo com as orientações das páginas 57 e 58 do Caderno do Aluno Volume 3 Parte 2.

 

SUGESTÃO COMPLEMENTAR: caso tenha se interessado por Pixel Art, há aplicativos gratuitos para produzir essas imagens. Se quiser, poderá baixar em seu celular Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.onetap.bit8painter&hl=pt_BR) ou iOS (https://apps.apple.com/ao/app/8bit-pintor-pixel-art-editor/id894301273?l=pt). Esse trecho de “Sugestão Complementar” não é obrigatório para entrega.

 

Link do Caderno do Aluno do 3º Bimestre completo caso não tenha retirado na escola: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/novos/6o_Aluno_Volume%203_%20Parte%202_corrigido.pdf

 

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 06/10/2020 às 23h59.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

Atividade: APRENDENDO A PROGRAMAR

 

Na atividade desta semana, vocês deverão realizar o que é proposto nas páginas 55 e 56 do Caderno do Aluno de Tecnologia e Inovação do 3º Bimestre: Atividade 3 - Enigma

 

Um colega chamado Renato recebeu um enigma e você precisa ajudá-lo a desvendar para entregar a atividade da semana! Veja na página 55 de sua apostila o enigma, busque sua solução e registre a mensagem codificada no prédio.

 

Lembre-se: Renato está pedindo sua ajuda pois você tem os cartões de contagem do sistema binário. Utilize-os conforme as atividades que fizemos anteriormente para desvendar a mensagem!

 

 

O QUE DEVE SER ENTREGUE: fotografia do quadro da página 56 do Caderno do Aluno – Volume 3 Parte 2 – com a solução do enigma.

 

Link do Caderno do Aluno do 3º Bimestre completo caso não tenha retirado na escola: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/novos/6o_Aluno_Volume%203_%20Parte%202_corrigido.pdf

 

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 29/09/2020 às 23h59.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.


Atividade: APRENDENDO A PROGRAMAR

Na atividade desta semana, vocês deverão realizar o que é proposto nas páginas 54 e 55 do Caderno do Aluno de Tecnologia e Inovação do 3º Bimestre: Atividade 2 - Contando em Linguagem Binária.

Após produzir os cartões solicitados na atividade 1 da semana passada, você deverá utilizá-los para descobrir os números representados no sistema binário desta atividade.

Lembre-se: os cartões devem estar em ordem crescente, da direita para a esquerda. Quando aparecer o número 0 em sua posição ele deverá estar virado para baixo, porém quando for o número 1 deve estar virado para cima. Veja que em seu Caderno do Aluno de Tecnologia e Inovação há o exemplo do número 10 em linguagem binária. Siga esse exemplo para descobrir os demais números da atividade.

Ao final, informe como ficará no sistema binário os números das letras A até J da página 55.

O QUE DEVE SER ENTREGUE: resolução das atividades “A” a “J” da página 55 do Caderno do Aluno de Tecnologia e Inovação do 3º Bimestre.


Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 22/09/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

Atividade: APRENDENDO A PROGRAMAR

Na atividade desta semana, vocês deverão realizar o que é proposto nas páginas 53 e 54 do Caderno do Aluno de Tecnologia e Inovação do 3º Bimestre: vamos aprender a linguagem que os computadores usam.

Essa linguagem dos computadores se baseia em conjuntos de números 0 e 1, por isso é conhecido como Sistema Binário. Leia o texto “Qual linguagem o computador usa?” de sua apostila para compreender mais a fundo como funciona. Para compreender mais a fundo, veja o vídeo “O que é e como funciona o sistema binário? [CT Responde]”: https://youtu.be/rm8G7aTTnLA

Em seguida, é pedido na página 53 da apostila que você elabore 6 cartões, com os números que fazem parte desse sistema. Faça esses cartões e não descarte ao final desta atividade, pois utilizaremos na próxima aula.

Ao final, informe como ficará no sistema binário os números das letras A até J da página 54 conforme as orientações que constam na apostila, sendo o número 0 quando o cartão estiver virado para baixo e o número 1 quando o cartão estiver virado para cima. Não esqueça: os cartões devem estar em ordem crescente, da direita à esquerda, para que dê certo.

Veja no exemplo como ficará a letra A. Perceba que para contar o número 1, precisamos apenas do primeiro cartão da direita, representado pelo “1” nesta posição. Já os demais devem ficar abaixados, representados pelo “0”.

EXEMPLO
a)    01: R: 0 0 0 0 0 1

O QUE DEVE SER ENTREGUE: resolução das atividades “A” a “J” da página 54 do Caderno do Aluno de Tecnologia e Inovação do 3º Bimestre.


Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 15/09/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09
Olá pessoal, tudo bem? Após o retorno de nosso recesso, retomaremos nossas atividades escolares. Espero que tenham aproveitado o tempo para repor as energias.

Nossa atividade é: você deverá assistir a aula do CMSP de Tecnologia e Inovação transmitida no dia 21/08/2020 (link está logo abaixo). Reflita sobre as situações engraçadas e as vexatórias (aquilo que traz depreciação, vexame, vergonha) na internet. Após assistir a aula e refletir sobre o que as professoras discutiram, registre seus pensamentos sobre o questionamento: “Como garantir a liberdade de expressão e, ao mesmo tempo, conter o discurso de ódio?”

Como dito acima, deverá ser registrado, mas não necessariamente escrito. Fica a seu critério, podendo produzir além de um texto, um desenho, um vídeo, um fluxograma, um podcast, gravar um bate-papo sobre o tema com os colegas de sala através de uma plataforma virtual. Use a imaginação!

Link da aula de 21/08 - 6º ano EF - Tecnologia - Eu posto, você compartilha, ele curte: https://youtu.be/a_kaDddxdd8

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 08/09/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08

PREZADOS ESTUDANTES. CONFORME DEIXEI NOS MURAIS DAS TURMAS DO CLASSROOM, MEU CELULAR TEVE UM PROBLEMA TÉCNICO EM SUA PORTA DE CARREGAMENTO. PORTANTO O ATENDIMENTO VIA WHATSAPP ENCONTRA-SE SUSPENSO DESDE 11/08/2020. ENTRE EM CONTATO COMIGO VIA CLASSROOM E E-MAIL, CONFORME ORIENTAÇÕES AO FINAL DESTA ATIVIDADE.

Nossa atividade é: No seu Caderno do Aluno de Tecnologia e Inovação (páginas 51 e 52 – 3º Bimestre) você deverá ler as atividades 1 e 2 do tema “De Olho no Lixo”.

Você deverá ler as propostas dessas duas atividades. Em seguida, deverá fotografar com nitidez e enviar no Classroom. Pode ser feito em arquivo digital também.

Não é necessário copiar as perguntas. Coloque “Caderno do Aluno – 3º Bimestre”, a página, qual atividade está sendo respondida e as respostas.

Itens para entrega: Respostas e reflexões propostas nas atividades 1 e 2 da seção “De Olho no Lixo” do Caderno do Aluno.

Link das páginas 51 e 52 do Caderno do Aluno de Tecnologia: https://drive.google.com/file/d/1PyDmmL4h2XAnYNiEO1SvHBO6bTtwKrOO/view?usp=sharing

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 25/08/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08

Nossa primeira proposta é: No seu Caderno do Aluno de Tecnologia e Inovação (final da página 49 e 50 – 3º Bimestre) você deverá ler as atividades 3 e 4.

A primeira propõe a produção de uma linha do tempo de um modelo de celular/smartphone. Utilize um modelo e aponte as características como solicitado. Exemplos de modelos: iPhone, Samsung Galaxy, Motorola One, Asus Zenfone, entre outros. Caso não queira fazer de nenhum dos citados no exemplo, mas de outro modelo de smartphone pode produzir sua linha do tempo sem problemas. Veja na imagem um exemplo de linha do tempo de smartphones.


Em seguida, faça a entrevista conforme as orientações do quadro na Atividade 4.

Itens para entrega: linha do tempo do modelo de smartphone escolhido (Atividade 3) e entrevista da Atividade 4.

Link das páginas 59 e 60 do Caderno do Aluno de Tecnologia: https://drive.google.com/file/d/1ylhuh3Fl2EwJG-pC6A0Mlq7XOpZD7APV/view?usp=sharing

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 18/08/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
INÍCIO DO 3º BIMESTRE

Estamos iniciando nosso 3º Bimestre letivo. Vamos começar pensando sobre as conexões presentes em nossos cotidianos, a tecnologia e os impactos causados ao meio-ambiente.

Nossa primeira proposta é: No seu Caderno do Aluno de Tecnologia e Inovação (p. 48 e 49 – 3º Bimestre) você deverá ler as atividades 1 e 2. A primeira propõe uma reflexão sobre a intensidade de nosso uso tecnológico, assim como a segunda terá apontamentos sobre os impactos causados pelo descarte desses aparelhos.
Algumas dessas reflexões propõem discussão em grupos. Você poderá fazer com colegas, desde que à distância, utilizando recursos como o Whatsapp, Google Meet, entre outros. Caso não seja possível, poderá fazer individualmente sem problemas.

Ao finalizar a leitura, responda as questões de 1 a 5 na própria apostila, não precisando copiar as perguntas.

Itens para entrega: fotografia da página 49 do Caderno do Aluno com as atividades 1 a 5 respondidas.

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 11/08/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.


ANEXO







                                    
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS E RECUPERAÇÃO

Nesta semana você deverá organizar a entrega de todas as suas pendências até quarta-feira, dia 29/07/2020. Não deixe de refletir sobre nossa disciplina de Tecnologia e Inovação, como ela contribuiu para sua autorreflexão e quais as contribuições para a construção do seu conhecimento.
Lembre-se: você pode também apontar as críticas, possíveis melhorias e formas de trabalharmos nossa disciplina à distância já a partir do 3º Bimestre.
Pode ser feito com registro: escrito, falado (áudio), vídeo, entre outros. Fica a seu critério a forma de elaboração da sua atividade.

Entrega de acordo a proposta de cada atividade no blog da escola até 29/07/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07

Atividade 6 – Campanha Contra o Cyberbullying (p. 59 do Caderno do Aluno – Tecnologia e Inovação)

Leia as orientações da atividade 6 em seu Caderno do Aluno e elabore um vídeo de até 1 minuto com uma campanha de combate ao cyberbullying. Você poderá fazer sem mostrar o rosto, apenas com imagens e a explicação de sua campanha. Caso decida mostrar o rosto, peça autorização a seu responsável antes, explicando a atividade e qual será a finalidade.
Caso não tenha recursos para a produção do vídeo, você poderá entregar o roteiro e quais elementos fariam parte da execução de sua proposta conforme as orientações da mesma atividade.
A campanha pode ser individual ou em grupo de até 3 integrantes, que poderão se comunicar através de plataformas de comunicação digitais, como o Whatsapp e Google Meet. Neste caso deve constar o nome de todos os integrantes, com todos entregando a mesma atividade na plataforma Classroom.

Use sua criatividade para colaborar na informação e combate ao cyberbullying.

Proposta de material para base do vídeo: “Dicas para a família e para a escola de como lidar com o ciberbullying”: https://new.safernet.org.br/content/dicas-para-fam%C3%ADlia-e-para-escola-de-como-lidar-com-o-ciberbullying

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 29/07/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07

Você deverá ler as orientações da “Atividade 5 – Combatendo o Cyberbullying” do Caderno do Aluno do 2º Bimestre (páginas 58 e 59). Reflita sobre o que foi proposto e responda o que for solicitado.

O que deve ser entregue: Fotografia da página 59 do Caderno do Aluno (apostila) do 2º Bimestre com a “Atividade 5 – Combatendo o Cyberbullying” elaborada pelo estudante.

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 20/07/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

Você deverá assistir a “Oficina de Fake News, aqui não” transmitida no dia 03/07/2020 (Dia D INOVA). Caso já tenha assistido e queira ver novamente, aqui está o link: https://youtu.be/VmughKsDNt0

O que deve ser entregue: Após assistir a oficina, informe como você filtra e pesquisa informações e compartilha através das redes sociais. Faça essa produção pensando em como informar o próximo. Lembre-se: pode ser feito no caderno de Tecnologia e Inovação, assim como em documento digital (Word), slides, vídeo, um folheto informativo, um cartaz, entre outros. A escolha da forma de fazer sua!

Use sua criatividade para colaborar na informação e combate às fake news.

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 14/07/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

Videoaula do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP) do dia 26/06/2020. Assista e faça anotações no seu caderno. Caso queira compartilhar algo e/ou esclarecer dúvidas, envie um comentário particular na atividade dentro do Classroom.
Ao concluir a aula, esclarecer suas dúvidas e trazer sua contribuição (caso queira), assinale o teste para garantir sua presença na aula.

O que deve ser entregue: Nesta semana somente assistir a aula e fazer suas anotações no caderno. Assinale a alternativa correta ao final da atividade para garantir sua presença.

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 07/07/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06

Estamos discutindo e estudando sobre o cyberbullying há algumas semanas. Na atividade desta semana, você deverá fazer as Atividades 1 (Para Início de Conversa) e 2 (Roda de Conversa) em seu Caderno do Aluno (2º Bimestre, Tecnologia e Inovação, páginas 56 e 57).

Lembre-se: você já pesquisou antes sobre esses temas, então poderá rever o que coletou. Não se esqueça também de que você deverá fazer a atividade usando suas palavras sobre o que entendeu dos assuntos relacionados ao bullying e cyberbullying.

Poderá ser feito na própria apostila de Tecnologia e Inovação. Peço que faça à caneta esferográfica azul ou preta, para facilitar a compreensão para corrigir. Ao terminar, fotografe e envie a atividade.

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 30/06/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06
Você assistiu a videoaula do Centro de Mídias de São Paulo, transmitida em 12/06/2020, sobre os veículos de informação - caso não tenha assistido é essa que está na presente atividade na plataforma Classroom).
Copie as atividades passadas na videoaula, elabore suas respostas e envie.

Poderá ser feito no próprio caderno de Tecnologia e Inovação ou através do Word (Clicando para "Adicionar ou criar", e clicar em "Documento").

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 22/06/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06
Começaremos nosso segundo bimestre letivo na modalidade à distância. Para facilitar nossa interação, utilizaremos a plataforma “Google Classroom”, que está presente dentro do aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo. Veja esse tutorial de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=ut8pUrtbgdw. Lembre-se: ao acessar da forma como está nesse tutorial, utilizando redes móveis (3G/4G), não haverá desconto no seu plano de dados, ou seja, será patrocinado pela Secretaria Estadual de Educação.

Esse acesso é importante, pois as demais entregas de atividades durante o período de isolamento se darão através do Classroom, não mais por e-mail a partir do segundo bimestre.

Vídeo “VOCÊ SOFRE BULLYING?- EP. 1428 (CAMPANHA UNICEF)” https://youtu.be/u9s1_NzIFJY.

Após assistir o vídeo, faça uma breve produção relacionando o que você aprendeu sobre o tema “cyberbullying” à partir do vídeo mostrado, relacionando com o que pesquisou antes (retomada do 1º Bimestre). Você pode fazer no word, em pdf ou no seu próprio caderno.

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 15/06/2020 às 23h59.
Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo pelo Whatsapp ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05

Assista a videoaula do Centro de Mídias de São Paulo, transmitida no dia 13/05/2020 https://youtu.be/Ez3dbEFknzE

Em nossas aulas, discutimos bastante os conceitos relacionados à Tecnologia. Entretanto, não podemos deixar de lado a Inovação, que também faz parte de nossa disciplina. Para a atividade desta semana, você deverá seguir as orientações da videoaula. Você pode construir um carrinho com materiais reciclados/reutilizados, como mostrado pela professora, ou construir outro(s) objeto(s), desde que com materiais que seriam descartados.

Você deve fotografar/filmar sua produção e enviar o resultado para mim. Caso faça algo diferente do carrinho e queira montar um tutorial, com o passo-a-passo, poderá me mandar também.

Entrega exclusivamente por e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br até dia 23/05/2020 às 23h59.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05

Questionário no Google Formulários sobre o desenvolvimento das atividades sobre cyberbullying (continuação da semana anterior).

Todas as orientações constam no link: https://forms.gle/M5j3tXkpkGGX73P18

Responder o questionário até 16/05/2020, às 23h59

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05

Como combinado durante a aula de Tecnologia ao vivo do dia 30/04/2020 - https://www.youtube.com/watch?v=RSnApDSG0Rw – faremos uma atividade relacionada ao Cyberbullying.

Vocês deverão pesquisar: a definição do termo, consequências para quem pratica e quem sofre, formas de combate.

Utilizem a criatividade, pois esse trabalho pode ser feito não somente em papel, mas também em forma de slides ou vídeo, por exemplo. Não deixe de usar sua criatividade, capricho e ilustração, para que pensando que esse trabalho possa ser mostrado como forma de conscientizar quem não tem conhecimento sobre o Cyberbullying.

Caso seja feito em vídeo, você pode subi-lo para o Youtube. Se quiser, pode deixá-lo público. Mas caso queira apenas para essa atividade, sem que outras pessoas vejam, ao enviá-lo para o Youtube selecione o vídeo como Não Listado, pois somente quem tiver o link poderá vê-lo. Em ambas situações de envio por vídeo, me mande o link com o vídeo concluído.

Entrega exclusivamente por e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br até 11/05/2020 às 23h59.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05


Retomada das orientações/devolutivas de atividades enviadas durante o período de férias docentes; Conhecendo a Relação Com a Tecnologia: leia as orientações da página 43 do seu Cadeno do Aluno (Disponível em:
https://seducsp-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/gabrielmauad_professor_educacao_sp_gov_br/EWHDnidG4jVGjPylVCSW4P0BNuJ-Bu9DGC-NkR7eK46DGw?e=DKG0tr) e faça a atividade como solicitado. Caso não tenha cartolina, você pode utilizar o seu próprio caderno de classe de Tecnologia e Inovação para fazer a atividade. Não se esqueça de finalizar com cores e capricho. Fotografe seu trabalho e envie por e-mail.
Outra alternativa é fazer o trabalho em um aplicativo de celular ou um programa de computador que permita desenhar e pintar para elaborar seu trabalho. Salve o arquivo e envie por e-mail se esse for o caso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário